Family Sharing do Steam está disponível para todos e nós ensinamos a utilizá-lo

Por Sérgio Oliveira
photo_camera Reprodução/Steam

A Valve anunciou que o Steam Family Sharing, recurso que permite aos jogadores compartilhar jogos com amigos e familiares, está disponível para todos os usuários da plataforma Steam.

Segundo informações do próprio site do famoso serviço de distribuição de jogos digitais, o recurso permitirá ao usuário compartilhar a biblioteca de jogos de um usuário com até cinco outras contas e em até 10 dispositivos. A novidade há muito era aguardada pelos usuários da plataforma que não conseguiram participar do Beta anunciado pela Valve no mês de setembro do ano passado.

Agora, com o recurso disponível para todos, será possível acessar e desfrutar da biblioteca de jogos daquele seu amigo que tem todos os títulos mais quentes do momento. Apesar disso, a Valve alerta que "por limitações técnicas, alguns jogos do Steam não poderão ser compartilhados", dando como exemplo jogos que exigem chaves seriais ou inscrições em serviços de terceiros para funcionar.

Para aqueles que desejam utilizar o recurso e até agora não sabem como ativá-lo, nós preparamos um passo-a-passo que mostra não só como fazer isso, mas também como pedir acesso e jogar títulos de outros amigos. Confira:

Passo 1

O primeiro passo para ativar o Steam Family Sharing é, claro, ter o Steam instalado no seu computador. Se você não utiliza o serviço há algum tempo e o desinstalou da sua máquina, poderá baixá-lo aqui.

Passo 2

Após realizar a instalação, abra o Steam e acesse o serviço com suas credenciais. Com a janela principal do Steam aberta, vá até o menu superior do programa, clique em "Steam" e selecione a opção "Configurações".

Uma vez autenticado, acesse o menu de configurações do Steam

Uma vez autenticado, acesse o menu de configurações do Steam

Passo 3

Na janela de configurações que se abre, acesse a aba "Família e compart." no lado esquerdo do menu. Na tela, pressione o botão "Autorizar Computador" para autorizar o acesso à sua biblioteca de jogos naquele computador para outros usuários.

Autorize o compartilhamento de jogos no computador em questão clicando no botão

Autorize o compartilhamento de jogos no computador em questão clicando no botão "Autorizar Computador"

Esse é um ponto um pouco controverso e que causa dúvidas na maioria dos usuários, que acreditam poder disponibilizar sua biblioteca de jogos a quaisquer amigos através da internet. A coisa, infelizmente, não funciona desse jeito.

Ao clicar no botão e autorizar o computador, você está dizendo que seus jogos poderão ser compartilhados com outras contas que acessarem o Steam naquele computador. O inverso também se aplica: você também só poderá acessar jogos de amigos que se autenticarem no Steam no seu computador e autorizarem o uso dele para tal.

Além disso, seus jogos só serão compartilhados com os usuários que você marcar como "Conta Autorizada" na caixa indicada na imagem abaixo. O mesmo serve se você quiser desfrutar da biblioteca de jogos de algum amigo: eles só aparecerão na sua biblioteca se o amigo marcar você nessa caixa no seu computador.

Você só poderá compartilhar jogos com amigos que também tenham autenticado no seu computador e autorizado o compartilhamento de jogos com você. Caso eles tenham feito isso, o nome deles aparecerá nessa lista. No caso da imagem, nenhum amigo compartilhou jogos na máquina em questão.

Você só poderá compartilhar jogos com amigos que também tenham autenticado no seu computador e autorizado o compartilhamento de jogos com você. Caso eles tenham feito isso, o nome deles aparecerá nessa lista

Após realizar todas as modificações necessárias, confirme-as e reinicie o Steam.

"E se eu quiser compartilhar jogos com amigos que não moram comigo?"

A resposta é simples, porém desagradável: você terá que convidá-lo a se deslocar até a sua casa para que ele faça login no seu computador com as credenciais dele e autorize o compartilhamento dos jogos com você.

Por mais tentador que seja desfrutar da biblioteca de um colega – e por mais tempo que você o conheça –, evite fornecer as suas credenciais para ele. Caso não haja nenhuma possibilidade de você visitá-lo – ou o oposto –, opte pela utilização de softwares de acesso remoto para acessar o computador do amigo e autorizar o compartilhamento da sua biblioteca no computador dele e vice-versa. São inúmeras as opções disponíveis no mercado, tais como o TeamViewer, LogMeIn Free e UltraVNC.

Limitações

Embora o processo seja extremamente simples e encoraje muitos a saírem por aí autorizando os computadores de amigos e familiares, o Steam impôs algumas restrições para frear o compartilhamento dos jogos. Ao todo, um usuário só poderá autorizar até 10 computadores, tendo que desautorizar um deles caso queira autorizar um 11º. Além disso, só é possível compartilhar a biblioteca com até 5 amigos simultaneamente. Caso surja um 6º amigo, será exigida a desautorização de um dos cinco elementos anteriores.

Quanto à jogatina, a Valve bateu o pé e definiu que um game não poderá ser jogado por duas ou mais pessoas ao mesmo tempo. Ou seja, se um amigo seu estiver jogando o BioShock Infinite que você compartilhou e outro tentar acessá-lo, o primeiro deles receberá um aviso e poderá decidir se deseja abrir caminho para o segundo jogar ou não. Caso essa segunda pessoa seja você, então poderá optar por esperar seu amigo terminar a partida ou "expulsá-lo" do jogo.

Além disso, tome cuidado com quem você compartilha seus jogos. Caso um dos seus colegas utilize algum dos seus jogos para cometer fraudes ou qualquer atividade considerada ilícita, sua conta correrá o risco de perder o acesso ao recurso e/ou poderá ser banida dos servidores da Valve. Portanto, seja cauteloso, sempre.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.