Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Próximos AirPods poderão desativar cancelamento de ruído com código falado

Por| Editado por Wallace Moté | 20 de Janeiro de 2022 às 11h38

Link copiado!

Mahdi Gharib/Unsplash
Mahdi Gharib/Unsplash
Tudo sobre Apple

Novas patentes registradas pela Apple no USPTO (escritório de registros de patentes dos EUA) mostram que os futuros AirPods poderão ter um recurso que até o momento não é visto em nenhum de seus principais concorrentes. A documentação revela um sistema que desliga o cancelamento ativo de ruído a partir do momento em que uma palavra específica é capturada pelos microfones internos do dispositivo.

A função pode ser útil para pessoas que não desejam ser incomodadas em grande parte do tempo, mas ainda se preocupam com o que acontece em volta. Como a palavra-chave poderá ser customizável, o usuário pode ajustar os AirPods para somente liberarem os sons externos quando forem chamados pelo nome, por exemplo — porém, as possibilidades são infinitas.

Continua após a publicidade

Além disso, o dono dos fones de ouvido ainda poderia cadastrar alguns contatos específicos que estão autorizados a fazer interrupções, e o dispositivo seria capaz de identificar características de cada voz. Nesse caso, não seria necessária a ativação por um código falado.

Para evitar que os AirPods liberem o áudio externo de forma equivocada ao detectar pessoas que não estão realmente chamando pelo usuário, os fones de ouvido poderão ainda trazer um sistema que calcula o tempo de chegada da voz. Com isso, a diferença sutil entre os dados registrados pelos dois lados do acessório poderia determinar se o interlocutor realmente quer começar uma conversa, ou se ele está se dirigindo a outra pessoa.

Recurso pode depender de iPhone

Continua após a publicidade

Ainda não está certo o nível de independência dos AirPods para realizarem estas funções. Ou seja, é possível que o recurso funcione somente quando os fones estejam pareados com iPhones (ou outros dispositivos da Apple), e então o aparelho ficaria responsável por alguma parte do processamento das informações captadas pelos microfones — os dispositivos adicionais também podem auxiliar na detecção de diferença no tempo de chegada do som.

A patente é voltada para os modos que os AirPods teriam para identificar vozes "amigáveis", e não especificamente para o que acontece depois que elas são detectadas. Portanto, não é certo que o produto liberaria o áudio externo — a reação dos fones de ouvido pode ser a ativação da Siri ou reprodução de um alerta sonoro, por exemplo.

De qualquer forma, o registro de patentes não garante que determinadas tecnologias sejam realmente aplicadas, já que elas ainda precisam passar por avaliações de qualidade e viabilidade. Também por conta disso, é possível que o recurso não chegue já nos próximos fones de ouvido da Apple, e sim em um futuro mais distante.

Fonte: USPTO