3 maneiras simples de ver a taxa de quadros por segundo (FPS) de um jogo

Por Douglas Ciriaco

Se você joga em um PC, é provável que já tenha desejado ver a quantidade de quadros por segundo (ou frames per second, FPS, em inglês) a que um game roda em sua máquina. Porém, se você não encontrou nenhuma opção do tipo nas configurações do jogo, aqui vão algumas dicas de como obter esta informação.

Ao todo, são três aplicativos diferentes que você pode usar — e dois deles é bem provável que você já tenha instalado em sua máquina, especialmente se você tem o costume de usá-la para a jogatina. Vamos lá.

1. NVIDIA GeForce Experience

Se você tem uma placa de vídeo da NVIDIA em seu computador e ela tem suporte para ShadowPlay, verificar a taxa de quadro por segundos é bem simples. Vá até o site oficial da NVIDIA e faça o download do GeForce Experience, programa que vai gerenciar o ShadowPlay. O foco principal deste software é capturar imagens do seu jogo, mas exibir a quantos FPS ele roda também é uma de suas funções.

Para isso, abra o aplicativo GeForce Experience e vá até as configurações. Lá, verifique se o menu ShadowPlay está disponível à esquerda, então acesse-o e clique sobre a opção “Contador de FPS”. Escolha o canto da tela no qual ele será exibido e pronto.

Contador de FPS

Repare que é possível definir um atalho do teclado para exibir ou ocultar esta informação durante a reprodução de um jogo.

2. Steam

O Steam, uma das principais plataformas de venda e distribuição digital de jogos da atualidade, também conta com uma função nativa para verificação da taxa de quadros por segundo de um game. Isso quer dizer que se você roda um jogo usando o Steam, não precisa de qualquer outro programa para visualizar esta informação.

Abra o Steam, clique sobre o menu “Steam” e acesse as configurações do programa. Lá, vá até o menu “Em jogo” e ative a opção “Contador de quadros por segundo (FPS)”. Clique sobre o menu em cascata e defina qual deverá ser a sua localização.

Contador de FPS

Se desejar, ative o modo de alto contraste marcando a opção “Cor em alto contraste”, o que ajuda a tornar o contador mais visível.

3. Fraps

O Fraps é um programa especializado em captura de imagens (estáticas ou de vídeo) de jogos e outras reproduções. Ele é pago, mas oferece alguns recursos gratuitamente — entre eles, o contador de FPS. Então, vá ao site oficial do programa e faça o download.

Após a instalação, abra o aplicativo e vá até a aba “FPS” e marque a opção “FPS”.

Contador de FPS

No lado direito da tela é possível definir qual tecla será usada como atalho para exibir e ocultar o contador. Além disse, você também usa esta mesma área para definir qual canto do monitor vai apresentar o indicador.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.