6 melhores controles alternativos para PS5
Por Diego Corumba |

Jogar no PS5 com o DualSense é espetacular, mas há jogadores que buscam uma experiência diferenciada em seus títulos. Seja com funções extras ou versões próprias para certos gêneros, como os volantes de corrida, é possível ter em mãos um patamar superior ao controle básico.
- 10 jogos mais longos para serem concluídos
- História de novela: PlayStation nasceu da traição da Nintendo à Sony
Independentemente do seu estilo e do que joga, há diversas opções disponíveis para que possa se divertir mais. Isso sem mencionar a participação em competições, tanto presencialmente quanto em grandes torneios online — que podem se beneficiar ainda mais destes acessórios.
Para te ajudar a ver as melhores disponíveis, confira os 6 controles alternativos que vão te trazer um desempenho aprimorado nos jogos e conforto:
6. Hori Fighting Commander OCTA
Se você joga Street Fighter 6, Tekken 8, Mortal Kombat 1 ou outros títulos emblemáticos de luta no PS5, o controle Hori Fighting Commander OCTA pode ser a opção ideal para mergulhar no cenário competitivo. Ele é um modelo com fio, para ter zero latência e responder de imediato aos comandos.
Sem a presença do analógico direito, ele se favorece deste espaço extra para trazer 6 botões grandes — com triângulo, círculo, X e quadrado e traz R1 e R2 para a face frontal, o que remete aos clássicos fliperamas. Ainda que incrível para o gênero, em games FPS e de aventura este design se torna um problema e pode trazer até uma performance menor.
5. Victrix Pro BFG
Este é o controle convencional mais versátil, com um design modular que permite trocar literalmente todos os seus botões de lugar. É possível até transformar o ]Victrix Pro BFG em um fightpad, o que pode te ajudar a usar em games de luta e depois alterná-lo para o posicionamento comum em outros títulos.
Também dá para inverter o analógico esquerdo, para deixar o controle de PS5 mais próximo ao design visto nos modelos do Xbox. Apesar de ter uma bateria ótima que suporta até 20 horas e os clutch triggers, ele peca justamente na parte da vibração: ela simplesmente não existe no modelo.
4. Thrustmaster T248
Os fãs de jogos de corrida podem recorrer ao volante Thrustmaster T248 como uma opção aprimorada que os levará ao pódio de cada disputa. O grande destaque dele é a presença do Force Feedback Híbrido, que permite uma simulação de direção superior a qualquer controle disponível no mercado.
Apesar de ser considerado uma versão de “entrada”, ele possui muitas funções premium: um display para checar marcha e velocidade, assim como acompanha os pedais magnéticos. De forma similar ao controle produzido para os jogos de luta, se tentar utilizá-lo em títulos que não sejam do gênero proposto, pode não trazer o mesmo desempenho nas experiências.
3. Controle Access
O controle Access é um kit modular, desenhado para jogadores com deficiências físicas. Ele possui um formato circular plano que pode ser usado em cima de uma mesa ou bandeja de cadeira de rodas e permite que o usuário troque todos os botões, ajuste a distância do analógico e muito mais.
Ele elimina a necessidade de segurar o controle ou de realizar movimentos finos e rápidos com os dedos, barreiras comuns para pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, ele permite o "modo cooperativo", onde dois controles Access e um DualSense podem ser usados simultaneamente como se fossem um único controle virtual.
2. Battle Beaver
Um dos controles favoritos entre os pro players de Call of Duty, os Battle Beaver são modelos altamente personalizados para as necessidades do jogador. O grande destaque é a presença dos Smart Triggers e Smart Bumpers, que substituem o comando por um “clique” digital instantâneo.
Outro ponto forte do acessório é a presença dos botões traseiros, que saem dos tradicionais gatilhos — o que evita que aperte eles acidentalmente e o deixa com um visual mais clean. O ponto negativo é que você tem de personalizá-lo do zero, o que também amplia o tempo de espera (afinal de contas, cada um é produzido separadamente) e seu preço.
1. Razer Wolverine V2 Pro
O controle de PS5 Razer Wolverine V2 Pro é focado no desempenho competitivo e é um dos melhores que poderá encontrar para diversos títulos. Ele se destaca pela inclusão de 6 botões remapeáveis extras, assim como o seu layout similar ao visto nos modelos do Xbox e iluminação RGB Razer Chroma.
Além disso, ele traz switches Mecha-Tactile, que dão a sensação de clique como um periférico mecânico — muito mais veloz que os botões de membrana comuns. Apesar disso, o seu preço é muito elevado (ele é considerado um modelo premium) e não possui vibração para não atrapalhar o rendimento dos jogadores de esports.
As melhores alternativas para o controle de PS5
Além de todos estes controles de PS5, a própria Sony também tem uma alternativa para o seu controle básico. O DualSense Edge traz funções como o sensor háptico e aliam a personalização ao alto rendimento, o que atrai muitos jogadores ao redor do planeta.
Caso queira 6 alternativas para o acessório oficial do PlayStation, busque:
- Razer Wolverine V2 Pro
- Battle Beaver
- Controle Access
- Thrustmaster T248
- Victrix Pro BFG
- Hori Fighting Commander OCTA
Leia também no Canaltech: