Criador do Konami Code, Kazuhisa Hashimoto morre aos 61 anos

Por Rafael Arbulu | 26 de Fevereiro de 2020 às 20h20
(Imagem: Reprodução/Getty Images)
Tudo sobre

KONAMI

Saiba tudo sobre KONAMI

Ver mais

E assim morre um meme: Kazuhisa Hashimoto, o programador de jogos responsável pela invenção do famoso Konami Code, morreu aos 61 anos, no Japão. O código que ele criou era uma trapaça, aplicada até hoje em alguns jogos da publisher japonesa e até mesmo de algumas outras empresas, efetivamente tornando-se um fenômeno da cultura gamer.

A notícia foi divulgada pelo compositor e engenheiro de som japonês Yuji Takenouchi em seu perfil no Twitter: “O programador Kazuhisa Hashimoto, que criou o comando ‘Konami Code (cima, cima, baixo, baixo, esquerda, direita, esquerda, direita, B, A) morreu ontem à noite. Estamos rezando por sua alma”.

A KONAMI também estendeu suas condolências: "Ficamos tristes em saber da passagem de Kazuhisa Hashimoto, um produtor de muito talento que introduziu ao mundo o 'Konami Code'. Nossas preces estão com a família de Hashimoto-san e seus amigos nessa hora de pesar. Descanse em paz".

O Konami Code foi criado especificamente para o jogo Gradius, sendo implementado durante o desenvolvimento para que o time responsável pelos seus testes pré-lançamento tivessem mais vidas durante uma partida, permitindo a eles avaliarem mais recursos. O código acabou, sem intenção, ficando na versão final do jogo e, a partir daí, tornou-se um meme constantemente aplicado pela Konami em quase todos os seus jogos, mais notavelmente Contra.

Desde então, o código poderia ser usado em diversos jogos, obtendo benefícios como vidas extras, novos modos de dificuldade ou ainda minigames secretos. Fora dos jogos da Konami, o código pode ser usado em títulos como Anthem, Bioshock Infinite, Ratchet & Clank, Rocket League, além de interpretações dele no gênero MOBA e battle royale, como League of Legends e Fortnite.

O Konami Code, eternizado nos games pelas mãos do programador Kazuhisa Hashimoto

Fonte: Gamasutra

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.