Publicidade

EA está sob investigação criminal na Bélgica por causa de loot boxes de FIFA  

Por| 11 de Setembro de 2018 às 12h13

Link copiado!

EA Sports
EA Sports
Tudo sobre EA

No início deste ano, a Comissão de Jogos da Bélgica declarou que loot boxes, aquelas caixas que o jogador recebe ou compra para ganhar itens aleatórios (geralmente skins, falas ou poses dos personagens, adesivos, etc), eram uma forma de consumir jogos de azar, algo que é ilegal no país. Desta forma, games como FIFA 18, Overwatch e Counter-Strike: Global Offensive estavam sujeitos às leis locais.

Então, a EA lançou FIFA 19 com as loot boxes e, por ter se recusado a modificar as caixas em seu mais recente game de esporte, agora passa por uma investigação criminal no país. O não cumprimento dessas leis acata em crime. Além disso, por ser classificado como um jogo de azar, os menores de idade não poderão jogar os títulos da produtora, pois não podem ter acesso a esse tipo de elemento em um game.

Isso porque a Comissão de Jogos da Bélgica afirma que quando os jogadores adquirem loot boxes, seja comprando ou recebendo dentro do jogo, eles não sabem o que a caixa contém e, portanto, são considerados um “jogo de azar” dentro de outro jogo.

Em abril, quando o governo estabeleceu a lei, o CEO da EA, Andrew Wilson, respondeu que seus jogos “foram desenvolvidos e implementados eticamente e legalmente em todo o mundo”. A empresa foi clara e não concordou que seus jogos poderiam “ser considerados um jogo de azar”. Ele ainda complementou dizendo que “os jogadores sempre recebem um número especificado de itens em cada pacote” e que a EA “não fornece nem autoriza qualquer forma de sacar ou vender itens ou moedas virtuais por dinheiro real”.

Continua após a publicidade

A Valve, a Blizzard e a 2K Games decidiram que vão desativar as loot boxes em seus títulos na Bélgica. A única que não fez nada, ao menos por hora, foi a EA. Por isso, a desenvolvedora está sob investigação criminal pelo Ministério Público de Bruxelas. Caso a empresa decida abrir um processo contra a decisão do governo, o caso irá a tribunal.

Fonte: Eurogamer