Publicidade

CCXP25: Experimento permite controlar jogos com a mente

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Seara
Divulgação/Seara

Uma das atrações tecnológicas da CCXP25 propõe uma nova forma de interação nos games: o controle por ondas cerebrais. A ativação, chamada de “Snack Time”, está disponível no estande da Seara e utiliza um sistema de Eletroencefalografia (EEG) que dispensa o uso de joysticks, teclados ou mouses.

A tecnologia foi desenvolvida pela Druid Creative Gaming e é operada pela Leafbone. Na prática, o sistema capta o nível de concentração do participante através de sensores colocados na cabeça.

Esses sinais biológicos são processados em tempo real e convertidos em comandos dentro do jogo, permitindo que o personagem se movimente e tome decisões baseadas apenas no foco mental do usuário.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Como funciona o EEG

A Eletroencefalografia (EEG) é um método de monitoramento eletrofisiológico utilizado, geralmente, para registrar a atividade elétrica do cérebro de forma não invasiva. Embora seja frequentemente associada a diagnósticos médicos — como epilepsia ou distúrbios do sono — e interfaces cérebro-máquina complexas, a aplicação na CCXP tem um viés puramente lúdico.

O conceito da ação é demonstrar, de forma prática, como os jogadores poderiam se alimentar sem precisar pausar a partida, resolvendo o "dilema" de manter as mãos livres durante o gameplay. Antes da abertura para o público geral, o sistema foi testado por nomes conhecidos do cenário gamer e de streaming, como Gaules, Tettrem, Tuitabi e Alice Gobbi.

Atrações imersivas

O experimento ocorre dentro de um estande de 180 m² produzido pela VOE, que simula um laboratório secreto com estética geek e misteriosa. Além da experiência com neurociência, o espaço aproveita a temática para promover a linha de produtos licenciados de Stranger Things, como pizzas e frangos crocantes.

Para além do controle mental, o espaço conta com outras iniciativas interativas, incluindo uma "Giga Airfryer" e um desafio de "Máquina de Vento". A marca também detém o naming right do Palco Universe, focado em cultura pop asiática e dublagem.

Veja também:

Continua após a publicidade

Ouça o Podcast Canaltech: