Avalanche Studios anuncia demissão em massa após fim de Contraband
Por Gabriel Cavalheiro • Editado por Jones Oliveira |

A desenvolvedora sueca Avalanche Studios anunciou, nesta terça-feira (30), que está realizando um novo corte em seu quadro de funcionários. Como resultado, o escritório de Liverpool, na Inglaterra, será fechado — impactando todos os desenvolvedores do estúdio —, além de reduções nos escritórios da Suécia, nas cidades de Malmö e Estocolmo.
O número de afetados pelas demissões não foi revelado pela companhia. O movimento acontece logo após a demissão de mais de 9 mil colaboradores promovida pela Microsoft, que afetou severamente a divisão Xbox em julho.
No início de agosto, a Avalanche confirmou o cancelamento de Contraband, jogo produzido justamente em parceria com o Xbox Game Studios.
Apesar de ter sido anunciado em 2021, Contraband era uma verdadeira incógnita. As únicas informações disponíveis eram sua breve descrição no site do Xbox: "O paraíso cooperativo de um ladrão, situado no mundo ficcional de Bayan, nos anos de 1970".
Não se sabe ao certo o quanto o cancelamento do jogo influenciou as demissões anunciadas pela Avalanche Studios.
Demissão na Avalanche Studios entra para as estatísticas
Os últimos anos têm sido sombrios para quem trabalha na indústria dos games. Desde a recessão pós-pandemia, o número de pessoas demitidas foi subindo ano após ano, até chegar a 2024, quando mais de 14 mil profissionais de games foram demitidos.
As informações partem do site Game Industry Layoffs, que reúne demissões no setor. Vale lembrar que os registros contabilizam apenas números de demissões públicos e, como muitas empresas não divulgam a quantidade de afetados por cortes, a estatística acaba sendo incerta.
De qualquer forma, a Avalanche agora faz parte das estatísticas de layoffs de 2025, ano que, até o início de setembro, já contava com 4 mil demissões confirmadas.
Leia também no Canaltech:
- 7 jogos feitos por fãs que foram banidos pelas empresas
- 10 jogos esquecidos que definitivamente merecem uma sequência
- 9 jogos e franquias esquecidos pela Activision
Vídeo: Nintendo Switch, PS5 ou Xbox? Ainda vale a pena comprar um console em 2025?