Publicidade

10 vezes que a Rockstar adiou jogos como GTA e Red Dead Redemption

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Take-Two Interactive
Divulgação/Take-Two Interactive

Engana-se quem pensa que GTA 6 foi o primeiro grande jogo da Rockstar Games a ser adiado. Na verdade, a desenvolvedora tem um vasto histórico de adiar seus jogos, o que pode ser uma excelente notícia para quem está ansioso pelo próximo GTA.

Isso porque, quando lemos adiamentos e Rockstar na mesma frase, sabemos que o resultado vai ser nada menos que perfeito, visto todos os títulos anteriores da desenvolvedora que superaram seus limites depois de sofrer atrasos. Desde Cyberpunk 2077, os próprios jogadores estão cada vez mais compreensivos com adiamentos de jogos, afinal quem quer jogar uma bomba cheia de bugs?

Neste contexto, o Canaltech reuniu algumas vezes em que a Rockstar adiou jogos como GTA e Red Dead Redemption. Na maioria dos casos, adiamentos significam mais tempo de polimento, o que pode levar a um jogo ainda melhor que um título lançado antes, mas com problemas severos.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

10. GTA III

O primeiro grande game da Rockstar Games adiado foi GTA III, que foi atrasado após o ataque às Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001. O título foi adiado em três semanas, de 2 de outubro a 22 de outubro do mesmo ano do atentado.

O escritório da Rockstar em Nova York ficava próximo ao World Trade Center, o que teria causado problemas de comunicação e logística visto que a área foi muito abalada pelo ataque. A desenvolvedora também sentiu a necessidade de revisar conteúdos que remetessem ao incidente de alguma forma. Como se tratava de um jogo longo, esta revisão levou tempo para ser concluída conforme explicou o Vice-Presidente de Marketing na época, Terry Donovan.

9. GTA: Vice City

Após o adiamento de GTA III devido ao 11 de setembro, foi a vez de GTA: Vice City sofrer com atrasos, no entanto, por um motivo muito mais leve que um atentado: logística. Demorou alguns anos para que os jogos começassem a ser distribuídos em larga escala por meios digitais. Até esta virada de chave na 7ª geração, o único meio de jogar um título de console era por meio da mídia física, que sofre para se manter viva nos dias de hoje.

Neste cenário as produtoras precisavam fabricar cópias para o lançamento de jogos. No entanto, a Rockstar Games percebeu que a demanda por GTA: Vice City estava alta demais, o que levou a produtora a adiar o título em uma semana para produzir mais cópias, garantindo assim que houvesse estoque suficiente do jogo.

Continua após a publicidade

8. GTA: San Andreas

GTA: San Andreas foi outro que sofreu um curto adiamento de uma semana, de 19 para 26 de outubro de 2004 na América do Norte. A decisão da Rockstar foi justamente para dar um polimento extra no título. O jogo já estava em produção há dois anos.

Não se sabe ao certo qual era o estado do jogo antes do adiamento. Tudo o que sabemos é que GTA: San Andreas marcou para sempre a geração do PlayStation 2, em especial no Brasil onde era possível acessar diversas versões do título. No fim ,GTA San: Andreas vendeu mais de 20 milhões de unidades.

Continua após a publicidade

7. GTA: Vice City Stories

Não foi apenas nos consoles que a franquia GTA sofreu atrasos. Em 2006, Grand Theft Auto: Vice City Stories paqra o PSP foi adiado em duas semanas, saindo de 17 para 31 de outubro na América do Norte e um período ainda maior na Europa.

O mais estranho sobre esse adiamento é que a Rockstar Games não revelou o motivo para ele ter acontecido de fato. Muitos especulam que foi apenas uma questão de polimento, como em GTA: San Andreas em 2004.

Continua após a publicidade

6. GTA: Chinatown Wars

Diferente de Vice City Stories, GTA: Chinatown Wars sofreu um adiamento ainda maior. O título do Nintendo DS estava previsto para sair em algum momento entre o último trimestre de 2008 e janeiro de 2009, no entanto, chegou só dois meses depois. GTA: Chinatown Wars saiu para o DS em 17 de março de 2009.

Um dos motivos apontados para o adiamento foi a complexidade do jogo para o hardware da Nintendo. Apesar de ser aclamado pela crítica na época e conquistar a primeira posição entre os jogos mais bem avaliados no Metacritic, GTA: Chinatown Wars vendeu abaixo do esperado.

Continua após a publicidade

5. GTA 4

Na era HD, a Rockstar Games estava muito animada em levar a franquia GTA a outro patamar no PlayStation 3 e Xbox 360. Foi neste terreno que surgiu GTA 4, que sairia em outubro de 2007 antes de sofrer um atraso de seis meses e chegar apenas em abril de 2008 nos consoles.

Naquela altura do campeonato, a produtora enfrentava muitos desafios na transição entre a 6ª e a 7ª geração de consoles. Além disso, a Rockstar optou por abandonar a antiga engine RenderWare. O co-fundador da Rockstar, Sam Houser, na época afirmou que o jogo estava levando o hardware de nova geração ao limite e que o time da Rockstar em Edimburgo contou com o apoio de engenheiros da Sony e Microsoft para "otimizar criativamente" GTA 4.

Continua após a publicidade

4. Red Dead Redemption

Os adiamentos não ficaram apenas em GTA. Red Dead Redemption foi outra franquia da Rockstar que sofreu com atrasos pontuais para atender o pedigree do estúdio, embora o jogo de faroeste lançado em 2010 tenha sido atrasado por um período mais curto que o de GTA: Chinatown Wars.

A desenvolvedora se focou na qualidade do produto e polimento, o que naquela altura já havia se tornado um padrão da Rockstar Games. O título que sairia no fim de abril de 2010 foi movido para maio do mesmo ano. Ou seja, nem doeu!

Continua após a publicidade

3. GTA 5

Sem nenhuma surpresa, o segundo jogo mais vendido de todos os tempos, GTA 5, também foi alvo de adiamento por parte da Rockstar. O título chegou no finzinho da 7ª geração de console com previsão de lançamento inicial para outono (do Hemisfério Sul) de 2013. A data não se concretizou, com a empresa vindo a público pedir desculpas para os jogadores e explicando que GTA 5 era massivamente ambicioso e complexo, e que, por isso, precisava de mais polimento.

O jogo chegou quatro meses mais tarde, em 17 de setembro de 2025. A decisão de adiar GTA 5 se mostrou uma excelente escolha com o passar dos anos. GTA 5 se tornou que mais rapidamente chegou US$ 1 bilhão em receita e atualmente ocupa a posição de segundo jogo mais vendido de todos com 220 milhões de unidades comercializadas. Isso sem falar na fatídica versão para PCs, que inicialmente chegaria no fim de 2014 e passou por diversos adiamentos até abril de 2015. 

Continua após a publicidade

2. Red Dead Redemption 2

Red Dead Redemption retorna à lista de jogos adiados pela Rockstar com a prequel lançada em 26 de outubro de 2018. Inicialmente, a produtora esperava lançar Red Dead Redemption 2 na primavera de 2017, mas foi adiado para o último trimestre de 2018 e finalmente para data final.

Em ambos os adiamentos, a Rockstar Games reforçou a necessidade de atrasar Red Dead Redemption 2 para garantia der qualidade e tempo extra de polimento. A paciência dos fãs se mostrou um enorme resultado. O jogo de faroeste protagonizado por Arthur Morgan tornou-se um dos jogos mais bem quistos de todos os tempo, graças ao seu nível gráfico e de detalhes.

Continua após a publicidade

Mesmo quase oito anos depois, jogadores seguem descobrindo novos mistérios de Red Dead Redemption 2, como o segredo das teias de aranha em 2026.

1. GTA 6

Depois de tantos adiamentos, chegamos ao GTA 6, planejado para 19 de novembro de 2026. Originalmente, o jogo megalomaníaco da Rockstar estava previsto para a primavera de 2025, o que causou um verdadeiro apagão de lançamentos de jogos no 2º semestre do ano passado, com as desenvolvedoras tentando ao máximo não bater de frente com o lançamento.

Isso seguiu até maio de 2025, quando a Rockstar adiou GTA 6 para 26 de maio de 2026 e lançou um segundo trailer do jogo.

Continua após a publicidade

Seis meses depois, em novembro de 2025 a Rockstar Games lançaria outra bomba: GTA 6 agora chega em 19 de novembro de 2026, desta vez sem um novo trailer ou qualquer coisa do tipo. Muitos apostam que esse é o último atraso que GTA 6 sofrerá, visto que Red Dead Redemption 2 também sofreu dois adiamentos antes do seu lançamento final.

No entanto, algumas figuras importantes da indústria dos games, como o jornalista da Bloomberg, Jason Schreier, não acreditam que o jogo chega em 2026. Segundo Schreier, nem mesmo a Rockstar acredita firmemente na nova data de lançamento. O CEO da Take-Two, Strauss Zelnick, repetiu que a empresa busca a "perfeição criativa" e só lança quando o produto está otimizado.

Seja como for, a produtora já tem um vasto histórico de adiamentos que no final das contas resultou em jogos que marcaram gerações. A expectativa é que GTA 6 seja o maior lançamento de um título para consoles de todos os tempos, apesar desse hype ser inflado frequentemente com vazamentos falsos e montagens de IA.

Esses são os 10 jogos que a Rockstar Games já adiou:

  1. GTA 6
  2. Red Dead Redemption 2
  3. GTA 5
  4. Red Dead Redemption
  5. GTA 4
  6. GTA: Chinatown Wars
  7. GTA: Vice City Stories
  8. GTA: San Andreas
  9. GTA: Vice City
  10. GTA III

Leia também no Canaltech: