Publicidade

Em suposto vazamento, Nintendo explica porque usa Friend Code

Por| 06 de Maio de 2020 às 19h30

Link copiado!

Wagner Wakka/Canaltech
Wagner Wakka/Canaltech

Uma das mecânicas mais controversas do Nintendo Switch é o Friend Code, um número de 12 dígitos que representa usuários únicos no sistema online da empresa. Apesar de preciso e permitir um trilhão de combinações, exige do jogador que coloque manualmente os 12 números sempre que quiser adicionar um novo amigo.

Pois bem, um novo suposto vazamento pode indicar porque a Nintendo foi neste caminho. Trata-se de uma apresentação do sistema de rede do Wii de 15 anos atrás. Na época, a Nintendo poderia estar pensando em como criar um mecanismo online no console.

Por que uma apresentação de 15 anos atrás seria relevante hoje em dia? É nela que a Nintendo supostamente explicaria a função do Friend Code. Em um dos slides, a japonesa descreve a criação da ferramenta.

Continua após a publicidade

A Nintendo teria até pensando em utilizar nomes de usuários para identificar os jogadores. “Inicialmente, havia opiniões de que no lugar de 12 números, uma escolha aberta de nomes seria melhor”, informa a apresentação.

Contudo, a empresa teria abandonado a ideia pela ocorrência de nomes duplicados. “Há uma probabilidade alta de que dois usuários sejam iguais. Quando isso acontece, é necessário que sejam recriados”. Isso iria contra o princípio da simplicidade que a Nintendo gostaria. Ou seja, de ser fácil de criar um perfil dentro do sistema.

Outra questão contra o nome de usuários é que “seria possível adivinhar o nome de uma pessoa testando apenas variações do seu nome verdadeiro”. Assim, seria uma brecha de segurança para a privacidade do jogador.

Mas será real? 

Continua após a publicidade

O documento não foi exposto de forma oficial pela Nintendo, mas apenas divulgado em fóruns. Ou seja, ainda não é possível confirmar se a informação contida neste documento é real. Contudo, há indícios de que as informações contidas nele não sejam verdadeiras. A começar, a apresentação foi revelada no 4Chan, fórum conhecido por expor trabalhadores da indústria e criar conflitos no mercado.

Ainda, há padrões no texto que não demonstram o cuidado formal que a Nintendo tem com seu conteúdo. Por exemplo, o documento usa o termo “multi-player” (com hífen), sendo que gigante trabalha com o nome “multiplayer” (sem o hífen).

O Canaltech conversou com pessoas que já trabalharam diretamente com a Nintendo. Segundo estas fontes, a companhia tem protocolos de texto mais formais do que os usados na apresentação. Por exemplo, em um dos slides, o criador usa a redução "y’all" (relativo a "you all"), típico da linguagem falada, mas pouco formal.

Continua após a publicidade

Em outro slide, apresenta o “target” (público-alvo) do seu mecanismo de rede. É possível ver que a companhia “delimitou” seu foco em “pessoas entre 5 a 95 anos, tanto masculinas quanto femininas”. Em termos de comunicação, é incoerente delimitar público-alvo de forma tão abrangente.

Esta análise ainda permite dizer que se trata de uma apresentação preliminar ou de uma pessoa externa à Nintendo. O Canaltech entrou em contato com a Nintendo, mas a empresa não retornou até a publicação deste texto.