Desenvolvedora de BioShock está fechando as portas

Por Redação | 18 de Fevereiro de 2014 às 17h11

A notícia pegou os fãs de video game de surpresa. O criador de BioShock, Ken Levine, anunciou no site oficial da desenvolvedora Irrational Games que a empresa estará fechando as portas em breve. Ele próprio, responsável pela saga desde seu primeiro game, também a estará abandonando para se focar em projetos menores e mais autorais.

Para explicar o fim súbito do estúdio que entregou um dos melhores jogos do ano passado, Levine deu uma olhada para o passado. Segundo ele, em comunicado oficial, sua vontade agora é criar um jogo bem diferente daqueles em que esteve trabalhando até agora, com uma equipe menor e criando uma relação mais direta com os jogadores.

De forma a seguir essa ideia, então, o designer optou pelo fechamento da Irrational Games, a empresa que ele mesmo ajudou a fundar em 1997 e que, desde 2006, é uma subsidiária da distribuidora Take-Two. Levine permanece junto à empresa junto com 15 funcionários da desenvolvedora, enquanto todos os outros serão dispensados.

O último trabalho da empresa será o segundo episódio de Burrial at Sea, série de DLCs de BioShock Infinite. O destino da franquia, agora, está nas mãos da Take-Two que, por enquanto, não se pronunciou sobre novos episódios da saga nem pelas mãos de qual estúdio ela será conduzida daqui em diante.

Por outro lado, Levine deu alguns detalhes sobre seu próximo jogo. Sem falar em enredo, consoles nem jogabilidade, ele afirmou apenas que deseja criar uma experiência essencialmente narrativa, que faça com que os jogadores retornem diversas vezes àquele universo. Seguindo o padrão de títulos independentes e menores, será um jogo exclusivamente digital, liberado apenas por download.

Na mesma medida em que BioShock Infinite foi um dos melhores jogos de 2013, ele também teve um desenvolvimento caro e altamente turbulento. O game chegou às lojas em março do ano passado após uma série de adiamentos e cortes de funções, como a de um modo multiplayer.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.