Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ator Alfonso Ribeiro perde processo de patente da dança do “Carlton”

Por| 19 de Fevereiro de 2019 às 17h54

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

Famoso por fazer o personagem Carlton Banks, na comédia da década de 90 Um Maluco no Pedaço (The Fresh Prince of Bel-Air), o ator Alfonso Ribeiro teve seu pedido de patente dos passos da sua famosa dancinha negado nos Estados Unidos.

Sem esse registro, o processo que Ribeiro está movendo contra os criadores de Fortnite e NBA 2K por usarem a dança nos videogames perde bastante da sua força. De acordo com o Independent, o documento que nega os direitos autorais diz que os movimentos na dança "Carlton" representam uma rotina simples, em vez de um trabalho de coreografia.

Em duas ações judiciais separadas impetradas em dezembro passado em um tribunal federal nos EUA, Ribeiro acusa a Epic Games, criadora de Fortnite, e a Take-Two Interactive, publisher dos jogos da 2K Sports, usaram sua dança, apelidada de “The Carlton Dance”, sem sua permissão ou crédito devido.

Continua após a publicidade

“O fato de que uma dança ou movimento pode conter mais do que uma quantidade trivial de autoria original é irrelevante”, diz o documento do Escritório Nacional de Patentes dos EUA. Isso significa que mesmo que a dança seja original, ela não é protegida por direitos autorais. Uma nova audiência na Justiça está marcada para o dia 18 de março, na qual a Take-Two pedirá ao juiz que rejeite o caso.

Ribeiro criou os passos enquanto interpretava o personagem Carlton Banks em um episódio de 1991 da sitcom. O ator repetiu a rotina quando competiu no quadro Dancing with the Stars, do canal ABC (a versão original do Dança dos Famosos, que aqui é realizado no programa Domingão do Faustão). O vídeo da sua apresentação no show foi um dos utilizados para tentar conseguir a patente, o que fez com que o escritório pedisse mais detalhes sobre quem poderia ter os direitos, se Ribeiro, a ABC, ou sua parceira no programa, Witney Carson.

A Take-Two usou os passos para um gesto de dança comemorativo no jogo NBA 2K, enquanto a Epic criou uma versão para Fortnite. Ribeiro também entrou com outro processo contra as empresas argumentando que elas se apropriaram de sua aparência.

Continua após a publicidade

“É amplamente reconhecido que a imagem e a propriedade intelectual do Sr. Ribeiro foram desviados pela Epic Games no videogame mais popular atualmente no mundo, Fortnite”, disse David L Hecht, advogado de Ribeiro em entrevista à Variety. “A Epic obteve lucros recordes de conteúdo para download no jogo, incluindo emoticons como ‘Fresh’. Mas a Epic não conseguiu compensar ou até mesmo pedir permissão ao Sr. Ribeiro para o uso de sua imagem e propriedade intelectual icônica”, completou o advogado.

Fonte: Independent e The Verge