Como se dar bem nas batalhas em Pokémon GO

Por Durval Ramos
photo_camera Divulgação

Muito se fala sobre sair por aí capturando Pokémon, mas toda a mecânica da série é baseada muito mais nas batalhas do que no puro colecionismo. E, em Pokémon GO, isso não é diferente. Tão importante quanto completar sua PokéAgenda é enfrentar outros jogadores para dominar os ginásios e ser, de verdade, um Mestre Pokémon.

Para isso, contudo, você precisa dominar todas as técnicas para se dar bem nesses confrontos. Não é nada muito complexo, mas são dicas bem úteis tanto para quem está entrando numa luta pela primeira vez quanto para quem está acostumado com os games clássicos da série.

Assim como a série sempre nos apresentou, você e seu adversário podem ter até seis Pokémon em seu grupo. Para vencer, é preciso derrotar todos ele. Parece tarefa difícil, mas não é esse bicho de sete cabeças que aparenta.

Primeiramente, tenha em mente que existem apenas dois golpes disponíveis. Esqueça o sistema de turnos dos videogames e se acostume com a nova mecânica. Seu Pokémon pode executar um movimento básico sempre que você tocar na tela. E, além de atacar o adversário, essa investida mais simples vai encher uma pequena barra que indica quando seu Pokémon pode usar um golpe especial.

Pokémon Go ginásio

Quando isso acontecer, basta tocar na tela e manter o dedo pressionado. Assim, você verá a pequena animação do movimento especial, causando muito mais dano no oponente.

Por dentro dos tipos

Um dos elementos mais tradicionais da série e que Pokémon GO se aproveita muito bem é o sistema de tipos. Cada Pokémon possui um ou dois tipos, o que lhe garante vantagens e desvantagens contra certos adversários. É a velha lógica do Jo-Ken-Po: fogo vence de planta, que vence de água, que vence de fogo.

Ao todo são 18 tipos diferentes, o que torna tudo um pouco mais complexo, mas nada complicado. Tudo segue uma lógica bem simples, então tenha em mente essa relação de quem vence o que e está tudo certo. Se você acertar um Pokémon que tem desvantagem contra o seu elemento, o dano causado vai ser bem maior. Por outro lado, a recíproca também é verdadeira.

Pokemon tipos

Os tipos são: Fogo, Água, Planta, Elétrico, Normal, Gelo, Veneno, Lutador, Terra, Pedra, Psíquico, Inseto, Dragão, Fada, Fantasma, Noturno. Fique atento ao tipo do golpe e do Pokémon alvo para tirar proveito desse esquema.

Esquivando da pancada

Sabendo disso, chegou a hora de entrar em combate. Porém, ao contrário dos jogos clássicos, aqui seu Pokémon não fica parado. Nas batalhas, tão importante quanto ir para o ataque, é saber se defender. Você precisa saber a hora certa de esquivar do golpe adversário para evitar o dano — e o timing é fundamental.

Para isso, basta deslizar o dedo lateralmente na tela para os lados para ver o seu monstrinho acompanhar o movimento. Ao dominar o tempo certo, você vai conseguir realizar uma série de golpes rápidos sem correr o risco de ser atingido.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!