Capcom diz que fazer jogos vai ficar mais caro
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

A Capcom afirma que a produção de jogos de videogame terá custos cada vez maiores daqui em diante. A produtora acredita que diversos fatores auxiliam a elevar os valores e isso exigirá mudanças na forma de gerenciar o orçamento e a equipe no futuro.
- Preview Monster Hunter Wilds | Mistura entre clássico e moderno
- Marvel vs. Capcom | Quais são os personagens jogáveis na coleção Arcade Classics
Em seu relatório financeiro, a companhia revelou que o jogo Monster Hunter Wilds, por exemplo, já tinha ultrapassado o valor previsto no início do projeto. Na ocasião, foram questionados sobre a perspectiva de aumento dos custos de desenvolvimento e como estão se preparando para o cenário no futuro.
“Nós prevemos que o aumento do investimento em desenvolvimento é inevitável, devido a necessidade de satisfazer cada vez mais os jogadores, a crescente sofisticação dos consoles e PCs e os custos das despesas com a equipe”, revela a Capcom aos acionistas.
Segundo a Capcom, eles prepararam uma estratégia para não terem prejuízo neste trajeto. No entanto, isso está diretamente conectado ao sucesso da franquia e seu desempenho de vendas nos títulos anteriores.
“Preparamos um catálogo de jogos que serão lançados em médio e longo prazo para gerenciar o progresso e investimento proporcionais. Quando desenvolvemos um jogo, calculamos sua escala baseado na performance dos anteriores, baseado em critérios como o retorno do investimento e condições do alinhamento de produção. Depois criamos um plano de vendas”.
Isso significa que a Capcom deve analisar cada caso antes de iniciar a produção de seus jogos, avaliando o desempenho de vendas da franquia e o feedback do público para determinar seus próximos passos. Seus lançamentos ajudam a equilibrar os custos, gerando um fluxo de caixa para ser repassado aos projetos em andamento.
Franquias da Capcom sofrem no processo
Obviamente que o sistema estratégico da Capcom evita problemas em seus lançamentos, como ocorre com outras produtoras como a Ubisoft e Warner Bros. Games. Porém, quem sofre neste caso são franquias que seguem há algum tempo no “limbo” da indústria gaming.
É notável que a companhia esteja focada em jogos como Resident Evil, Monster Hunter e Street Fighter recentemente. Porém, títulos como Mega Man, Breath of Fire, Dino Crisis, Marvel vs. Capcom e vários outros seguem sem nenhuma previsão de retorno. Isso também vale para novos lançamentos, como o Pragmata.
Enquanto isso, a produtora retoma a franquia Onimusha com dois grandes lançamentos: Onimusha Way of the Sword e a remasterização de Onimusha 2 para os consoles da atual geração. Você também pode ver a prévia de Monster Hunter Wilds, grande lançamento da produtora no fim deste mês de fevereiro.