Publicidade

Thrustmaster T.Racing Ferrari Edition é para amantes da velocidade e do bom som

Por| 26 de Dezembro de 2018 às 11h13

Link copiado!

Sergio Oliveira
Sergio Oliveira

Mais cedo ou mais tarde, quem é gamer busca incrementar sua experiência de diversas maneiras, seja adquirindo um PC melhor, um monitor ou TV novos ou um sistema de som que atenda às suas necessidades. Nesse último quesito, a maioria decide por comprar headsets específicos para a atividade. A grande dificuldade, nesse caso, é encontrar um produto que alie boa qualidade sonora com um design minimamente atraente.

Nessa balança, há muitas opções que apelam para luzes de LED piscantes, linhas agressivas e toda sorte de enfeite para chamar a atenção, mas acabam pecando naquilo que realmente importa: a qualidade sonora. Na outra ponta, há os chamados topo de linha, que reúnem tudo de melhor no que diz respeito a visual, construção e som, mas que custam uma verdadeira fortuna. No meio disso tudo, alguns poucos headsets conseguem equilibrar todas essas questões, despontando como uma alternativa interessante para quem busca o melhor dos dois mundos sem custar os olhos da cara. E é nessa região que o Thrustmaster T.Racing Scuderia Ferrari Edition se encaixa.

Visual e acabamento de tirar o fôlego

Como o nome sugere, o novo headset da Thrustmaster é uma edição especial inspirada nos fones utilizados pela Ferrari no padoque e boxes da Fórmula 1. Tudo remete à famosa montadora italiana de veículos esportivos. A cor Rosso Corsa dá vida à caixa e aos fones de ouvido, o famoso símbolo amarelo com o cavallino rampante e o visual idêntico ao dos fones originais fazem deste um dos mais belos headsets que já tive a oportunidade de pôr as mãos.

Continua após a publicidade

É praticamente impossível não ficar deslumbrado com o headset, que também apela para detalhes para ser ainda mais verossímil ao que vemos por aí na cabeça de Maurizio Arrivabene e sua trupe. O controlador de volume, por exemplo, foi colocado na parte superior da concha esquerda do headset de tal maneira que os mais desatentos podem não perceber que ele está ali, totalmente incorporado à proposta de design do produto.

O ajuste da alça superior também exige um pouco mais de atenção. Em vez do tradicional mecanismo de ajuste com "etapas" predefinidas que vemos em praticamente todos os fones, a Thrustmaster optou por parafusos metálicos que, quando afrouxados, permitem regulagem individual e precisa das conchas do headset. É um trabalhinho extra afrouxar e apertar os parafusos, mas que é recompensado com um ajuste firme e milimétrico que, depois de preso, dificilmente será perdido.

Falando em regulagem, eu sempre gosto de falar do clamping quando testo headsets. Como muitas lojas não permitem experimentar os headsets antes da compra, e isso não é uma opção ao comprar online, quem tem cabeça grande (o meu caso) muitas vezes se sente frustrado ao receber o produto e ver que ele aperta. Isso não acontece com o novo headset gamer da Thrustmaster, que tem uma boa abertura e é bastante maleável graças à sua estrutura metálica. Pois é! Contrariando uma tendência até mesmo entre as fabricantes de modelos high-end, o T.Racing Scuderia Ferrari Edition deixa o plástico de lado para apostar numa estrutura toda feita em metal, que não só confere mais resistência e durabilidade ao produto, como também o torna mais maleável.

Continua após a publicidade

Outro fator que ajuda nesse aspecto é que o headset é muito bem acolchoado. Na alça superior são quase 8mm de espuma para garantir o conforto no topo da cabeça, enquanto os fones são revestidos por 2cm de espuma com memória de forma, que se adapta ao formato da cabeça e do ouvido do usuário, não incomoda quem utiliza óculos e garante um isolamento acústico passivo na medida certa.

Qualidade sonora honesta

Além do visual caprichadíssimo, o T.Racing Scuderia Ferrari Edition vem equipado com drivers de 50mm que entregam até 116dB de potência. Isso coloca o novo headset da Thrustmaster em pé de igualdade ao Razer Kraken Pro no segmento de intermediários.

Continua após a publicidade

Embora não traga nenhum recurso especial, ou um conjunto de presets para diferentes perfis, o T.Racing Scuderia Ferrari Edition surpreende em praticamente todos os tipos de jogos.

Falando precisamente dos títulos de corrida, o headset cumpre o que promete e entrega uma boa imersão para quem quer vivenciar momentos dentro do cockpit, seja de um carro de Fórmula 1, de turismo ou de rally. Em nossos testes, rodamos F1 2018 no Xbox One X e percorremos algumas centenas de quilômetros nos circuitos de Silverstone, Monza e Mônaco no modo carreira a bordo da Ferrari SF71H.

Por não entregar graves tão fortes quanto estamos acostumados a ver em fones gamers, o T.Racing consegue dar uma noção espacial maior tanto nos momentos pré-corrida dentro do padoque, onde ouvi com clareza o barulho das dos mecânicos e das ferramentas ajustando os carros do lado de fora e conversas de engenheiros da equipe ao meu redor; como dentro do carro a mais de 300km/h. Nesse último caso em específico, ouvi até mesmo os pneus se desgastando no asfalto em uma curva mais extrema em alta velocidade. Porém, é ao pilotar a clássica Ferrari F2004 que dá para ter uma noção melhor da qualidade do headset. Toda a potência e roncado do motor invadem os ouvidos numa sinfonia mecânica única que os amantes da velocidade tanto sentem falta na categoria atualmente. A mesma satisfação ocorre quando o fone entrega, ao mesmo tempo, os agudos do motor com as explosões causadas pelas reduções de marcha numa freada em fim de reta.

Continua após a publicidade

Em Forza Horizon 4 temos uma noção ainda maior da qualidade sonora do T.Racing Scuderia Ferrari Edition. Como o jogo conta com muitos outros elementos além do carro em si, é possível ouvir com clareza, e ao mesmo tempo, por exemplo, o barulho do motor 2.0 turbo do Escort RS Cosworth modificado para correr na terra, o chacoalho da lataria e da carroceria ao percorrer o terreno irregular, a chuva batendo no para-brisas e a lama respingando no assoalho do carro. O mais impressionante é que, mesmo se tratando de um headset estéreo, ele consegue oferecer uma boa noção espacial até mesmo dos adversários que vêm atrás, sem precisar necessariamente recorrer aos retrovisores.

E mesmo que seu foco não seja exatamente nos jogos de corrida, o headset da Thrustmaster entrega um bom resultado. Em títulos como Fortnite, por exemplo, é possível ter uma noção precisa de onde o inimigo está e de onde exatamente estão vindo os disparos — algo primordial em games dessa categoria. E embora não tenha sido projetado exatamente para reproduzir música, o T.Racing se sai muito bem tocando aquele rock, rap e pop que você tem na sua biblioteca do Spotify.

Sobre o microfone, ele segue o padrão de design do headset e se parece bastante com os utilizados pela Ferrari na Fórmula 1. A diferença é que o microfone é destacável, podendo ser removido pelo usuário de acordo com a necessidade — para não ficar um buraco na lateral da concha esquerda, a Thrustmaster incluiu no pacote um tampão que passa despercebido quando está encaixado no local. Unidirecional, ele capta a voz e a transmite de maneira clara e sem ruídos, mas não espere por algo cristalino como microfones independentes conseguem fazer. Se sua voz estiver alta ou baixa demais para quem está do outro lado, existe um controlador de volume dedicado ao microfone acoplado ao fio.

Continua após a publicidade

Compatibilidade universal

Outra qualidade do T.Racing Scuderia Ferrari Edition é que ele é compatível com qualquer dispositivo que tem entrada de 3,5mm. Em outras palavras, ele vai funcionar no seu PC, Xbox One, PlayStation 4, Nintendo Switch e dispositivo móvel sem necessidade de qualquer gambiarra. Basta tirar o headset da caixa, conectá-lo ao aparelho e pronto, ele já está pronto para usar.

Para usuários de PC, um cabo extensor amplia o tamanho do fio para 3 metros, permitindo conectar o headset à placa de som na parte de trás do computador. Além disso, ele divide o conector em dois, um para áudio e outro para o microfone.

Continua após a publicidade

Em nossos testes, entretanto, a versatilidade ficou comprometido por não conseguirmos fazer o microfone funcionar no Xbox One. Ajustes para lá e para cá, ele não deu sinal de vida apesar de estarmos utilizando o modelo mais novo do joystick do console, que já vem com a entrada de 3,5mm de fábrica e dispensa o uso do adaptador da Microsoft.

Vale a pena?

Apesar do contratempo do microfone no Xbox One, o T.Racing Scuderia Ferrari Edition cumpre tudo aquilo que promete. O visual é arrebatador e conquista até mesmo quem não é lá grande fã do automobilismo ou da marca italiana. Em relação à qualidade do som, o headset equilibra bem os graves, médios e agudos e oferece um som honesto, de qualidade, sem distorções.

A falta de recursos extras, como equalizador para fazer ajustes finos, ou até mesmo perfis de uso predefinidos para gêneros diferentes de jogos, pode ser encarado como um revés no headset da Thrustmaster. Mas, a verdade é que isso não o desabona frente a concorrência, sobretudo quando levamos em consideração a qualidade do material utilizado em sua construção e seu acabamento.

Continua após a publicidade

No fim das contas, o Thrustmaster T.Racing Scuderia Ferrari Edition empolga por ser um dos mais belos headsets da atualidade e entregar um som honesto por apenas US$ 99. E aí você deve estar se perguntando: "cadê o preço em real?". Pois é, este é o único, e grande, defeito deste produto: ele não está à venda oficialmente no Brasil. Na verdade, ainda sequer pode ser achado no mercado cinza. Por isso, se você não for muito, mas muito fã da Ferrari e/ou de automobilismo ou não estiver disposto a enfrentar todos os custos envolvidos na importação de um modelo, ele pode ser tornar um daqueles sonhos de consumo bem distantes.

Esta análise foi feita com um exemplar do T.Racing Scuderia Ferrari Edition enviado gentilmente ao Canaltech pela Guillemot Corporation.