Como fazer fogos de artifício no Minecraft

Como fazer fogos de artifício no Minecraft

Por Caio Carvalho | Editado por Bruno Salutes | 17 de Março de 2022 às 23h40
Mojang Studios/Microsoft

Fazer fogos de artifício no Minecraft é uma tarefa relativamente simples. O item é usado para criar explosões decorativas no game, além de ajudar no impulso dos élitros (asas raras para voar no modo sobrevivência).

Assim como os demais itens no jogo, é necessário obter alguns materiais específicos para fabricar o objeto. Veja no tutorial a seguir como fazer fogos de artifício no Minecraft e suas diferentes utilidades no universo do game.

Ingredientes para fazer fogos de artifício no Minecraft

Por serem itens simples de se fazer em Minecraft, os fogos de artifício exigem materiais básicos, que neste caso são papel de pólvora. Para fogos com efeito de explosão, você vai precisar de estrelas de fogos de artifício.

Ícone dos fogos de artifício no Minecraft (Montagem: Caio Carvalho)

Papel pode ser feito com três pedaços de cana-de-açúcar, que por sua vez é encontrada próxima a rios e lagos. Já a pólvora está disponível em baús enterrados, masmorras, poços e templos no deserto. Matar um Creeper antes que ele exploda também pode gerar pólvora.

Estrelas de fogos de artifício só podem ser obtidas por criação. Basta usar a fórmula de criação do foguete e acrescentar um ou mais corantes para personalizar a cor dos fogos.

Como criar fogos de artifício no Minecraft

Fogos de artifício no Minecraft só podem ser obtidos por meio de criação, o que significa que eles não podem ser encontrados em baús ou outras partes do jogo. Além disso, é possível usar dois materiais distintos e que vão definir como serão os fogos: um foguete, que gera fogos sem efeito de explosão; ou uma estrela, que cria efeitos visuais mais completos.

As fórmulas são as seguintes:

  • Foguete (sem efeito de explosão): 1 papel + 1 pólvora;
  • Estrela (com efeito de explosão): qualquer estrela de fogo de artifício + 1 papel + 1 pólvora.
Para fazer fogos de artifício sem efeito, combine papel e pólvora no Minecraft (Montagem: Caio Carvalho)

Cada receita gera três fogos de artifício em Minecraft para PC, e apenas um na edição de console. Em ambas as fabricações, você pode acrescentar até três pólvoras para aumentar a duração do foguete. Para as estrelas de fogos de artifício, até cinco delas podem ser usadas com até três pólvoras, ou sete estrelas de uma só vez (sem as pólvoras).

Usos dos fogos de artifício no Minecraft

São três possibilidades de uso dos fogos de artifício no Minecraft. A primeira é para criar efeitos visuais nos céus do jogo, e não influencia diretamente no gameplay. Em segundo lugar, você pode fazer fogos de artifício no Minecraft como munição para besta. Entretanto, se o fogo não tiver efeito de explosão, ele não causará nenhum dano.

Por fim, segurar um foguete de fogos de artifício enquanto voa usando élitro (asas raras) aumenta a velocidade de voo. A duração ou intensidade do aumento de velocidade depende da duração do voo do foguete de fogos de artifício.

Comportamento, duração e direção dos fogos de artifício

Ao lançar fogos de artifício no Minecraft, eles voarão para fora no sentido vertical, com deslocamento horizontal aleatório de até cinco blocos. Depois de algum tempo, o fogo de artifício perderá sua força até explodir, podendo ter ou não um efeito colorido, dependendo da forma como foi fabricado.

A altura alcançada pelo fogo de artifício varia entre 12 a 22 blocos com 1 pólvora, 23 a 39 blocos com 2 pólvoras, e 40 a 60 blocos com 3 pólvoras.

Fonte: Minecraft Wiki

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.