Aprenda a configurar corretamente seu controle Steam

Por Redação
photo_camera Reprodução/PC World

Você provavelmente já se acostumou a jogar games no computador, e às vezes deve até utilizar algum controle adaptado para ter um melhor proveito na hora da jogatina, mas você sabe fazer uso do controle Steam? Ele tem alguns botões que são bem únicos, porém, para aproveitar o controle ao máximo, um certo nível de customização nas configurações é necessária. Com tantas questões na jogada, saber como configurar corretamente o controle pode ser um pesadelo.

O lado bom é que o controle do Steam pode fazer diversas coisas que um controle normal não é capaz, mas se você utilizá-lo com as configurações padrão, será a mesma coisa de estar jogando com um controle comum. Aproveite esse guia para saber como programar o seu controle Steam e tirar o melhor proveito dele.

1 - O bê a bá do controle Steam

controle Steam

Você pode configurar qualquer botão do controle Steam como qualquer tecla do seu mouse, teclado ou gamepad. Elas também podem ser combinadas de qualquer maneira que você quiser para qualquer game. Para customizar o controle Steam, é necessário que você execute o modo Big Picture do Steam .

Você pode abrir o menu de configuração do controle independente de qualquer jogo que esteja rodando. Vá até a biblioteca para encontrar o game que você quer configurar, pressione A e selecione a opção "Manage game" e então escolha "Configure controller".

Quando um elemento do controle for selecionado, uma linha azul clara destacará o elemento. Ao selecionar qualquer opção desta tela, um menu de customização será aberto. É aqui que estão todas as opções e mudanças. A maioria delas também apresentam um botão de configurações avançadas na parte inferior direita da tela.

2 -Conexão básica de botões

controle Steam

Para atribuir um botão do teclado a um botão do controle Steam, selecione os botões ABXY e depois clíque no botão A para entrar no menu de customização. Escolha o botão que você queira definir uma ação e então pressione qual botão do mouse, gamepad ou teclado esse botão do Steam será conectado. Esse tipo de configuração é a mais básica e provavelmente a que você mais fará.

Uma função mais avançada é a possibilidade de escolher duas teclas do teclado/mouse/gamepad para um mesmo botão do controle Steam. Ao apertar o botão Y no seu controle Steam, você poderá selecionar mais do que um comando para um mesmo botão. Nesta função, juntar o ícone do Steam + Select faz aparecer o teclado digital na tela, enquanto o botão do Steam + gatilho direito tira uma foto da tela.

3 - Gatilhos de dois estágios

Como o controle do GameCube, o controle do Steam tem dois níveis de pressão. Você pode, por exemplo, escolher a pressão suave do gatilho para ativar o modo snipper em jogos em primeira pessoa e usar a pressão forte para atirar.

4 - Troca de modos

A troca de modo deixa que você alterne diferentes configurações de controles no controle Steam, com mais opções possíveis do que em controles comuns. Enquanto você aperta e segura um botão específico, o gatilho esquerdo, por exemplo, irá trocar a configuração de uma ação específica para algo completamente diferente. Outro bom uso para essa função é para jogos que têm mudanças constantes de armas com esquemas diferentes de uso.

controle Steam

Para utilizar a troca de modos, selecione a configuração de um controle e escolha a opção "mode shifting" no topo direito da tela no menu de configuração. Depois disso, você irá notar que as opções da tela inteira de configuração ficam em branco, com a adição de uma opção para selecionar qual botão você gostaria de utilizar para ativar a troca de modos. Daqui, você apenas precisa configurar os controles da mesma forma que faria normalmente.

controle Steam

5 - Estilos de controle

A graça do controle Steam é a possibilidade de replicar muitos tipos diferentes de controles. Esses estilos também podem ser combinados. Você pode fazer a trackpad se comportar como um joystick analógico ou um mouse, e mudar os modos ao toque de um botão. Às vezes, você pode configurar o controle de maneiras que nunca pensou antes, como fazer o joystick analógico emular movimentos de mouse ou os botões ABXY para executar movimentos de joystick. A chave nesse ponto é experimentar. Tente todas as combinações possíveis e encontre a que mais será benéfica para você e os jogos que você curte. Quando você configurar um novo estilo de controles, ele ficará especificado no menu. Veja aqui o que você precisa saber sobre cada tipo de configuração do controle Steam:

- Botões

Os botões são a parte mais simples do controle Steam. Eles funcionam da mesma maneira que os botões ABXY funcionariam em um controle tradicional. Se você for mexer na configuração deles, uma tela será aberta com um mapeamento 1:1 para os botões físicos. Se os botões estão configurados para um trackpad, então você verá que há um mapeamento para as quatro áreas circulares, um para cada botão, replicando o layout físico dos botões ABXY

- Mouse

Nesse estilo, você faz o trackpad do seu controle Steam funcionar como um mouse de verdade. Depois de pegar o jeito, você deve ser capaz de refinar o seu controle de modo que ele tenha a precisão e usabilidade de um mouse genuíno. Essa é a maneira ideal de usar o trackpad certo na maioria dos games. O grande problema é que não existe como garantir que um jogo irá aceitar comandos analógicos com comandos do mouse simultaneamente.

- Joystick (Jmove)

O Jmove é o controle Steam em sua função mais básica. Esse é o modo em que você pode apertar um ponto do seu pad com o dedo e o joystick emulado irá até o ponto relativo a onde você pressionou. Quanto mais longe você mover seu dedo, mais longe o cursor irá. Esse modo é o mais indicado para movimento de personagens em jogos.

- Joystick câmera (JCamera)

O controle nesse modo provavelmente será o mais próximo que você chegará de um joystick analógico. A grande diferença deste modo é que você deverá descansar seu dedão no meio do pad, porque com a JCamera você terá que arrastar do centro do pad o cursor para movimentá-lo de sua posição padrão. Toques erroneos ao pad que não comecem do centro serão ignorados pelo sistema.

A JCamera também se diferencia do JMove em sub opções disponíveis para você. Um exemplo desse modo seria em um game de ação de terceira pessoa onde o foco é virar a câmera e atirar com precisão, sem se importar com a velocidade.

controle Steam

- Mouse joystick (JMouse)

A ideia aqui é permitir que o trackpad aja como um mouse na sua funcionalidade básica enquanto ainda envia comandos para um "joystick direito" como visto no próprio game. O grande benefício aqui em muitos jogos é que você não pode realmente utilizar o pad direito como um mouse genuíno e ainda ter configurações de gamepad para o resto do controle. Isso significa que você irá perder o movimento característico analógico e terá que configurar o controle Steam para ser utilizado como um teclado e mouse. Exemplos de jogos que fazem isso são Fallout 4 e Skyrim.

A limitação do JMouse é que um dispositivo de mouse virtual não pode enviar comandos mais rápidos do que um joystick normalmente poderia. Em jogos onde esse é caso, você pode tentar melhorar a situação ao aumentar a sensibilidade do joystick no próprio jogo. Alguns games vem programados para entender que o jogador sempre utilizará um controle tradicional, o que faz com que ajustes mais precisos não possam ser feitos sem perder um pouco de velocidade. Configurações próprias podem reduzir esse problema. Ajuste o valor mínimo X/Y de resposta do joystick e o mínimo de limite de movimento. Se o game não tiver configurações de sensitividade de joystick, não há muito o que fazer.

Esse é o método de controle utilizado em jogos que não oferecem suporte ao controle Steam se você quer manter o movimento analógico no joystick esquerdo.

- Pad direcional

Nesse modo, você configura cada uma das quatro direções cardinais para um botão. Isso difere do pad de botões de algumas maneiras chave. Existe uma sobreposição entre os próprios "botões", então pressionar dois desses botões ao mesmo tempo é algo fácil e rápido de fazer, assim como comandos diagonais. Isso faz com que este modo seja ideal para ser utilizado como um genuíno pad direcional para games 2D de plataforma ou com o uso das teclas WASD para criar uma configuração baseada em mouse e teclado. Você também pode configurar diferentes layouts de D-pad.

Especialmente com movimentos WASD, a sobreposição radial é utilizada. A opção "Sem sobreposição" remove a zona demarcada entre cada botão. Imagine isso igual quatro pedaços iguais de pizza quando estiver olhando o pad. "Cross gate" tem diagonais, mas elas são substancialmente menores do que no layout radial. Isso é para quando você está utilizando as quatro direções principais com apenas comandos ocasionais na diagonal.

Você pode pensar no emulador analógico quando estiver pressionando a tecla escolhida, por exemplo W, cada vez mais rápido em proporção a quão longe você move seu dedo para a frente. Em alguns jogos, isso tem o efeito colateral de causar alguns animações problemáticas. Mas especialmente em jogos mais antigos, como Quake III, as animações não são um problema porque tudo que acontece é um tremida para o lado com sua arma. Se você configurar esse estilo de controle bem, você nem será capaz de notar a diferença quando um game não oferece suporte a joysticks.

As únicas duas coisas que você precisa se preocupar nesse momentos são as opções de cliques exigidos e zonas mortas. "Clique exigido" significa que você deve fisicamente pressionar o pad para baixo para que o comando seja registrado. No menu de navegação, isso geralmente está "ativado", mas para uma configuração WASD, a maioria dos usuários dizem que preferem que a função esteja desligada, mas isso é uma questão de preferência. A "zona morta", por outro lado, é algo que você terá que experimentar. A maioria dos usuários preferem ter ao menos uma pequena área no meio do pad para que seus dedos descansem.

- Rodinha do mouse

A roda do mouse tem alguns modos que podem ser muito úteis. A configuração padrão para esse modo usa um círculo no sentido horário e anti-horário que você pode controlar no pad. No menu dropdown "Swipe Direction", você pode utilizar um deslizar horizontal ou vertical para configurar a rodinha do mouse. Essa função pode ser facilmente programada para os controles de próxima arma ou última arma do seu jogo.

- Touch menu

controle Steam

O touch menu é uma função maravilhosa. A utilização típica desse estilo de configuração é permitir que você toque seu pad e então um menu, usando o sistema Steam, irá aparecer na tela. Você pode ter até dezesseis diferentes comandos ligados a cada toque nesse menu (e você pode ter dois sem nem mesmo usar os comandos de troca). Isso é especialmente útil para atalhos de teclado em RPGs de ação ou MMORPGs como World of Warcraft.

Você também pode customizar inteiramente o visual e a função do touch menu. Depois de decidir quantos botões você irá precisar, selecione o botão que você deseja customizar.

A tela de seleção de comandos para mouse, teclado e gamepad irá aparecer, com a diferença que agora você verá um circulo com um ícone de seleção próximo a ela. Ao selecionar isto, você terá uma longa lista de ícones pré-escolhidos à sua disposição. Esses serão os ícones mostrados quando você abrir o touch menu. Então, por exemplo, você pode selecionar um ícone de disco para um atalho de save game. Ou ter um símbolo para cada arma no inventário do seu personagem.

controle Steam

- Região do mouse

A região do mouse é especialmente útil para aqueles que jogam MOBAs, ARPGs ou MMORPGs. A região do mouse pega uma área pré-determinada da tela e a mapeia com caixas 1:1 no trackpad ou no joystick analógico. Imagine que você está jogando Sacred. Neste e na maioria dos games que você gosta, você move-se ao clicar com o mouse em algum ponto da tela, então seu personagem vai até o local apontado por você. Se você fizesse uma pequena região do mouse no centro da tela e executasse a ação de toque com o botão esquerdo do mouse, onde quer que você tocasse com o pad, seu personagem iria. Segurar o botão no local, permite que seu personagem continue se movendo naquela direção, tendo o mesmo resultado de adicionar um movimento real, analógico. As regiões de mouse também pode ser configuradas com o joystick analógico, deixando seu touchpad livre para um touch menu e todo seu teclado livre para atalhos de magias, entre outros.

As regiões de mouse também são úteis como uma alternativa para utilizar um touch menu. Por exemplo, em Torchlight, você pode diminuir o tamanho vertical da região do mouse, e depois de ajustar o tamanho horizontal e posicionar na região desejado, você essencialmente terá mapeado a parte inferior da tela no pad. Neste caso, seria uma boa ideia não ter um agrupamento de toque e ao invés disso conectar o botão esquerdo do mouse ao clique do pad.

controle Steam

Esse estilo de configuração requer algum refinamento de comandos para funcionar corretamente. Use o controlador HUD enquanto estiver fazendo os ajustes para mostrar uma representação gráfica da região que está sendo editada. Outra limitação para ter em mente é que a escala da tela no Windows interfere na localização das regiões no HUD. Desligue a função de escala Windows DPI tanto no Steam como no game que você esteja jogando para evitar problemas.

Outra coisa para estar ciente é que se a sobreposição da resolução do game e do Steam forem muito diferentes, ou se o game usa um estilo que não é padrão no posicionamento do cursor, ao utilizar as regiões de mouse elas podem não funcionar corretamente. Se seu game oferece suporte, fazer uso de um cursor de hardware é uma das maneiras mais prováveis de fazer bom uso desse tipo de controle.

- Giroscópio

O giroscópio é o melhor segredo do controle Steam. O giroscópio do Steam tem grande precisão e baixa latência, o que significar uma melhoria para um esquema de controle já estabelecido.

Uma das coisas mais úteis que você pode fazer com o giroscópio é o assistente de mira. Imagine que você está jogando um FPS. Se você configura a sensibilidade do seu pad muito alta, você tende a atirar de maneira mais forte em um alvo sem conseguir acertar nenhum tiro na cabeça. Por outro lado, se você abaixa muito a sensibilidade, você não consegue girar sua visão de 180 graus rápido o suficiente no próximo alvo.

Agora imagine que você tem uma sensibilidade alta o bastante que um deslize único para o lado já faça a volta de 180 graus, enquanto você tem o giroscópio configurado substancialmente baixo para que você possa focar no seu alvo e conseguir o headshot que queria. Esse é o poder que o giroscópio te dá. Uma das melhores funções do controle Steam é permitir um comando de mouse, ou joystick, de tanto um pad quanto um giroscópio simultaneamente. Giroscópios também são úteis para apenas comandos de mouses.

A inclinação do giroscópio é algo que a maioria dos usuários irá ignorar até que eles vejam o recurso sendo utilizado em um jogo. O giroscópio de controles Steam são limitados a utilizar apenas dois botões de comando de uma vez. Isso significa que você pode utilizar o giroscópio como um mouse ou joystick mas você não pode utilizá-los para acionar diversas ações com os botões ao mesmo tempo. Ao customizar a inclinação do giroscópio, você pode configurar o limite para que quando você vire o controle de um lado para o outro, você esteja dando um comando de botão. A opção para fazer isto está na tela de configuração principal dos giroscópios. Porém para que esse comando digital seja ativado, é necessário ir no menu avançado e escolher a opção "gyro lean point".

controle Steam

O último uso para o giroscópio é em games de corrida. Quando o giroscópio está configurado como um joystick, ele revela um tipo de configuração na qual você pode restringir o comando para movimento apenas horizontais. Isso é útil para games de corrida para que você não sinta a experiência prejudicada quando você sem querer mover o controle um pouco na vertical.

O botão de ativação do giroscópio é o botão que você precisa pressionar para ativar o controle do giroscópio. Um exemplo é quando você está jogando um FPS moderno que oferece a possibilidade de mira, você pode configurar o botão de ativação do giroscópio na pressão suave do gatilho esquerdo do controle. Outra maneira de fazer isso é ativar o giroscópio via o touchpad direito. Dessa maneira, você terá a capacidade de parar o giroscópio de dar comandos quando você não estiver tentando mirar em um alvo.

6 - Opções importantes de estilos de comando

Existem algumas opções para cada estilo de comando que você provavelmente irá querer ajustar enquanto configura seus controles. A maioria deles está localizado no menu de "configurações avançadas". Muitos deles serão aplicados em múltiplos estilos de comando. Essas são as configurações mais fáceis de mexer.

- Rotação

Rotação é usada principalmente para o estilo baseado em mouse. Essa opção ajusta o horizonte dos comandos do mouse. Dependendo da maneira que você usa o controle, você pode ou não precisar ajustar essa configuração. Se você acha difícil deslizar horizontalmente e sempre acaba apontando para um ângulo indesejado, essa configuração deve te ajudar.

- Sensibilidade

Sensibilidade, da maneira que é aplicada aos modos mouse e JMouse, é apenas um ajuste que faz exatamente o que você acha que faz. Além do óbvio, uma sensibilidade maior que faz com que o mouse se mova mais rápido, a sensibilidade na verdade muda o número de "ticks" enviados pelo controle Steam ao jogo.

controle Steam

Digamos que você está jogando um game no qual o cursor se move em uma distância muito maior do que você quer toda vez que o menor dos movimentos é detectado. Isso pode distrair e afetar bastante sua mira. Nesse caso, tente diminuir a sensibilidade do mouse no próprio game ao menor que puder. Então, aumente o máximo a sensibilidade no menu de configuração do controle Steam. Isso aumenta o número efetivo de DPI (Dots Per Inch, no original) que o controle Steam tem disponível. Agora, provavelmente você terá que ajustar a sensibilidade do game se estiver muito baixa ou diminuir a do controle se estiver muito alta. Isso é mais útil para games mais antigos que não tem nenhum tipo de aceleração.

- Curva de Resposta

A curva de respostas é um das configurações mais úteis quando você está usando um estilo de jogatina com joystick. Por padrão, esse modo é configurado como linear, o que significa que o mapeamento do pad ou do joystick é literalmente 1:1. Existem vários outros tipos de opções aqui. O modo linear irá funcionar na maioria das circunstâncias, mas se você achar que seu personagem está tendo uma velocidade de movimento muito rápida e que uma velocidade menor é difícil de controlar, você deve utilizar essa opção para consertar isso. Usar uma curva de respostas mais relaxada te dará mais espaço para trabalhar com um perfil mais lento. Em outras palavras, você terá que mover o joystick mais perto do seu extremo antes que um comando completo seja enviado ao game.

"Extra Wide" é a curva mais extrema disponível e apenas enviará comandos ao game quando o joystick ou pad estiver sendo utilizado em seu alcance completo. Essa opção também se aplica ao jMove ou JCamera, não importando se a configuração está aplicado ao joystick ou não.

Existe também uma opção de curva de resposta para o alcance analógico dos gatilhos. Ele trabalha da mesma maneira, exceto que só existe um único axis de movimento. Isso é mais útil para ajustar jogos que utilizam as funções analógicas dos gatilhos, como jogos de corrida.

- Conexão do anel externo

A conexão do anel externo é útil quando é aplicada ao pad direcional WASD, mas também pode ser aplicada em outros estilos de jogatina. Quando você chega próximo aos extremos do pad, joystick, ou giroscópio, ele enviará um comando ao game. Um caso muito comum é o uso dessa opção como botão que faz o personagem correr. Se você está se movendo normalmente com o pad direcional WASD e então pressiona o joystick com tudo, você correrá.

O limite ao qual essa conexão é ativada pode ser ajustada de acordo com suas necessidades. Você também pode inverter a conexão de anel. Inverter significa que ao invés de utilizar o botão para correr, você pode usá-lo para fazer com que o personagem ande mais lentamente. Porém, não existe uma maneira de fazer a conexão de anel e a conexão invertida funcionarem no mesmo pad.

- Edge spin

O edge spin é aplicado ao estilo de jogos com mouse e JMouse. Se você estiver jogando um game de ação em terceira pessoa com mira na hora de atirar, você vai querer mirar corretamente utilizando o mouse. Porém, geralmente no modo de mira o ajuste de câmera em geral fica um pouco confuso, e você acaba precisando tirar seu dedo do pad para movimentar a posição do seu personagem. Na opção de edge spin você é capaz de ter uma região próxima ao limite do pad que permitirá que você continue movendo o mouse em uma direção determinada de maneira parecida com o JMouse.

7 - Sets de ação

controle Steam

Os sets de ação que podem ser configurados pelo usuário são uma nova função adicionada ao controle Steam, mas que no momento só está disponível em versão beta.

Jogos com suporte nativo ao controle Steam tem sets de ação no topo da tela principal de configuração do controle. Eles irão mudar dependendo do que está acontecendo no game. Em Portal 2, por exemplo, isso significa controles diferentes para o menu de navegação, jogo e editor de puzzle. Você também pode criar seu próprio set de ação, o que é um recurso muito interessante.

Podemos utilizar o Grand Theft Auto IV como exemplo; Digamos que você queria utilizar o joystick analógico quando estiver andando a pé, mas ao dirigir um carro você prefira utilizar o giroscópio. A melhor maneira de fazer isso é utilizar um set de ações. Comece selecionando o botão grande no topo da tele para criar um segundo set de ações e o nomeie como "Dirigindo". O set original pode ser renomado para "Andando".

Quando você selecionar o set "Dirigindo", ele estará em branco. Aqui você pode fazer algumas conexões básicas de gamepad para deixá-lo mais útil, a única diferença é que o pad direito será transformado em um mouse ao invés de uma série de comandos de joystick. Para o joystick esquerdo, a configuração a ser utilizada deve ser de giroscópio em modo horizontal. Você terá que configurar cada set para ter um botão para mudar para outro set.

Existe também outras coisas interessantes que podem ser feitas. Ao conectar um botão para mudar o set de ações, você verá uma série de caixinhas que podem ser selecionadas. Isso permitira que o modo Big Picture do Steam sobreponha o nome do set de ação ou produza um som quando você trocar de set. Tenha em mente que mostrar o set de ação tem as mesmas desvantagens que o touch menu. O bipe também é útil porque, não importa quantos sets de ação você tenha, cada um deles terá um som diferente.

controle Steam

Quando você estiver configurando um set de ação, ao apertar select em um set de ação você poderá criar uma forma simples e automática de troca de sets. Sempre que o cursor for mostrado, ele pode trocar de um set para outro quando cursor do mouse estiver escondido. A desvantagem é que isso não funciona em todos os jogos. Quando funciona, ele pode carregar um menu de navegação do set e então automaticamente trocar para o set de jogo quando o menu estiver fechado, por exemplo.

Os sets de ação também podem ser configurados para mudar com o touch menu ou com qualquer outro botão do controle Steam. Isso pode ser um recurso poderoso se bem empregado.

controle Steam

8 - Dicas para utilizar o controle Steam

- Sobreposição precisa estar bem configurada

O controle Steam faz uso da sobreposição do Steam para detectar o jogo que você está jogando e na contrapartida escolher a configuração mais apropriada para jogatina. Você também precisa estar utilizando o modo Big Picture para que os recursos mais avançados funcionem direito, como touch menus, controle HUD e set de ações.

Você pode configurar agora o controle Steam direto do seu desktop se preferir, ou mesmo utilizar a sobreposição da interface do próprio computador, mas isso sacrificaria alguma funcionalidade. Se seu jogo não é do Steam, e sim da Origin ou Uplay, você provavelmente terá que desativar a sobreposição desses serviços antes de utilizar seu controle Steam porque eles tem um método similar de renderização que pode apresentar conflitos. Isso também significa que em um jogo com a sobreposição desativada, você pode simplesmente não ser capaz de fazer o game funcionar corretamente. Se essa situação acontecer, o indicado é procurar ajuda nas comunidades do Steam na internet.

- Adicionando games não-Steam na sua biblioteca

Como a sobreposição precisar estar ativa para uma funcionalidade completa, você terá que adicionar qualquer jogo que não seja do Steam na sua biblioteca para ser capaz de aproveitar ao máximo o controle. Existe uma opção nas configurações do modo Big Picture para fazer isso, mas não existe uma maneira de procurar no seu computador um executável que não aparece na lista da plataforma. Para resolver isso, você pode adicionar os jogos dieto da interface de computador do Steam. Isso é mais útil para aplicativos que não precisam ser instalados e que rodam diretamente do arquivo executável, como emuladores de console. Daqui, você pode abrir o modo Big Picture e usá-lo como você faria normalmente.

- Alguns games tem problemas com arquivos executáveis

Alguns games tem aplicações de configuração ou executáveis que abrem quando são clicados Na maioria do tempo, o controle Steam irá funcionar ao permitir o uso da configuração do desktop no próprio game, isto é, com a sobreposição do Steam. Algumas vezes, essa função simplesmente não funcona. Nesse caso você pode procurar pelas configurações do controle para um atalho no modo Big Picture e daí, com a emulação, você verá uma configuração que permite a configuração do desktop com executáveis.

Se você desativar essa opção, o Steam irá utilizar um esquema de detecção de jogo ao invés de detecção de sobreposição, forçando o carregamento de configuração customizada do game. O problema é que se sua configuração não envolver as conexões de mouse você pode ter que usar um mouse de verdade para navegar até o executável ou adicionar um set de ação para suas configurações que permite que a navegação no computador possa ser feita com o próprio controle Steam. Até agora, a Valve decidiu remover essa opção para games Steam e só o permite para games que não sejam do Steam.

- Usando mais de um controle Steam

Uma vez que você pode utilizar até quatro controles Steam, fazer isso é a melhor alternativa para jogatinas locais multiplayer. Existem algumas problemas com isso, aliás. Múltiplos jogadores não pdoem usar comandos de mouse ao mesmo tempo a menos que o jogo ofereça suporte nativo ao controle Steam. Windows e a maioria dos sistemas operacionais permitem que apenas uma configuração de mouse e teclado possam ser utilizados , o que significa que você pode conectar dez mouses, mas todos eles controlarão o mesmo cursor.

Alguns games permitirão que comandos do gamepad possam ser utilizados quando estiver jogando em modo multiplayer, então ambos os jogadores terão que usar o gamepad sem nenhum teclado ou mouse. Outros games, como os da LEGo, se confundem com a ordem dos controles. Esses problemas são específicos dos jogos e não existe maneira de acabar com eles.

Se o game tem suporte nativo ao controle Steam, então, a limitação de mouse desaparece.

- Controle Steam com outro gamepad

O controle Steam não funciona da mesma maneira que seu controle Xbox ou Dualshock. Uma coisa a ser lembrada é que o Steam mesmo faz toda a tradução de comandos. O hardware não aparece no Windows como um gamepad padrão USB. Controles Dualshock como os DS3/4 usam comandos de terceiros Xinput e se valem do driver oficial da Microsoft. Isso é um luxo que o controle Steam não tem. Assim, o controle Steam tem alguns efeitos inesperados quando é utilizado junto a outros controles. Para alguns jogos, você não pode utilizar um controle Steam e um controle Xbox ao mesmo tempo.

9 - Alguns games realmente não funcionam

Existem um grupo pequeno de jogos que simplesmente não irão funcionar não importa o que você faça. A Valve fez coisas maravilhosas nos últimos tempos para o controle Steam mais e mais compatível com a maioria dos games. A parte boa é que o controle Steam pode ser utilizado para jogos que não oferecem suporte a controles nativos.

Via: PC Gamer

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.