Publicidade

EA bane streamer de FIFA 2020 de todos os jogos da empresa

Por| 26 de Fevereiro de 2020 às 14h00

Link copiado!

EA
EA
Tudo sobre EA

O jogador de eSports e streamer de FIFA 20 Kurt “Kurt0411” Fenech foi terminantemente banido de todos os jogos da Electronic Arts. Não, nós não erramos na digitação: a EA está proibindo o jogador, conhecido por suas transmissões onde ataca diversos pontos que considera errados na empresa, de utilizar todo e qualquer jogo de seu catálogo, em uma decisão ao mesmo tempo histórica e controversa.

Segundo a EA, Fenech “continuou a postar mensagens e vídeos abusivos e ameaçadores sobre funcionários da Electronic Arts e jogadores competitivos nas redes sociais, além de ele encorajar outros a fazerem o mesmo. Suas mensagens passaram do limite da decência e tornaram-se ataques bastante pessoais em violação de nossos Termos de Serviço. Nós não vamos tolerar esse comportamento de ameaça”.

Continua após a publicidade

Fenech, que já estava banido do cenário competitivo de FIFA 20 desde novembro de 2019, mas vinha veiculando transmissões pela sua própria estrutura em um canal na Twitch, contesta as acusações. Em seu perfil no Twitter, ele escreveu:

“Eu nunca disse nada que não deveria ser dito. Isso vai além do que todos pensam. Eles não me queriam competindo em eventos porque tinham medo de que eu os ganhasse, e agora eu sou o segundo maior streamer de seu jogo e eles estão com medo de que eu ultrapasse o menino de ouro deles. Mas no final das contas, nós vamos vencê-los, podem confiar em mim. Eles têm a grana, mas nós temos os números. Que se f**** eles e todos os que estão do lado deles”.

Ele ainda continuou em uma thread: "Me banir de eventos de eSports não foi o suficiente, tentar banir meus canais na Twitch e YouTube não foi o suficiente, eles agora cancelam minha conta de Fundador de mais de 10 anos [do FIFA Ultimate Team]. Estou sem palavras”.

Continua após a publicidade

Na época em que baniu Fenech do cenário competitivo global de FIFA 20, a EA comentou que tomou a decisão devido à “violação do nosso Código de Conduta” e afirmando que ele vinha “ameaçando outros jogadores”. A empresa ainda ressaltou que, desde o ano anterior, Fenech vinha sendo banido de variadas competições pelo mesmo motivo: “[Ele] continuou postando ou fazendo upload de materiais que nós determinamos serem abusivos, assediosos e vulgares”.

Em um comunicado emitido em dezembro, a EA disse que "[Fenech] teve inúmeras chances e nós fomos bem explícitos em dizer que cada violação subsequente resultaria em penalidades maiores. As violações mencionadas vão além do trash talk aceitável e seu abuso constante foi praticado contra seus colegas competidores, funcionários da EA, bem como uma situação passada durante uma transmissão ao vivo, são todos inaceitáveis”.

O comunicado refere-se a uma transmissão protagonizada pelo maior streamer de FIFA 20 do mundo, Edwin “Castro1021” Castro. Sobre isso, Fenech defende sua posição: “Tudo isso poderia ser evitado se vocês me dessem o microfone para que eu pudesse falar às pessoas que estavam assistindo [à transmissão], e elas só estavam lá por minha causa”.

Continua após a publicidade

A fama do jogador, porém, não facilita a sua posição, já que ele é conhecido por ações bem contundentes contra a Electronic Arts, incluindo cuspir, em um vídeo, em lenço com o logotipo da empresa, além de outro onde ele, durante uma partida transmitida ao vivo, ordena o oponente a “c***** minhas bolas, seu f**** ** ****”. Fenech disse que seu único arrependimento foi de não xingá-lo mais.

Além disso, o streamer banido tem um longo histórico de críticas à Electronic Arts, notavelmente direcionadas a falhas de jogabilidade e recursos que não funcionam ou não estão dentro de um jogo. Nesta parte é que estão incluídos os supostos ataques a funcionários da EA: "a verdade é que nenhum de vocês [referindo-se aos desenvolvedores de FIFA] deveriam estar empregados e deveriam é sentir vergonha do produto que lançaram”, disse em novembro.

Depois do anúncio do ban, diversas contas de empregados da EA nas redes sociais foram invadidas, com publicações dizendo que o ban teria sido revertido e que tudo estaria bem entre as partes. Isso se provou uma fake news, já que, em suposta retaliação, a Electronic Arts marcou como “violação de direitos autorais” diversos vídeos de Fenech em seu canal no YouTube. Todas as marcações vieram do canal FIFA Ultimate Team.

Continua após a publicidade

A decisão da EA é inédita pois, normalmente, quando um jogador apresenta conduta questionável, a pior das hipóteses faz com que a empresa dona de dito jogo expulse o jogador apenas daquele produto. No caso da EA, Fenech está impedido de jogar qualquer produto da empresa.

Claro, esse tipo de pena só pode ser mantida até certo ponto: nada impede que Fenech jogue, por exemplo, Dead Space, que é um jogo totalmente offline. Entretanto, a maior parte dos jogos da Electronic Arts de hoje exigem, no mínimo, uma conta dentro dos servidores da empresa (a EA ID, que você usa, por exemplo, para fazer o login no marketplace Origin da empresa). Com essa ID, eles conseguem determinar um ban permanente — algo que agora atingiu Fenech.

A situação ainda está bem quente, mas até o fechamento desta nota, nenhuma das partes se manifestou além do que já foi veiculado aqui.

Continua após a publicidade

Fonte: Ars Technica