5 dicas para se dar bem nas promoções do Steam

Por Durval Ramos | 25.11.2015 às 15:40

Chegou aquela época do ano em que a mão da compra começa a tremer, a carteira já começa a chorar de desespero pelos gastos que estão por vir e qualquer troco de bala pode se transformar em um jogo novo para a sua coleção. Afinal, como ficar indiferente ao tradicional período de ofertas do Steam? Para muitos, trata-se de uma tarefa impossível, e exatamente por isso este é um momento bastante perigoso.

Como acontece todos os anos, a Valve preparou mais uma bela seleção de jogos em promoção para PC, trazendo vários títulos com descontos tentadores, além de DLCs, bundles e outras ofertas que somente quem está habituado a jogar nos computadores sabe que é possível. Sabe aquele game que você estava pensando em pegar, mas ficou se enrolando ao longo de todo o ano? Pois ele pode aparecer por menos da metade de seu preço original.

Contudo, tantas vantagens também podem esconder algumas armadilhas. Não que o Steam vá enganar os jogadores de alguma forma, mas a quantidade de ofertas pode seduzir demais os consumidores menos cautelosos. As promoções oferecidas pela Valve são uma ótima forma de aumentar sua coleção, mas exigem bastante atenção, paciência e cuidado para evitar qualquer surpresa no final do mês.

Assim, para que você possa aproveitar ao máximo todos esses descontos, selecionamos algumas dicas para ajudá-lo a não gastar demais e a se localizar em meio àquele mar de porcentagens e cortes de preços que o aguarda no Steam.

Não se desespere

A dica de ouro para aproveitar as ofertas do Steam é ter paciência. Como estamos falando de jogos digitais, isso significa que o estoque não vai acabar e você não precisa se desesperar em comprar tudo aquilo que aparecer na sua frente logo no primeiro dia. Como dito, as ofertas começam a ser exibidas nesta quarta-feira (25), mas vão se estender ao longo dos próximos dias e você vai ter tempo de sobra para vasculhar a biblioteca da loja com um pouco mais de calma em busca de ofertas.

Além disso, procure aquilo que você vá realmente vá jogar. É bem comum que os jogadores se empolguem com as ofertas e saiam comprando tudo o que está barato, mas nunca conseguem jogar nem uma pequena parcela disso tudo. Assim, controle o impulso consumista e pegue somente aquilo que já estava nos seus planos. Se você precisar pensar duas vezes sobre um game, é porque ele não é sua prioridade e não vale a pena ser adquirido.

Promoção Steam

Também não se deixe levar pelos cards que a Valve criou e nem pelas pequenas gincanas que a empresa traz de vez em quando. Tanto as cartas quanto esses joguinhos servem apenas para fazer a comunidade se empolgar com títulos menores ou de qualidade duvidosa que, em condições normais, passariam batidos pela grande maioria dos jogadores.

Determine um limite

Com tantas ofertas, é realmente difícil se segurar, e todos os descontos parecem promissores. No entanto, lembre-se que as promoções do Steam servem para fazê-lo economizar e não gastar mais do que deveria. Assim, exercite o autocontrole e segure o cartão de crédito, caso contrário você vai gastar muito dinheiro em games que você nunca vai jogar e todo o propósito dessas ofertas vai por água abaixo.

Assim, antes de sair à caça do próximo game, determine um limite do quanto você quer investir nessa brincadeira. O valor vai depender de quantos jogos você tem na sua lista de desejos e até de sua situação financeira atual. O importante é que você coloque um teto para suas compras para que a fatura do seu cartão de crédito não vá às alturas.

Promoção Steam

Uma boa maneira de fazer isso é colocar crédito na sua carteira do Steam. A loja da Valve conta com um sistema de fundos para as contas e você pode adquirir esse dinheiro virtual para fazer suas compras. Assim, você se restringe a gastar somente aquilo que foi proposto inicialmente e não corre o risco de extrapolar.

Além disso, a carteira é bastante útil para quem depende do boleto, já que evita que você precise ir ao banco ao longo de toda a semana pagar cada um dos novos jogos comprados.

Hora de garimpar

Nenhum tesouro é encontrado logo de cara, e no Steam a lógica é a mesma. Ainda que a Valve estampe a tela inicial de sua loja com vários descontos e promoções, tenha cuidado! O grande segredo dessas ofertas de fim de ano é saber aproveitar o maior corte de preço possível e, na grande maioria dos casos, é preciso explorar o Steam e conhecer seus truques para saber quando isso acontece.

A primeira dica nesse sentido é não se deixar enganar por qualquer etiqueta de 50 ou 60% de desconto. Na verdade, os menores preços que você vai encontrar são nas ofertas diárias e nas ofertas relâmpago. Se o jogo que você está procurando não aparecer em uma dessas categorias, siga esperando até o último dia, pois nunca se sabe quando vai dar a louca no patrão.

Promoção Steam

Já em relação aos demais, fique de olho. Qualquer usuário do Steam sabe que a loja sempre traz descontos em vários de seus títulos, então pode ser que aquela etiquetinha tão chamativa seja apenas mais uma entre tantas e não a verdadeira oportunidade que você estava esperando. Lembra-se: é tudo um truque para fazê-lo gastar um pouco mais. Concentre-se naquilo que realmente vale a pena.

Uma boa forma de garimpar o serviço é a partir de sites especializados nesse tipo de coisa. Um dos mais conhecidos é o Steam Database, que lista todas as alterações feitas pela Valve em seu catálogo. O site mostra quais os jogos estão com desconto e qual o menos preço que ele já obteve. Esse pode ser um excelente guia para saber se o valor que você encontrou é mesmo o mais vantajoso ou se é melhor esperar um pouco mais.

Promoção Steam

Vasculhe um pouco mais e saiba a hora de atacar

Olhou com calma tudo o que está em promoção? Então está na hora de dar aquela segundo analisada, desta vez naquilo que é do seu interesse. Algo que pouca gente se toca nessas promoções é que, às vezes, o desconto que aparece em destaque nem sempre é a melhor escolha.

Em alguns casos, apesar do corte significativo no preço final, vale muito mais a pena dar uma olhada nos DLCs e nos bundles do jogo em questão. Assim, você não só consegue o game mais barato como ainda consegue aproveitar todos os demais conteúdos com um valor tão atraente quanto.

Promoção Steam

Outra dica importante é não entrar em desespero caso tenha perdido algumas das ofertas diárias e relâmpago. O Steam costuma sempre fazer um apanhado dos games mais populares e traz os descontos de volta nos últimos dias de promoção. Assim, ao invés de ficar bravo e comprar aquele jogo quando ele ficar mais caro, engula o choro e espere pelo seu retorno. Um bom caçador do Steam sabe a hora exata de atacar.

Esqueça os lançamentos

Fallout 4 é mesmo um excelente jogo. Metal Gear Solid V: The Phantom Pain segue como um dos melhores games do ano e Assassin’s Creed: Syndicate está bastante divertido. No entanto, pode tirar esses jogos da sua lista de desejos, pois é bem pouco provável que eles ou qualquer outro lançamento apareça com a etiqueta de promoção. Como é de costume no Steam, os títulos que entram em promoção são aqueles um pouco mais antigos. Assim, veja esse momento como a oportunidade de tirar o atraso com aqueles games que passaram batido ao longo do ano ou que você apenas deixou para conferir depois.

Sem se preocupar em pegar os lançamentos, as promoções de final de ano da Valve se tornam bem mais interessantes e também a oportunidade ideal para descobertas de títulos menores. Se estiver dentro do seu orçamento e você achar que vai conseguir jogar, dê uma chance àquele game independente que todo mundo falou muito bem, mas que você não foi atrás por falta de dinheiro. As chances de encontrar um tesouro em meio a tudo isso são bem grandes.

Fontes: Life Hacker, UOL Jogos, Steam Database, Ben's Bargains, Forbes