Publicidade

Como criar imagem de capa para personalizar seu perfil no PlayStation 4

Por| 13 de Setembro de 2016 às 23h19

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

A nova atualização do PlayStation 4 chega com alguns recursos bem interessantes. A versão 4.00 do sistema traz o aguardado sistema de pastas, além de fazer algumas mudanças significativas na interface. Porém, o que realmente chamou a atenção dos usuários é a possibilidade de personalizar seu perfil. A partir de agora, você pode dar um toque um pouco especial ao seu usuário, deixando-o com a sua cara.

Uma das principais adições da Shingen é exatamente a personalização de sua conta na PSN. A partir do update, você poderá adicionar uma imagem de fundo em seu perfil para diferenciá-lo dos demais, fazendo com que ele seja um reflexo dos seus gostos. Em tese, é mais ou menos como já acontece em outras redes sociais. A diferença é que, neste caso, você não possui muita liberdade na hora de escolher a foto, se limitando apenas a screenshots de seus jogos.

Porém, ao mesmo tempo que é um pouco frustrante contar com poucas opções de imagens, o novo recurso do PlayStation 4 dá uma função a mais para as capturas que você faz ao longo de suas jogatinas. É claro que algumas você compartilha no Facebook ou Twitter, mas vamos ser sinceros: a grande maioria fica ali apenas ocupando espaço em seu HD. Isso não quer dizer, porém, que é impossível colocar outras imagens — basta um pouco de paciência e malandragem.

Continua após a publicidade

Por isso, a chegada dessa personalização é mais do que bem-vinda. Mas você já descobriu como fazer isso? Saiba como deixar seu perfil com a sua cara, fazendo com que ele fique muito mais estiloso.

Passo 1

Na tela inicial do PlayStation 4, vá até a opção Perfil, simbolizada pelo seu avatar ou foto de Facebook caso você tenha sincronizado seus dados com a rede social.

Continua após a publicidade

Passo 2

Já dentro de seu perfil, repare que a interface mudou levemente. A sua imagem foi colocada um pouco mais para baixo e há um grande espaço vazio na parte superior da tela. Isso porque é nessa área que veremos a imagem de capa, que está vazia neste primeiro momento. Assim, clique sobre os três pontinhos e selecione a opção “Alterar Imagem de Capa”.

Passo 3

Continua após a publicidade

Feito isso, você vai ser levado para a sua central de capturas. Ela vai mostrar todos os jogos em que você tirou alguma screenshot. Navegue normalmente pelas pastas e escolha aquela que for do seu agrado.

Passo 4

Após selecionar a imagem desejada, chegou a hora de fazer os ajustes necessários. O próprio PS4 oferece uma ferramenta para que você faça o recorte correto da foto, trazendo uma área com o tamanho exato e até mesmo a sua imagem de perfil, evitando que você se surpreenda com a sua foto escondendo aquele detalhe que você tanto queria destacar.

Continua após a publicidade

Você pode movimentar a screenshot à vontade com o analógico esquerdo do DualShock 4. Já com a alavanca da direita, você aumenta e diminui o zoom da imagem. Porém, não é possível girar a figura.

Ao finalizar a edição, pressione o botão X do controle. Uma nova tela já com o recorte será exibida perguntando se você tem certeza. Confirme se tiver certeza ou selecione a opção Visualizar para ver o resultado final em um tamanho maior.

Pronto! Feito isso, a imagem recortada vai ser enviada para os servidores da Sony e ela passará a estampar seu perfil para que todos os demais usuários possam vê-la.

Continua após a publicidade

Como colocar outras imagens?

Estampar seu perfil com a screenshot de seu jogo favorito é algo realmente muito interessante, mas não há como negar que a limitação também frustra. E se quisermos ir além e colocarmos algum ainda mais personalizado? Por via de regra, isso não é possível, mas há como contornar o bloqueio e criar capas ainda mais únicas para o seu perfil. Só que, para isso, você vai ter um pouco mais de trabalho.

Em linhas gerais, basta ir até o navegador existente no PS4, procurar uma imagem da sua preferência e tirar uma screenshot normalmente para que ela apareça entre as opções na hora de escolher uma opção. Se você já tem uma figura definida, pode fazer isso direto, mas vamos voltar um pouco para que você saiba como criar a sua própria capa.

Continua após a publicidade

Passo 1

Em seu computador, abra seu editor de imagens preferido e crie a imagem. O campo que vai ser exibido como capa tem de ter, no mínimo, a proporção de 1245 x 415 pixels. Por via das dúvidas, crie algo um pouco maior para evitar que haja algum corte a mais no console. Ao finalizar o trabalho de edição, hospede a figura em seu serviço de preferência.

A única dica é que você tenha um endereço acessível, já que será preciso inseri-lo no navegador do PS4. Portanto, tente personalizar o link para ser algo fácil ou você vai perder muito tempo mais tarde.

Passo 2

Continua após a publicidade

De volta ao PS4, vá até o navegador do console. Caso você não o encontre no carrossel inicial, vá para Biblioteca e o procure na aba Aplicativos.

Passo 3

Dentro do navegador, insira o link da imagem que você acabou de hospedar para que ela apareça na tela. Pressione o botão quadrado para deixar a figura ocupando toda a tela. Em seguida, use o Botão Share do DualShock 4 para fazer uma captura da imagem. Só tome cuidado para não deixar o cursor do browser sobre a figura.

Continua após a publicidade

Passo 4

Feito isso, é só seguir o passo a passo anterior e, na hora de escolher a pasta para procurar uma screenshot, selecionar a figura que se encontra no diretório Outros. É lá que você vai encontrar a imagem feita do navegador. Assim, é só fazer os ajustes básicos e pronto.