Publicidade

Date Simulator: conheça os jogos para solteiros de plantão

Por| Editado por Bruna Penilhas | 23 de Maio de 2022 às 11h00

Link copiado!

Divulgação/Behaviour Interactive
Divulgação/Behaviour Interactive

Um velho ditado diz que azar no amor, significa sorte no jogo. Com um controle na mão, um jogador pode tentar a melhor nos dois campos do dito popular, simultaneamente. Dating Sim, ou “simulador de encontros” em tradução livre para o português, compreende o gênero de jogos que se dedicam a replicar e tornar jogável a intensa prática de se relacionar amorosamente.

A maior fatia de títulos deste tipo são produzidos em países orientais, como o Japão. Muitos desses jogos, inclusive, são inspirados nos visuais de mangás e animes. Um simulador de namoro costuma ter foco na narrativa, com a jogabilidade concentrada no jogador escolhendo entre opções de diálogos que levam a história para diferentes desfechos.

Continua após a publicidade

Outro ponto comum nesse tipo de aventura é o jogador assumir o papel de um protagonista silencioso, que muitas vezes nem aparece na tela. O objetivo dessa técnica é transportar a pessoa que está nos controles para dentro da trama contada em diálogos, para que o jogador sinta-se envolvido com os personagens que está tentando conquistar.

Nos jogos mais simples do gênero, o objetivo de um simulador de namoros é conquistar um encontro com o "crush" virtual. Para isso, além das opções corretas de diálogo, o jogador deve aperfeiçoar estatísticas como charme ou inteligência. No entanto, com o passar dos anos e a popularização desses títulos, os simuladores ganharam novas facetas, com jogos mais complexos incluindo enredos, uma vida escolar e minigames.

Tornou-se também bastante comum que jogos de outros gêneros tivessem opções de relacionamento. Títulos como Cyberpunk 2077, Mass Effect e Stardew Valley apresentam mecânicas que fazem o jogador suar a camisa para conquistar e até formar uma família com o personagem desejado.

Continua após a publicidade

Dead by Daylight ganhará Dating Sim

Em uma reviravolta quase absurda no mundo da simulação amorosa, o multiplayer Dead by Daylight ganhará um jogo derivado do gênero dating simulator. Hooked On You: A Dead By Daylighting Dating Sim vai permitir que jogadores tentem um romance com os homicidas mais disputados do jogo de horror.

O desenvolvimento ficou a cargo da Psyop, que trabalhou no simulador de encontros do Colonel Sanders — sim, simplesmente um jogo com o simpático senhorzinho que empresta o rosto para a rede de restaurantes KFC.

Continua após a publicidade

Durante o anúncio, a proprietária de DBD, a Behaviour Interactive, prometeu um simulador de encontros com muito romance e até alguns assassinos, como The Spirit, The Trapper e The Wraith, sem camisa. Peculiar, não é mesmo?

Os melhores jogos Dating Sim

6. Boyfriend Dungeon (Xbox, PC e Switch)

Continua após a publicidade

Que tal um jogo que mistura elementos de RPG com simulador de namoro? Boyfriend Dungeon é um dos exemplos mais recentes desta lista e também um dos mais elogiados. O jogo intercala momentos de ação com batalhas em masmorras e encontros românticos, além de ser um dos melhores quando o assunto é representatividade — você pode namorar homens, mulheres e pessoas não-binárias. O único detalhe peculiar é que todos esses personagens, apesar de terem formas humanas, também são espadas...

5. Hatoful Boyfriend (PC, PS4, Xbox One)

Continua após a publicidade

Esqueça personagens de anime descamisados e prepare-se para um trauma aviário. Hatoful Boyfriend coloca o jogador para tentar arranjar um namoro como o único humano em uma escola só para pássaros. Além de conversar com as periquitinhas e pombos do local, o jogador precisa desvendar um misterioso caso de assassinato na trama. As escolhas no diálogo vão decidir com qual pássaro o jogador poderá terminar dizendo um “eu pruu você”.

4. I Love You, Colonel Sanders! A Finger Lickin' Good Dating Simulator (PC)

Com o rosto do KFC como principal pretendente, I Love You, Colonel Sanders! é extremamente bem-humorado e absurdo. O jogador irá trocar aquela ideia com cães falantes e utensílios de cozinha, enquanto tenta conquistar o coronel dos restaurantes de frango frito.

Continua após a publicidade

3. Sakura Wars (PS4)

Nada mais romântico que derrotar demônios, não é mesmo? Esse jogo de 2019 coloca os jogadores no controle de Seijuro Kamiyama, um soldado combatente de demônios. O mais divertido nesse reboot da franquia Sakura Wars é a mistura de um simulador de encontros com um RPG de ação, com a jogabilidade alternando entre relacionamentos e combates acelerados.

2. Doki Doki Literature Club (PC, Nintendo Switch)

Continua após a publicidade

Doki Doki Literature Club é um jogo de terror psicológico, disfarçado de um simulador de encontros. O início fofo, romântico e com diálogos amorosos deste jogo é apenas uma fachada para reviravoltas sinistras. Na história, o jogador participa de um clube escolar com Yuri, Monica, Natsuki, Monika, Sayori, Monika.

1. Monster Prom (PC, Nintendo Switch, PS4, Xbox One)

Continua após a publicidade

Com uma experiência mais clássica e consistente de um simulador de encontros, Monster Prom desafia os jogadores a conquistar um par para o baile de formatura em uma escola dedicada a monstros. O título é bem humorado, apresentando personagens carismáticos e cativantes, com uma infinidade de eventos possíveis ao decorrer da história.