Diretor de Resident Evil 3 está "confuso" sobre Raccoon City em RE Requiem
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

Um dos destaques de Resident Evil Requiem é a presença da Raccoon City destruída, de acordo com o que foi mostrado até agora. A icônica delegacia é um dos locais da cidade que apareceram nos trailers, mas ela não foi completamente destruída pela explosão atômica no final do terceiro? Isso é algo que deixou o diretor do game de 1999 confuso.
- Quantos anos os personagens principais de Resident Evil terão em Requiem?
- 27 anos do incidente em Raccoon City: como estão Leon, Claire e Jill atualmente?
Em entrevista ao canal Under The Mayo, Kazuhiro Aoyama, diretor de Resident Evil 3: Nemesis, fala sobre diferentes aspectos do game, como o fato de que o jogo é realmente a sequência de RE2, e não Code Veronica como muitos fãs afirmam. Além disso, ele discute, brevemente, sobre Raccoon City em RE Requiem, algo que o deixou com uma pulga atrás da orelha.
Remake de RE3 mudou a história?
A entrevista não deixa as falas de Aoyama na íntegra, mas, segundo o canal, ele ficou "confuso", embora ache a ideia "interessante" e até imagina se "viagem no tempo está envolvida" para justificar a presença de Raccoon City e, principalmente, a delegacia de polícia.
Olhando para o final de Resident Evil 3 e o remake, temos alguns pontos interessantes. No game original, a cinemática final mostra vários pontos da cidade sendo completamente destruídos, e uma frase diz que, por causa da explosão atômica, "Racoon City foi, literalmente, varrida do mapa". Isso significa que nada ficou de pé.
Já no remake do game, que não teve a participação de Kazuhiro Aoyama, mesmo sendo convidado para dirigi-lo, não existe uma menção de Raccoon City ter sido varrida do mapa. O que temos é uma cutscene da explosão atômica, com uma vista aérea, sem detalhes como no original, embora dê para ver os prédios sendo destruídos. Será que o remake mudou a história para Requiem se encaixar?
Em uma entrevista durante a Gamescom 2025, Koshi Nakanishi, diretor de Resident Evil Requiem, disse que "revisitar algumas dessas localidades icônicas não é, necessariamente, realista". Ele acrescenta: "não vou dizer que entramos em simulação física de como a cidade foi afetada pela bomba exatamente". Os desenvolvedores do novo game somente imaginaram que a explosão não tenha atingido toda a cidade, algo que parece ser uma releitura do acontecimento.
Veja mais do CTUP: