JBL Quantum TWS Air chega ao Brasil com dongle para baixa latência
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |

Poucos dias depois de anunciar um modelo dedicado para Xbox, a JBL lançou no Brasil nesta quarta-feira (21) o JBL Quantum TWS Air, novo integrante da família de fones gamer da marca apresentado em janeiro na CES 2023. A novidade chama atenção não apenas pelo formato TWS, como ainda pela presença de um dongle dedicado de 2,4 GHz, que reduziria drasticamente a latência em games, uma das fraquezas de acessórios que utilizam apenas Bluetooth.
- Razer e Multi fecham acordo para venda de periféricos no Brasil
- Beats Studio Buds Plus será vendido no Brasil em agosto, confirma marca
O Quantum TWS Air tem uma ficha técnica modesta, trazendo drivers dinâmicos de 6,8 mm com resposta de frequência de 20 Hz a 20 kHz, a média de fones da categoria. Um dos seus diferenciais em relação à qualidade de áudio é o suporte ao QuantumSURROUND, a tecnologia de áudio imersivo da JBL, que deve proporcionar uma experiência de gameplay aprimorada em games em que a localização pelo som é essencial, como jogos de tiro.
Há ainda um modo ambiente com tecnologia TalkThru, para permitir a conversa com outras pessoas sem ser preciso tirar os fones do ouvido, bem como quatro microfones que trabalham em conjunto para melhorar a captação da voz do usuário e isolar ruídos de fundo durante chamadas, aspecto importante para jogadores que costumam manter contato com os amigos em partidas online.
O maior destaque do novo fone gamer da JBL está na conectividade — o dispositivo traz no estojo de recarga um dongle dedicado de 2,4 GHz, que se conecta a portas USB-C de PCs, consoles, celulares e outros dispositivos para estabelecer comunicação de alta velocidade com latência (o tempo que o som leva para chegar ao acessório) bastante reduzida, um dos males apresentados por periféricos sem fio que utilizam Bluetooth.
Dito isso, o Quantum TWS Air também possui Bluetooth 5.2 para se conectar a smartphones e até ao Nintendo Switch, para sessões de jogos menos exigentes ou mesmo para ouvir música. A companhia promete até oito horas de uso (cinco horas quando a conexão é feita via dongle de 2,4 GHz), com 16 horas adicionais fornecidas pela case de transporte. A recarga é feita via USB-C, e leva duas horas para chegar aos 100%, segundo a JBL.
Fecham o pacote de recursos a tecnologia JBL Dual Source, que possibilita a conexão simultânea com dois dispositivos, o suporte ao Google Fast Pair, que conecta instantaneamente o fone a um celular Android, e os apps JBL Headphones (para Android e iOS) e JBL Quantum Engine (PC) para gerenciamento de configurações, incluindo equalizador e ajustes dos microfones e do som surround.
Preço e disponibilidade
O JBL Quantum TWS Air já está disponível no site oficial da JBL, somente em preto, com preço sugerido de R$ 499.