Edição “perdida” de SimCity para NES aparece 27 anos depois do seu cancelamento
Por Rafael Arbulu |

Antes de The Sims, havia SimCity. Os gamers mais novos provavelmente não sabem nem nunca viram os jogos que deram origem ao simulador de vida da Electronic Arts, mas é na franquia de microgerenciamento de uma cidade que The Sims encontra sua origem. E uma relíquia acaba de ser divulgada pela Video Game History Foundation (VGHF): a “edição perdida” de SimCity prevista para o NES (o popular “Nintendinho”) foi recuperada pela entidade e sua ROM disponibilizada para download gratuito no site da ONG.
SimCity foi originalmente anunciado para o primeiro console da Nintendo na Winter Consumer Electronic Show de 1991, há quase 30 anos. A edição acabou cancelada sem motivo explícito e, o que viria a ser a primeira de muitas iterações da franquia no NES, veio à vida apenas uma geração de consoles depois, no SuperNES (conhecido por aqui como “Super Nintendo”). Para os mais novos terem uma ideia de proporção, a E3, maior feira da indústria mundial de games, teve sua primeira edição “apenas” em 1995.
De acordo com Frank Cifaldi, arquivista que dirige a VGHF, esta edição recuperada constitui um produto “quase finalizado”, tratando-se de um protótipo que o estúdio Maxis (que viria a ser comprado pela EA anos mais tarde) utilizava como demonstração para grupos de testes de consumo. É, grosseiramente, igual à versão do SNES, salvo algumas diferenças: os “tijolos” que constituem as construções dos edifícios, no SNES, eram em padrão 3x3, ao passo que o protótipo seguia o formato 2x2.
A Video Game History Foundation fez um vídeo com o jogo rodando. Uma ROM do SimCity "perdido" pode ser baixada gratuitamente por meio do site Archive.org, rodando diretamente do PC.