Publicidade

Após dobrar Game Pass, Microsoft testa xCloud grátis com anúncios

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft

O Xbox Game Pass passou por uma grande reformulação neste mês, acompanhada de um aumento de preços expressivo. O Xbox Cloud Gaming, um dos focos da Microsoft na divisão de games, também sofreu alterações e ganhará um plano gratuito suportado por anúncios. A informação parte de uma reportagem do The New York Times publicada na última sexta-feira (24) que abordou a ida de Halo Campaign Evolved ao PlayStation 5.

Um funcionário da Microsoft confirmou ao jornal que a companhia está testando o acesso gratuito a alguns jogos na nuvem com suporte de anúncios, por meio de um plano separado do Xbox Game Pass. A confirmação chega mais de dois anos depois que o CFO da Microsoft Gaming, Tim Stuart, deu pistas sobre um plano gratuito do Xbox Cloud Gaming.

Diversos rumores apontavam para a existência deste plano que, apesar de não ser anunciado oficialmente, já foi confirmado por portais de peso como o próprio The New York Times e pelo jornalista do The Verge, Tom Warren.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

No início de outubro, Warren havia afirmado que a Microsoft estaria testando o plano gratuito com anúncios do Xbox Cloud Gaming com funcionários.

Esta versão do serviço daria acesso gratuito a títulos selecionados, e, segundo o jornalista, também incluirá a capacidade de transmitir alguns jogos adquiridos, bem como títulos disponíveis no "Dias para Jogar de Graça", promovido pela Microsoft todos os fins de semana. Além disso, os jogadores irão poder transmitir jogos do Xbox Retro Classics.

Já os anúncios funcionariam no formato pre-roll, com 2 minutos de propagandas antes de acessar o game via nuvem. A Microsoft também estaria testando sessões limitadas de uma hora, como o Nvidia GeForce Now gratuito, com limite de cinco horas mensais. Warren deixa claro que os testes não representam o produto final, que pode contar com mudanças em seu lançamento oficial, como no limite de horas mensal permitido.

Xbox Cloud Gaming sofre mudanças

No início deste mês, o Xbox Cloud Gaming sofreu mudanças significativas. Antes disponível apenas no plano Ultimate, o serviço de jogos via nuvem foi expandido para as novas categorias Premium e Essential pela primeira vez.

Assinantes do plano mais caro do Xbox Game Pass agora podem transmitir jogos selecionados em resolução de 1440p, com taxas de bits de até 30Mbps. No entanto, esses recursos de nuvem não estão disponível no Brasil: apesar do Xbox Game Pass Ultimate custar R$ 120/mês, jogadores brasileiros não têm acesso total a todos os benefícios do serviço.

Continua após a publicidade

Os planos Premium e Essential contam com limitação de jogos via nuvem com resolução de 1080p e uma taxa de bits de 12Mbps.

Concorrente do Xbox não é o PlayStation?

Além de trazer à tona a questão do plano gratuito do Xbox Cloud Gaming, o The New York Times entrevistou Matt Booty sobre a decisão da marca de levar, pela primeira vez, um jogo de Halo ao PlayStation, franquia vista como a cara do Xbox por mais de 20 anos.

Continua após a publicidade

Booty respondeu que a marca está tentando alcançar novos públicos para o ecossistema Xbox, hoje baseado em serviços como o próprio Xbox Game Pass e nuvem. Segundo o executivo, "Nossa maior concorrência não é outro console. Estamos competindo cada vez mais com tudo, de TikTok a filmes."

Leia também no Canaltech:

Vídeo: Nintendo Switch, PS5 ou Xbox? Ainda vale a pena comprar um console em 2025?

Continua após a publicidade

Fonte: The New York Times, The Verge