Crise na Remedy: fracasso de jogo multiplayer "derruba" CEO após 9 anos
Por Gabriel Cavalheiro • Editado por Jones Oliveira |

A Remedy Entertainment vem passando por uma instabilidade financeira após o aparente fracasso de FBC: Firebreak, o shooter multiplayer cooperativo ambientado no universo de Control. Além de registrar queda de receita expressiva em seu último relatório fiscal publicado nesta quarta-feira (29), o CEO do estúdio, Tero Virtala, renunciou ao cargo após nove anos de casa.
- Quanto custa montar um PC para jogar Alan Wake 2?
- Análise | Control é a mistura de Metroid com Arquivo X que você sempre sonhou
FBC: Firebreak chegou ao mercado em junho deste ano para consoles, PC e serviços por assinatura, como Xbox Game Pass e PS Plus. Este é o primeiro jogo multiplayer e autopublicado pela Remedy Entertainment, conhecida pelas franquias Alan Wake, Control e Max Payne.
No último trimestre fiscal, a produtora declarou que estava "insatisfeita" com a recepção comercial do multiplayer e afirmou que o FBC: Firebreak "teve um desempenho abaixo do esperado" no Steam. Os resultados não melhoraram nem mesmo após a primeira grande atualização, intitulada Breakpoint, que acabou melhorando as vendas do jogo "marginalmente".
Com a saída de Virtala, o cargo de CEO foi ocupado interinamente por Markus Mäki, antigo presidente do conselho da Remedy Entertainment, e agora enfrenta uma queda de 32% na receita da empresa em relação ao ano anterior.
Segundo o relatório fiscal da desenvolvedora, o estúdio sofreu uma baixa contábil de US$ 17,4 milhões, sendo a maior parte referente a custos de desenvolvimento, além dos direitos de publicação e distribuição adquiridos para FBC: Firebreak. A expectativa da Remedy Entertainment é que a receita aumente ano a ano, mas a empresa prevê queda no lucro operacional e que ele seja negativo.
O estúdio seguirá "trabalhando em recursos que aumentem o valor para o jogador", segundo Mäki, e afirmou que irá cumprir o roadmap prometido para FBC: Firebreak, mas moverá recursos de desenvolvimento para outros jogos em produção daqui para frente.
Apesar de não ter batido as expectativas da Remedy, o CEO interino afirmou que "o lançamento do nosso primeiro produto multiplayer foi tecnicamente bem-sucedido em um ambiente multiplataforma, e nossa equipe de publicação desenvolveu capacidades que darão suporte aos lançamentos de nossos futuros títulos autopublicados".
Por que FBC: Firebreak falhou?
Não se sabe ao certo o motivo que levou FBC: Firebreak ao aparente fracasso comercial, seja por problemas de conteúdo ou pela disponibilidade em serviços de assinatura como Xbox Game Pass e PS Plus. Este último, aliás, conta com um outro jogo da Remedy, que pode ser resgatado por assinantes até a próxima semana.
Estamos falando de Alan Wake 2, disponibilizado com Cocoon e Goat Simulator 3 como um dos jogos da PS Plus de outubro. O resgate do indicado a Jogo do Ano de 2023 pode ser feito até o dia 3 de novembro.
Enquanto isso, a Sony já divulgou a lista de jogos de novembro de 2025, incluindo outro indicado a Jogo do Ano, que será disponibilizada a partir da próxima terça-feira (4) para todos os assinantes da PS Plus.
Vídeo: Nintendo Switch, PS5 ou Xbox? Ainda vale a pena comprar um console em 2025?