10 jogos de plataforma para jogar direto do navegador

Por Douglas Ciriaco
photo_camera Divulgação

A internet está cheia de coisas, algumas excelentes e outras nem tanto assim. O fato é que, atualmente, encontrar algo na web é só questão de saber procurar — e não estamos falando nem da deep web, mas, sim, da superfície da rede mundial.

Isso quer dizer que se você busca um bom passatempo para gastar minutos (ou talvez até horas) diante do navegador, vai encontrar. É cada vez mais comum a presença de bons jogos, com histórias mais complexas e temas mais densos, que podem ser acessados diretamente do browser, sem precisar instalar nada.

De vez em quando, você vai precisar instalar um plugin, como Flash, Java ou Unity, mas isso é o de menos — e acontece só na primeira vez em que você tenta acessar um jogo que use tais tecnologias. Então, se você também é adepto da jogatina no navegador, aqui vai uma lista com 10 jogos de plataforma imperdíveis.

1. Transformice

Jogos de plataforma para navegador

Uma verdadeira febre que já ultrapassou a marca de 60 milhões de jogadores em todo o mundo, Transformice é um game de plataforma online no qual você enfrenta diversas outras pessoas para ver quem é o rato mais esperto.

Você controla um roedor e está em uma espécie de arena. Seu objetivo é pegar um pedaço de queijo e voltar para a casinha antes de qualquer rival, mas isso acaba sendo bem mais complicado do que parece. Cada rodada tem um determinado período de tempo e quem voltar com o queijo antes marca mais pontos.

2. Where is 2010

Jogos de plataforma para navegador

Traços finos contribuem para dar um ar de ilusão de ótica a Where is 2010. No jogo, você é transportado para um mundo que parece ter sido criado pelo desenhista MC Escher, então fique atento aos pormenores do cenário para descobrir novas passagens e seguir adiante na jogatina.

Além disso, o game não deixa de ter um ar sombrio, com um suave barulho ao fundo que embala as aventuras do protagonista. Seu objetivo final é encontrar uma criança, então preste atenção nos detalhes e tente se sair bem por aqui.

3. Meat Boy

Jogos de plataforma para navegador

Se você já ouviu falar em Super Meat Boy, um game indie que fez bastante sucesso quando foi lançado em 2010, precisa jogar Meat Boy, o protótipo de 2008 que deu origem a ele. A lógica aqui é semelhante: você controla um pedaço de carne e parte pelo cenário em busca de sua amada.

O jogo conta com um variado conjunto de fases e é preciso concluir ao menos três de cada cinco cenários para liberar um novo conjunto. Há ainda uma série de personagens extras que são liberados conforme você coleta os curativos espalhados pelos ambientes por onde passa — essas são as pistas deixadas pela companheira do Meat Boy.

4. Orphan Feast

Jogos de plataforma para navegador

Os órfãos que se cuidem, porque o velho do saco está a solta e não vai perdoar ninguém — e em Orphan Feast você é o vilão. Seu objetivo aqui é coletar um determinado número de pirralhos e jogá-los para dentro do enorme saco que você carrega em suas costas.

Mas isso não será simples, pois os pequenos contam sempre com a ajuda de alguém que quer impedir a realização da sua tarefa. Então, você deve fazer uso de todas as armas que possuir para se livrar dos benfeitores e, finalmente, lotar seu saco com todas as crianças.

5. Cave Chaos

Jogos de plataforma para navegador

Uma caverna já pode ser perigosa, mas uma caverna caótica pode ser ainda mais. E é exatamente isso que você encontra aqui em Cave Chaos, um jogo em que ser ágil é essencial para permanecer vivo. De fato, sobreviver é seu grande objetivo, mas, para isso, você não pode marcar bobeira.

Seu personagem se movimenta de forma lateral, sendo que o cenário vai sempre se construindo conforme ele anda. Porém, o desafio está no fato de que o ambiente que é deixado para trás vai sendo derrubado, o que obriga você a jamais ficar parado em Cave Chaos.

6. Enough Plumbers

Jogos de plataforma para navegador

Qualquer semelhança com Super Mario não é mera coincidência em Enough Plumbers — mas, também, se engana quem pensa que o jogo é só uma cópia do clássico da Nintendo. Aqui, você precisa chegar à bandeira localizada sempre em uma parte distante do cenário.

As moedas que você pega pelo caminho vão agir de um jeito bem inusitado: criando novos clones do seu personagem. Assim, é possível que você chegue em determinado ponto do cenário com vários replicantes, o que pode ser útil de diversas formas. São desafios variados, fases variadas e muita diversão.

7. Butcher

Jogos de plataforma para navegador

Traduzido para o português, “butcher” significa “açougueiro”, então só por aí já dá para imaginar o que vem pela frente em Butcher, o jogo. Ele tem uma pegada meio sombria, mas é, sobretudo, um jogo de ação no qual você pega em armas contra criaturas bizarras e outros humanos.

São várias armas à sua disposição e elas vão aparecendo aos poucos na história. Além disso, diversas fases e muitos inimigos estarão pela sua frente por aqui. Este jogo é dos mesmos criadores do clássico Soldat, então você sabe que pode esperar coisa boa.

8. Money Seize

Jogos de plataforma para navegador

Você está na pele de Sir Reginald MoneySeize II, um homem ambicioso e que pretende construir a maior torre do planeta Terra. Para isso, ele precisa de muito dinheiro — e é aí que você entra, pois vai assumir a pele do ricaço para aumentar seus fundos e coletar moedas suficientes para erguer o edifício.

As fases aqui se apresentam de várias maneiras, ora mais simples e facilmente solucionáveis, ora totalmente complicadas e quase intransponíveis. São 50 cenários ao todo, sendo que 10 deles estão ocultos e precisam ser desvendados. Será que você consegue juntar todas as 1.010 moedas espalhadas em Money Seize?

9. Don't Look Back

Jogos de plataforma para navegador

Se você já passou horas diante de um Atari, então vai reconhecer a inspiração de Don't Look Back. O jogo é todo trabalhado em 8-bits e apresenta jogabilidade simples, oferecendo aquela ação nostálgica que lembra muito bem o primeiro Pitfall.

Então, parta por cavernas e outros lugares, enfrente cobras, aranhas e outros bichos nada agradáveis para chegar ao seu objetivo. Será que você consegue ir longe? Se morrer, não se preocupe, porque o jogo recomeça exatamente a partir da última mudança de cenário.

10. Shift

Jogos de plataforma para navegador

Entender a dinâmica da fase, saber a hora certa de usar os recursos disponíveis e conseguir controlar o personagem para levá-lo pelo caminho correto: estes são alguns desafios de Shift. O jogo é um puzzle-plataforma que vai colocar você para pensar, pois nem tudo é tão óbvio quanto parece.

Quando tudo parecer sem solução, quem sabe pressionar a tecla Shift seja a melhor saída. Então, fique atento e aprenda a jogar para superar os desafios, passar pelas fases e chegar o mais longe possível por aqui.

Conhece algum bom game de plataforma para navegador que ficou de fora desta lista? Então, por favor, ajude a aumentar a seleção e compartilhe a sua dica nos comentários aqui embaixo.