Em apenas 7 meses, Switch 2 vende mais do que o Wii U vendeu na vida toda
Por Gabriel Cavalheiro • Editado por Jones Oliveira |

A Nintendo divulgou, nesta terça-feira (3), o resultado fiscal do último trimestre de 2025, encerrado em dezembro. O novo console da Big N, o Nintendo Switch 2, registrou 17,3 milhões de unidades vendidas, ultrapassando o Wii U em cerca de sete meses de mercado.
- Review Nintendo Switch 2 | Console é um salto tecnológico e tanto, mas só
- 10 características que poderiam ser melhores no Nintendo Switch 2
Com apenas 13 milhões de unidades comercializadas em quatro anos de mercado, o Nintendo Wii U é visto como um dos maiores fracassos da Big N, ao lado do Virtual Boy e do Nintendo 64DD. Não é muito difícil que qualquer outro hardware da empresa ultrapasse o total de vendas do Wii U, mas a marca do Nintendo Switch 2 impressiona pela velocidade com que o híbrido conseguiu realizar o feito.
Não deve demorar muito para que o novo console da Nintendo ultrapasse os 21,74 milhões de unidades vendidas do GameCube. Vale lembrar que a companhia espera que o Nintendo Switch 2 venda 19 milhões de unidades até o dia 1º de abril, fim do seu atual ano fiscal. Vale lembrar que o primeiro Nintendo Switch levou 16 meses no mercado para atingir a marca de 20 milhões de unidades vendidas — o que o seu sucessor pode fazer em 10 meses.
Com essa margem sobre o antecessor, o Nintendo Switch 2 também vai mantendo o título de console vendido mais rapidamente de todos os tempos.
Ao portal VGC, o CEO da consultoria Kantan Games, Dr. Serkan Toto, afirmou: "Se a Nintendo tivesse suprido o Japão com dispositivos suficientes ao longo de 2025, eles provavelmente teriam chegado perto de 20 milhões de unidades. O curioso é que a empresa manteve sua previsão de 19 milhões para o ano fiscal intacta, mesmo já estando em 17,37 milhões. Isso dá continuidade ao longo histórico da Nintendo de fazer estimativas conservadoras".
Apesar do aumento de preços nos Estados Unidos em 2025, o primeiro Switch conquistou o posto de console mais vendido de todos os tempos da marca, com 155 milhões de unidades, destronando o Nintendo DS, que ocupou o primeiro lugar por anos.
Nintendo Switch 2 reina em um mercado instável
O Nintendo Switch 2 vem fazendo história ao alcançar vendas astronômicas em tão pouco tempo, mesmo em um cenário bem negativo para o setor. A começar pela política tarifária agressiva promovida pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no ano passado, o que resultou no aumento dos preços do primeiro Switch em solo norte-americano.
Há também toda a questão do aumento de componentes, como memória RAM, graças à alta demanda pelo setor de Inteligência Artificial generativa e servidores de nuvem. O cenário catapultou preços de peças para o consumidor final e gerou escassez de componentes. A situação pode afetar o lançamento do Steam Machine, da Valve, previsto para acontecer neste início de ano, além da possibilidade de atrasar a próxima geração do PlayStation e do Xbox.
No início do mês passado, o presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, afirmou que a companhia não sofreu impactos imediatos com o aumento de custos de componentes, em entrevista ao jornal japonês Kyoto Shimbun. "Compramos de fornecedores com base em nossos planos de negócios de médio e longo prazo, mas o mercado atual de memória está muito volátil", afirmou o executivo. Por esse motivo, não se devem esperar aumentos de preços no Nintendo Switch 2.
Leia também no Canaltech:
- Nintendo fala sobre censura em Dispatch após críticas dos fãs e reembolsos
- Review Animal Crossing: New Horizons | Sopro de vida no Switch 2
- Vem aí? Metroid Prime 2 e Pikmin 2 chegarão ao Nintendo Switch Online em breve
Vídeo: Nintendo Switch 2 chegou! Mas e o primeiro? Ainda vale a pena?
Fonte: VGC