Gamers do Android e iOS jogando juntos? O Google quer isso

Por Redação | 17 de Março de 2014 às 13h50
photo_camera The Verge

Os usuários das principais plataformas móveis do mercado sabem que cada uma delas tem sua própria interface de jogos. O iOS tem o GameCenter, o Android tem o Google Play e Windows Phone tem a Xbox Live. Até então, elas não dialogam entre si, o que torna impossível que gamers dessas diferentes plataformas possam jogar juntos o mesmo jogo. Mas, e se pudessem? O Google deu o primeiro passo para isso, ao anunciar esta semana que pretende ampliar sua base para permitir multi-jogo em tempo real para usuários do iOS.

O anúncio foi feito durante a Game Developers Conference, evento do setor que acontece esta semana em São Francisco, na Califórnia. De acordo com reportagem do The Verge, a plataforma de jogos da gigante de buscas está “se expandindo de forma significativa para iOS”. Basta que os desenvolvedores optem por integrar o serviço com os jogos do Google Play, abrindo caminho para a multi-plataforma.

É bom lembrar que o Google Play já permite tal integração, ainda que precária: usuários do iOS podem usar um plug-in para algumas engines de jogos e que tal recurso deve ser atualizado em breve já com o recurso multi-jogador. Mas a iniciativa do Google pode “oficializar” um novo nicho de mercado ao se expandir para outras plataformas, facilitando a vida dos seus usuários e democratizando a jogabilidade online.

A novidade do Google Play cai como uma luva em outra boa nova do setor, veiculada pelo próprio The Verge no início do mês. A Microsoft planeja expandir a Xbox Live para plataformas móveis, justamente para facilitar os jogos de competição e multi-jogador – em uma forma de interação com listas de amigos. Usuários do Windows Phone já desfrutam de alguns recursos, mas a expectativa é que a mudança da Microsoft contemple também o iOS e o Android.

Ainda de acordo com o The Verge, a decisão do Google de expandir as capacidades multi-jogador para abarcar o iOS, além da novidade similar anunciada pela Microsoft, pode abrir caminho para uma grande mudança no modo pelo qual os três grandes sistemas operacionais móveis da atualidade vão se voltar aos jogos. O site AndroidGuys, dedicado à plataforma do Google, analisou que as mudanças podem atrair mais desenvolvedores, melhorando a experiência dos usuários e envolvendo ainda mais a comunidade online.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.