Em meio a críticas, dev diz que PS Plus "salvou" seu jogo do cancelamento
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

A desenvolvedora Giant Squid Studios, de Sword of the Sea, revelou nesta semana que a PS Plus salvou o seu mais novo jogo. De acordo com o cofundador do estúdio, Matt Nava, o título seria cancelado se não fosse o apoio da Sony.
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Em entrevista publicada pelo GI.biz, Nava revela que o suporte da companhia foi essencial para o lançamento. Segundo o executivo, há mais vantagens do que desvantagens:
“Por um lado, eles dão o jogo gratuitamente a todas essas pessoas que já assinaram. Mas, ao mesmo tempo, muitas pessoas vão jogá-lo. Tem mais pessoas vendo o game. Isso também tem um grande valor”.
Ele também revela que, graças à chegada de Sword of the Sea à PS Plus, eles puderam consertar algumas falhas que existiam na experiência.
“Fomos capazes de fazer alguns reparos e corrigir outras coisas de última hora. Isso salvou o jogo”, afirma Matt Nava.
A Sony não apenas cedeu apoio ao lançamento de Sword of the Sea, como também financiou as operações da Giant Squid Studios para finalizar o seu desenvolvimento. De acordo com o executivo, a única contrapartida era disponibilizar o título na PS Plus.
Apoio da Sony à Sword of the Sea
O estúdio, que também é responsável por jogos como Abzû e The Pathless, aponta que todo o suporte oferecido pela Sony foi impressionante. Matt Nava diz que toda equipe realmente está focada em melhorar a indústria gaming.
“É simplesmente fantástico a Sony ter um programa como aquele. Esta enorme e poderosa companhia tem um grupo dedicado de pessoas que se preocupam seriamente com o aspecto artístico deste meio”, revela o executivo.
O título foi lançado no PS5 e no PC em agosto, disponível na PS Plus como um “Day One”. Porém, a Sony não se limitou à experiência e revelou recentemente a ampliação do catálogo com a chegada de Persona 5 Tactica, The Invincible e WWE 2K25.
Contraponto às críticas
Vale ressaltar que a declaração surge em um momento de fortes críticas ao modelo de jogos em serviços de assinatura — como da própria PS Plus e do Xbox Game Pass.
Declarações fortes surgiram nos últimos meses, com executivos que trabalharam tanto na Sony quanto na própria Microsoft criticando a forma como eles lidam com estúdios e seus lançamentos.
Já se pronunciaram contra os serviços por assinatura figuras como o ex-chefão da PlayStation, Shawn Layden, o ex-líder da Bethesda, Pete Hines e a antiga vice-presidente da divisão Xbox, Shannon Loftis.
Enquanto as críticas reforçam um tratamento tóxico aos estúdios e jogos, a desenvolvedora de Sword of the Sea tenta apaziguar o debate — a favor da Sony. Enquanto isso, as companhias que trabalharam na franquia Ori e a Arkane Studios somam vozes contra a PS Plus e Xbox Game Pass.
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Fonte: GI.Biz