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Edição “perdida” de SimCity para NES aparece 27 anos depois do seu cancelamento

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(Imagem: Reprodução/Video Game History Foundation)
(Imagem: Reprodução/Video Game History Foundation)

Antes de The Sims, havia SimCity. Os gamers mais novos provavelmente não sabem nem nunca viram os jogos que deram origem ao simulador de vida da Electronic Arts, mas é na franquia de microgerenciamento de uma cidade que The Sims encontra sua origem. E uma relíquia acaba de ser divulgada pela Video Game History Foundation (VGHF): a “edição perdida” de SimCity prevista para o NES (o popular “Nintendinho”) foi recuperada pela entidade e sua ROM disponibilizada para download gratuito no site da ONG.

SimCity foi originalmente anunciado para o primeiro console da Nintendo na Winter Consumer Electronic Show de 1991, há quase 30 anos. A edição acabou cancelada sem motivo explícito e, o que viria a ser a primeira de muitas iterações da franquia no NES, veio à vida apenas uma geração de consoles depois, no SuperNES (conhecido por aqui como “Super Nintendo”). Para os mais novos terem uma ideia de proporção, a E3, maior feira da indústria mundial de games, teve sua primeira edição “apenas” em 1995.

De acordo com Frank Cifaldi, arquivista que dirige a VGHF, esta edição recuperada constitui um produto “quase finalizado”, tratando-se de um protótipo que o estúdio Maxis (que viria a ser comprado pela EA anos mais tarde) utilizava como demonstração para grupos de testes de consumo. É, grosseiramente, igual à versão do SNES, salvo algumas diferenças: os “tijolos” que constituem as construções dos edifícios, no SNES, eram em padrão 3x3, ao passo que o protótipo seguia o formato 2x2.

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A Video Game History Foundation fez um vídeo com o jogo rodando. Uma ROM do SimCity "perdido" pode ser baixada gratuitamente por meio do site Archive.org, rodando diretamente do PC.

Fonte: Video Game History Foundation; Archive.org