Publicidade

Adaptação de Iron Lung estreia nos cinemas superando Zootopia 2

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Markiplier
Divulgação/Markiplier

O filme Iron Lung, adaptação do jogo independente homônimo, teve uma das estreias mais bem-sucedidas de 2026. Com a arrecadação de US$ 17,8 milhões, ele teve a 2ª melhor bilheteria no fim de semana de estreia do ano — ele perde apenas para Socorro!, de Sam Raimi, que teve US$ 20 milhões.

Com a chegada do filme aos cinemas, diversas produções foram passadas para trás como Melania, Zootopia 2 e Avatar: Fogo e Cinzas. A obra é dirigida e roteirizada pelo YouTuber Mark Fischbach, que conheceu o game durante a produção de seus vídeos de gameplay.

Iron Lung foi desenvolvido por uma pessoa só, David Szymanski, e mostra um mundo distópico onde o protagonista explora um mar de sangue dentro de um submarino — em uma lua alienígena. O criador da experiência também trabalha no roteiro do longa-metragem.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Fischbach jogou a experiência em 2022 e isso o inspirou a produzir a adaptação. Além de dirigir e financiar o projeto, o criador também assina o roteiro e protagoniza a trama no papel de Simon. 

O sucesso de Iron Lung pode ser creditado ao seu público, já que o youtuber possui mais de 33 milhões de seguidores apenas na plataforma de vídeos da Google, sem contar os presentes nas demais redes sociais. 

Apesar de o filme ter feito sucesso nos Estados Unidos, ainda não há data prevista para ele estrear no mercado internacional. Ou seja, ainda não existe forma oficial de vê-lo no Brasil.

Polêmica com Iron Lung

Na última sexta-feira (30), Fischbach celebrou a estreia do filme na 1ª posição de bilheteria da data. Porém, ele aponta que estúdios se movimentaram para fazer Iron Lung “desaparecer” das contagens.

Ele aponta que ele não foi contabilizado durante suas exibições de sábado (31) e domingo (1). O erro foi corrigido, mas isso gerou diversas questões entre os espectadores sobre as razões de ter sido o único “removido” da lista — mesmo com a 2ª posição de arrecadação.

Continua após a publicidade

Leia também no Canaltech: