O que é DirectX?

Por Redação

O DirectX é uma interface de desenvolvimento capaz de facilitar a comunicação entre software e hardware quando o assunto é um jogo eletrônico. O recurso é uma coleção de APIs — sigla em inglês para Interface de Programação de Aplicações — criada pela Microsoft e que foi lançada originalmente em 1995.

De lá para cá o mundo dos jogos eletrônicos mudou radicalmente e, é claro, o DirectX não somente acompanhou tais alterações como, em muitos casos, foi o agente da mudança, permitindo aos criadores de jogos irem além em suas empreitadas. Em suma, então, é possível afirmar que o conjunto de APIs da Microsoft permite uma execução aprimorada dos games, usufruindo de todos os recursos de hardware que a sua máquina apresenta.

Como o objetivo é melhorar a comunicação entre o jogo e os componentes da sua máquina, ele permite que o game rode melhor e mais bonito fazendo uso de tudo aquilo que um computador pode oferecer.

Como funciona?

Quando você carrega um jogo na tela, estão ali milhões de texturas e polígonos combinados para dar formas aos personagens e aos cenários. Além disso, cores, iluminação e filtros também são elementos básicos de qualquer jogo, sendo que tudo precisa ser bem compreendido pelo sistema a fim de aproveitar a capacidade de um computador.

É nesse ponto exato que se vê a função do DirectX: o conjunto de aplicações permite que os dispositivos de hardware responsáveis pela execução de vídeo saibam exatamente de tudo aquilo que o game precisa para rodar na melhor configuração possível. Assim, o jogo pode ser executado sem nenhum problema mesmo em condições de processamento gráfico diferentes daquelas na qual foi concebido.

Fazendo o “trabalho sujo”

Já pensou se todo jogo precisasse ser adaptado para uma determinada configuração de hardware manualmente? Isso seria basicamente impossível e é por isso que existem APIs como o DirectX. Como a sua função é adaptar os aspectos gráficos de um game à realidade do hardware na máquina em que ele se encontra, basta que os componentes apresentem suportes para o DirectX e tudo está certo.

Conjunto de componentes

O DirectX é um conjunto de APIs, logo, apresenta uma série de “pacotes” em sua composição, sendo que cada um deles é responsável por um determinado aspecto do jogo. Alguns exemplos destes componentes e de suas funções são:

  • DirectDraw é responsável por desenhos gráficos em 2D;
  • Direct3D é responsável por desenhos gráficos em 3D;
  • DirectInput faz a comunicação entre o jogo e dispositivos periféricos como teclados, mouses e joysticks;
  • DirectPlay faz a comunicação entre computadores via internet ou rede local;
  • DirectSound reproduz e grava sons de waveform (e o DirectSound3D faz o mesmo, porém com sons em 3D);
  • DirectMusic é responsável pela execução das trilhas sonoras.

Há muitos outros, mas você já deve ter percebido que o DirectX é composto por inúmeras partes que, combinadas, servem como ponte para que os jogos aproveitem os recursos técnicos oferecidos pelas unidades de processamento gráficos de um computador.