10 jogos incríveis que se passam no Brasil
Por Diego Corumba |

Seja diante do Cristo Redentor, em meio à Avenida Paulista ou no meio da Floresta Amazônica, o Brasil sempre é retratado em filmes, séries, livros, poemas e outras obras de arte. Claro, o mesmo pode ser visto nos jogos e nas diversas experiências presentes nos videogames.
A indústria de games ama a imagem do nosso país, seja pelas nossas belezas naturais ou pelo caos urbano. Mas você sabe quais títulos foram além do óbvio e mergulharam na cultura verde e amarela?
Aqui no Canaltech separamos para vocês 10 jogos que se passam no Brasil, com a presença de nossa cultura de algum modo exposta para todo o planeta. Você já jogou algum deles? Confira abaixo os títulos que trazem nossas maravilhas (e problemas) nacionais:
10. Green Hell
O título Green Hell (2019) foi produzido pela Creepy Jar e leva os jogadores diretamente para o meio da floresta amazônica. A experiência tem como objetivo te levar ao limite para sobreviver aos seus terrores.
Sem comida, equipamento ou esperança, você tem de explorar a selva neste jogo de sobrevivência. Além disso, tem de equilibrar a sua sanidade mental para lidar com problemas como os parasitas, infecções, fome, sede, tribos indígenas hostis e outros desafios.
9. A.I.L.A.
O lançamento mais recente desta lista, A.I.L.A. (2025) te faz mergulhar em uma São Paulo futurista e completamente tomada pela tecnologia. Como um testador de jogos, você tem de experimentar um óculos de realidade virtual que vai além de suas expectativas e te entrega terror de verdade.
Apesar de explorar o cenário poucas vezes, o jogo aborda bem este ambiente paulistano de 2035 e mostra como podemos viver daqui a uma década. Vale lembrar que o título é produzido por um estúdio do Brasil, que tem lugar de fala para contar ao mundo um pouco mais sobre nosso país.
8. Driver 2: The Wheelman is Back
Se você é retro gamer, Driver 2: The Wheelman is Back (2000) com certeza já apareceu em seu caminho. Com a possibilidade de visitar e explorar 4 cidades ao redor do mundo, ele fez milhares de jogadores felizes com este passeio global entre as suas missões.
E, para a surpresa de muitos, ele levou vários deles para o Rio de Janeiro. Esta foi uma das primeiras vezes que vimos o Pão de Açúcar e a orla de Copacabana em um jogo 3D, o que deixou muitos encantados e criou uma conexão especial com a comunidade brasileira.
7. Assassin’s Creed III
Ainda que Assassin’s Creed III (2012) não seja o capítulo mais popular da franquia, ele foi o responsável por trazer os jogadores para o continente americano e, consequentemente, pisou no Brasil em determinados momentos.
No presente, Desmond vem ao nosso território para visitar um estádio de MMA e passar por uma estação de metrô. Seu objetivo é buscar uma bateria de energia para o Templo, missão que pode ser acessada tanto na experiência original quanto na versão remasterizada, lançada em 2019.
6. Tom Clancy’s Rainbow Six Siege
A trocação em Tom Clancy’s Rainbow Six Siege (2015) sempre foi excelente, mas os brasileiros tiveram um carinho especial pelo FPS tático a partir da chegada de operadores do BOPE (Batalhão de Operações Especiais) dentro da aventura.
Como parte adicional, o público também viu a presença do mapa Favela, no Rio de Janeiro. Além dos becos estreitos, os personagens podem pular entre as lajes e explorar o mapa de uma forma inédita para a época. Pela sua natureza destrutível, ele teve de passar por ajustes e em 2021 vimos um cenário mais equilibrado e iluminado para todos.
5. Fobia St. Dinfna Hotel
Antes de A.I.L.A., a Pulsatrix Studios era conhecida por reviver os survival horror dos anos 1990 em Fobia St. Dinfna Hotel (2022) — uma grande homenagem a games como Resident Evil, Silent Hill e outros que marcaram toda uma geração.
Em um hotel que fica localizado no Estado de Santa Catarina, os jogadores devem explorar o lugar para achar documentos e entender como a tecnologia e o sobrenatural se misturam dentro daquele ambiente. E, a partir disso, os jogadores veem os horrores que o Brasil pode esconder na manga.
4. Overwatch 2
A muvuca que é Overwatch 2 (2022) também trouxe cenários brasileiros dentro de suas partidas multiplayer. Claro, isso graças ao personagem de suporte Lúcio, que representa o nosso país com muito gingado e técnica.
Além de explorar o mapa Paraíso no modo online, que acaba no Club Sinestesia (que pertence ao herói) após passar pelo calçadão da praia de Ipanema, também temos o Estádio das Rãs — onde é possível jogar o divertidíssimo Lúciobol — além de outras representações.
3. Horizon Chase Turbo
Desenvolvido pelo estúdio brasileiro Aquiris — hoje chamado de Epic Games Brasil —, Horizon Chase Turbo (2018) é um jogo de corrida arcade que permite aos jogadores viajarem para diversos lugares do planeta enquanto desbloqueiam veículos e melhorias.
Inspirado em Top Gear, óbvio que ele também traz pistas brasileiras em seu repertório. Enquanto o primeiro game tem trechos em Brasília, Niterói, Chapada Diamantina e outras cidades, o segundo repete este feito e traz Olinda, Gramado & Canela, Foz do Iguaçu e outras regiões famosas.
2. Call of Duty: Modern Warfare 2
A Activision lançou Call of Duty: Modern Warfare 2 (2009) com duas missões no Brasil: Takedown e The Hornet’s Nest, que faz o nosso país virar cenário de ação desenfreada e traz uma guerra cinematográfica para as ruas.
Na experiência você tem de perseguir um traficante de armas pelos becos e ruelas estreitas de uma favela do Rio de Janeiro — com a presença do Cristo Redentor ao fundo. De forma curiosa, ambas foram removidas no remake lançado em 2022.
1. Max Payne 3
Considerado por muitos como o jogo que melhor retratou o Brasil no mercado, Max Payne 3 (2012) se passa em São Paulo — onde o protagonista é o responsável pela segurança privada de uma família rica da maior metrópole de nosso país.
Durante a jornada, os jogadores passarão por coberturas de luxo, estádios de futebol, escritórios no centro da cidade, favelas e até pelo Rio Tietê. Não é à toa que ele se tornou um dos queridinhos dos fãs nacionais, graças aos esforços da Rockstar de representar o local com grande fidelidade.
O Brasil nos jogos
Ainda que parte das representações do Brasil nos jogos eletrônicos esteja com foco nas favelas e praias, o país não faz feio nesse mercado e conseguiu mostrar que está além deste fator. Tanto as belezas quanto os problemas daqui podem ser vistos por todo o planeta, de diversos modos.
Entre os melhores títulos que se passam em nosso país, vemos:
- Max Payne 3
- Call of Duty: Modern Warfare 2
- Horizon Chase Turbo
- Overwatch 2
- Fobia: St. Dinfna Hotel
- Tom Clancy’s Rainbow Six Siege
- Assassin’s Creed III
- Driver 2
- A.I.L.A.
- Green Hell
Leia também no Canaltech: