15 anos de seca: Xbox não disputa prêmio de Jogo do Ano desde 2010
Por Gabriel Cavalheiro • Editado por Jones Oliveira |

Nesta segunda-feira (17), o criador e apresentador Geoff Keighley revelou os indicados ao The Game Awards 2025, incluindo a categoria máxima, a de Jogo do Ano (GoTY). Apesar de o número de jogos independentes na categoria saltar aos olhos, os indicados marcam outro problema: a ausência do Xbox entre as indicações ao GOTY.
O ano de 2025 foi o mais movimentado para jogos first-party e exclusivos da Microsoft (Xbox e PC): ao menos 11 títulos foram desenvolvidos ou publicados pelos estúdios do Xbox.
No entanto, nenhum ganhou projeção para chegar à categoria máxima, e isso não é de hoje. Em uma publicação no X, o usuário Nick_Marseil compartilhou uma imagem mostrando todos os títulos exclusivos da Nintendo, PlayStation e Xbox indicados ao Jogo do Ano desde 2013.
Nota-se que o Xbox não contou com nenhum indicado exclusivo no período, o que deve ser ainda mais difícil hoje em dia, visto que poucos jogos mantêm algum tipo de exclusividade em plataformas da Microsoft.
Na verdade, o buraco é muito mais embaixo: desde 2010 (quando o The Game Awards se chamava Spike Game Awards), com Halo: Reach, a marca não conta com um exclusivo disputando o prêmio de melhor do ano. O aclamado FPS concorreu contra Call of Duty: Black Ops, God of War III, Mass Effect 2, mas acabou perdendo para Red Dead Redemption.
Vale ressaltar que há um claro viés na publicação de Nick_Marseil, principalmente levando em conta que a Microsoft está abandonando a estratégia dos exclusivos.
Se levarmos em conta os jogos produzidos por estúdios do Xbox adquiridos há pelo menos um ano antes do lançamento, temos Psychonauts 2, da Double Fine Productions, indicado a Jogo do Ano no The Game Awards 2021 (incluido em uma postagem posterior do usuário). Claro que, com Psychonauts 2, o número de jogos do Xbox indicado ao GOTY subiu de um para dois, o que segue bem abaixo da concorrência.
Outro fator importante é que, historicamente, o The Game Awards não indica jogos de corrida ao Jogo do Ano, o que pode ter atrapalhado os planos de Forza Horizon 5, também lançado em 2021 e com a segunda maior média no Metacritic daquele ano.
Indicados ao The Game Awards 2025 estão no Xbox Game Pass
Apesar da falta de exclusivos e first-parties do Xbox indicados ao Jogo do Ano, a Microsoft contou com várias indicações de seus jogos em outras categorias. A editora somou 10 indicações no total, e entre elas estão:
- DOOM: The Dark Ages: Melhor Jogo de Ação e Aventura, Inovação em Acessibilidade;
- Indiana Jones and the Great Circle: Melhor Performance – Troy Baker, Melhor Jogo de Ação e Aventura;
- South of Midnight: Melhor Jogo de Impacto, Inovação em Acessibilidade;
- Ninja Gaiden 4: Melhor Jogo de Ação e Aventura;
- Avowed: Melhor RPG;
- The Outer Worlds 2: Melhor RPG.
Há também uma vasta gama de indicados na premiação presentes no Xbox Game Pass, incluindo o favorito do The Game Awards 2025, Clair Obscur: Expedition 33. Além do JRPG da Sandfall Interactive, temos:
- Atomfall;
- Ball X Pit;
- Blue Prince;
- Hollow Knight: Silksong;
- League of Legends;
- Lost Records: Bloom & Rage (em breve);
- No Man's Sky;
- Rematch;
- The Alters.
Vale lembrar que esta lista também inclui todos os indicados que foram publicados ou desenvolvidos pelo Xbox, visto que esses jogos entram no Xbox Game Pass no lançamento.
Leia também no Canaltech:
- Xbox Game Pass recebe indicado ao The Game Awards 2025 e Fortnite Crew
- Game Pass: quais as diferenças entre os planos de assinatura?
- Ainda vale a pena assinar o Xbox Game Pass no Brasil?
Vídeo: O Game Pass do Xbox não faz mais sentido!