Designer de Gears of War, Cliff Bleszinski diz que não quer mais fazer jogos
Por Rafael Arbulu |

Cliff Bleszinski quer se aposentar. De novo. Uma das mentes responsáveis pela franquia exclusiva do Xbox, Gears of War, ele disse estar “cansado” de fazer jogos após ser questionado sobre o progresso dos ressarcimentos dos jogadores que investiram dinheiro real em seu jogo online Lawbreakers. O título foi descontinuado em maio deste ano, junto com o estúdio que o designer fundou, o Boss Key Productions.
“CliffyB”, como é conhecido na indústria, não gostou muito da pergunta direcionada a ele via Twitter e respondeu:
"Eu paguei meus funcionários, seus planos de aposentadoria e seus planos de saúde — mesmo depois de meses após o estúdio fechar. Para que eles pudessem cuidar de suas famílias. Eu mesmo fiquei sem receber qualquer salário por dois anos. Eu entendo que você esteja triste, mas meu Deus, é por causa de m… assim que eu NUNCA MAIS vou fazer outro jogo”.
Pensando tratar-se de algo dito no calor do momento, em um surto de nervosismo, o site GamesIndustry.biz procurou o designer em busca de um comentário sobre a afirmação: “Pra mim, chega” foi a resposta que Bleszinski deu ao canal.
Na ocasião do fechamento do Boss Key, em maio, Bleszinski tuitou que tomaria um tempo para si e sua família, mas que os videogames eram parte integral de sua vida e que ele esperava voltar com algo novo ainda este ano. Este tuíte, porém, foi apagado, adicionando mais veracidade ao “nunca mais” mencionado acima.
Esta é a segunda vez que Bleszinski “se aposenta” da indústria de jogos: em 2012, quando deixou a Epic Games após mais de 20 anos na empresa, o designer manteve-se longe do mercado por três anos, quando, em 2015, retornou para fundar o Boss Key Productions e lançar Lawbreakers, um jogo de tiro online em formato de arena (similar aos MOBAs) — o único projeto lançado pelo estúdio até hoje.
O jogo continuou em funcionamento até o segundo semestre de 2018, já que descontinuar uma produção online envolve desligar os seus servidores e ressarcir jogadores que investiram dinheiro real na produção. Já o estúdio em si fechou em maio, sob justificativa de vendas muito aquém do esperado. Válido citar que, embora Bleszinski fale em pagamentos feitos a funcionários “após meses” do fechamento do estúdio, um ex-empregado disse via Twitter que seu pacote de demissão remetia a apenas três semanas de trabalho. Bleszinski não comentou essa declaração.
Fonte: GamesIndustry.biz