10 jogos esnobados na The Game Awards 2025
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

O The Game Awards 2025 divulgou seus principais indicados nesta segunda-feira (17), com diversos jogos que concorrem ao GOTY e entre muitas outras categorias.
- The Game Awards 2025: Conheça os indicados a Melhor Jogo do Ano
- Canaltech retorna ao júri do The Game Awards 2025 e reforça cobertura de games
Apesar dos favoritos de muitos fãs estarem por lá, se sabe que outros são deixados de lado e esquecidos no meio deste churrasco. Seja por falta de marketing, de esforço da produtora ou qualquer outra razão, eles “somem”.
E é isso que o Canaltech vai vingar aqui, com 10 dos principais jogos esnobados pelo The Game Awards 2025. Por que raios alguns deles sequer apareceram entre os indicados?
10. Elden Ring: Nightreign
Após Elden Ring vencer o prêmio de Jogo do Ano em 2022 e seu DLC, Shadow of the Erdtree, concorrer ao GOTY no ano de 2024, diversos fãs esperavam que o spin-off Elden Ring: Nightreign ocupasse uma posição de destaque no The Game Awards 2025.
Porém, foi um grande erro ter expectativas. Ele foi indicado ao Melhor Jogo Multiplayer e parou por ali. O soulslike dividiu a comunidade e mesmo com uma boa base de jogadores, acabou por cair no esquecimento e foi esnobado dentro da premiação.
9. The Hundred Line - Last Defense Academy
O RPG tático The Hundred Line - Last Defense Academy é produzido por Kazutaka Kodaka (criador de Danganronpa) e Kotaro Uchikoshi (criador de Zero Hour), o que prometia muito em termos de narrativa e de estratégia. E ele entregou muito, com a mistura do gênero com visual novel.
Porém, não é de hoje que esta vertente do RPG (ao lado de categorias como terror) são esnobados no The Game Awards 2025. Era esperado, mas ainda assim dá um aperto ver que ele se encaixava muito bem em várias categorias e ficou de fora de literalmente todas.
8. Sword of the Sea
Leia bem, como pode Sword of the Sea — um jogo sobre surfar em ondas gigantes, com a sua espada, para restaurar o oceano — não aparecer como candidato a um prêmio sequer? Queridos leitores e leitoras, se isso não é a mais pura arte dos videogames, o que é?
E este projeto vem de uma expertise sem precedentes, com o artista por trás de Journey e ABZU na liderança. Porém, não foi o bastante para comover os votos no The Game Awards 2025 e a experiência não apareceu em lugar nenhum. É esnobada que fala, não é?
7. Dying Light: The Beast
Está tudo bem que Dying Light 2: Become Human não foi lá um jogo excelente como o 1º, mas esnobar Dying Light: The Beast por isso é cometer um grande erro dentro da indústria gaming. Parkour, zumbis, diferenças entre o dia e a noite, história de ficção científica, o que mais precisa?
O retorno de Kyle Crane não foi o bastante nem para fazer o jogo competir em categorias como Melhor Jogo de Ação — no qual ele poderia disputar de igual para igual com os demais títulos que foram indicados para a TGA. Porém, o título de 2015 também não foi e é aclamado até os dias atuais.
6. Shinobi: Art of Vengeance
Ainda que Shinobi: Art of Vengeance tenha sido indicado como Melhor Jogo de Ação, este nem é o que mais se destaca ao iniciar a aventura. Qualquer pessoa que começa a aventura e não se surpreende com a sua arte, é recomendável ir ao oftalmologista.
Ele merece, tanto quanto os outros indicados, a ter seu lugar na Melhor Direção de Arte. No entanto, o projeto da SEGA e da Lizardcube — que reviveu uma franquia adormecida por 14 anos —- parece não ter encantado os votantes e ele ficou no escanteio.
5. ARC Raiders
ARC Raiders chegou aos 45 minutos do 2º tempo para o The Game Awards 2025, mas qualquer pessoa que tenha jogado a experiência sabe que ele merece muito mais do que apenas uma indicação a Melhor Jogo Multiplayer. Ele bateu Call of Duty: Black Ops 7 e Battlefield 6, afinal de contas.
No entanto, ele pode ter chegado “tarde demais”. Os sites e influenciadores tiveram a opção de submeter alterações e incluir o FPS em suas cédulas, porém quantos de fato fizeram isso e deram a ele seu lugar de merecimento? Não o suficiente, pelo visto.
4. Dispatch
Dos mesmos astros que trouxeram The Wolf Among Us e The Walking Dead pela Telltale, Dispatch chegou como um verdadeiro furacão e cativou milhões de jogadores ao redor do mundo com uma animação de qualidade e escolhas morais que os colocaram em conflito.
O título foi indicado apenas a Melhor Estreia de Jogo Independente, quando tinha um potencial colossal para brilhar como Melhor Narrativa (gênero para o qual é voltado) e até Direção de Arte — se levar em consideração que a animação dele está em nível altíssimo.
3. Blue Prince
Blue Prince é considerado um dos games mais bem-avaliados no Metacritic por todo o ano de 2025. Querido por muitos, ele cativou muitos fãs pelos seus quebra-cabeças, artes e por guiar em uma narrativa que se expandiu bastante conforme os jogadores avançam.
No entanto, o título da Raw Fury e da Dogubomb foi completamente esnobado pelo The Game Awards 2025 e recebeu apenas uma indicação — como Melhor Jogo Independente, que concorre contra Clair Obscur: Expedition 33, Hades II e Hollow Knight: Silksong.
2. DOOM: The Dark Ages
A Bethesda e a Microsoft não têm acertado tanto durante o ano e o único tiro certo que deram, que se chama DOOM: The Dark Ages, sequer apareceu muito dentro da premiação. Ele concorre a apenas 2 prêmios: Melhor Jogo de Ação e Melhor Inovação em Acessibilidade.
No entanto, seus méritos vão muito além e representam uma experiência ainda maior do que o icônico Doom Eternal — que, na época, recebeu 5 indicações, é importante lembrar. O que houve nos últimos anos para o Doom Guy ser esnobado?
1. Cronos: The New Dawn
Apesar de termos pesos pesados na lista, nenhum jogo foi tão esquecido e ignorado no The Game Awards 2025 do que Cronos: The New Dawn. Certo que ele não tem muita popularidade, mas deixá-lo de canto por completo é uma das maiores injustiças praticadas na história da premiação.
O jogo de terror em 3ª pessoa tinha tudo para estar nas principais categorias e receber toda a atenção que merecia. No entanto, nada disso foi o suficiente para convencer os votantes e colocá-lo no merecido pódio. No fim, ele sequer ganhou 1 indicação e se tornou a verdadeira definição de “esqueceram de mim”.
Os esnobados da The Game Awards
Não é de hoje que diversas experiências épicas ficam de lado na The Game Awards. Se em 2025 vimos estes 10, no ano passado tivemos sucessos como Vampire Survivors completamente alheios. É a sina, já que infelizmente nem todos podem ser contemplados com indicações (e prêmios).
Entre os principais jogos esnobados na TGA 2025, temos:
- Cronos: The New Dawn
- DOOM: The Dark Ages
- Blue Prince
- Dispatch
- ARC Raiders
- Shinobi: Art of Vengeance
- Dying Light: The Beast
- Sword of the Sea
- The Hundred Line - Last Defense Academy
- Elden Ring: Nightreign
Leia também no Canaltech: