Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Análise | Headset Astro A40 + Mixamp Pro oferece experiência gamer avançada

Por| 24 de Agosto de 2018 às 13h09

Link copiado!

Wagner Wakka/Canaltech
Wagner Wakka/Canaltech

A Logitech trouxe ao Brasil nesta semana, em evento com parceria da Nvidia, dois modelos novos de headset gamers. Um deles é o A40, um produto topo de linha da marca Astro, comprada ano passado pela Logitech.

O acessório chega ao Brasil com um combo: acompanha também o Mixamp Pro, uma espécie de placa de som externa que traz funcionalidades bem específicas, além de ajudar a regular a intensidade sonora.

O Canaltech teve acesso à versão de PlayStation 4 e PC do Astro A40, mas ele também está disponível em modelo para o Xbox One. A principal mudança é a entrada do Mixamp, sendo que nem todo modelo de controle do console da Microsoft conta com entrada de fone em P2 (3,55 mm).

Headset

Continua após a publicidade

Estrutura

Comecemos, portanto, pelo fone em si. Esta parte traz algumas características que justificam bem seu preço mais premium. A começar pelo quanto ele personalizável. O A40 permite que você troque a espuminha interna que veda o ouvido, uma possibilidade que permite não só mais conforto, como aumenta a durabilidade do aparelho.

É muito comum em headsets que essa espuminha comece e descascar por conta de suor do usuário, muitas vezes obrigado a troca mesmo que outras partes estejam em perfeito funcionamento. Com a opção de renovar somente esta peça, é possível que o A40 dure mais tempo com aquela cara de novo.

Além de espuminha, é possível trocar também a placa externa do fone. O site da Astro oferece algumas opções para quem gosta de mudar o estilo ou quer somente renovar uma peça já desgastada. Esta placa também funciona com um sistema imantado para evitar desgaste de plugs.

Continua após a publicidade

A consequência dessas possibilidades é que o design do A40 aparenta ser mais frágil que o de outros dispositivos mais fechadinhos em si mesmo. Contudo, não se engane: a haste entre os fones resiste a boas rotacionadas em seu próprio eixo.

Ainda em termos de maleabilidade, ambos fones rotacionam em um ângulo na casa dos 100º, encaixando-se com as mais variadas cabeças. Contudo, o dispositivo não modifica o tamanho da haste, fixando o tamanho da largura entre os fones. Para solucionar este problema, há certa flexibilidade para encaixar nas cabeças maiores.

Por conta dessa rotação, também, o sistema de cabeamentos é independente do suporte do fone, evitando a rotação desnecessária dos plugs, que pode diminuir a vida útil do aparelho. Os cabos também são reforçados, diferente de finas linhas que se vê em outros modelos de fones do mercado.

Continua após a publicidade

Em suma, só pela estrutura do dispositivo, já se vê que o Astro A40 é feito para durar.

Som

Passada a qualidade de material do headset, vamos à sonora. O A40 promete reprodução em Dolby Surround 7.1 criado basicamente pela Mixamp Pro. A descrição do produto promete uma ambientação 3D para jogos, o que foi verificado em testes pelo Canaltech.

Um dos jogos testados foi PlayerUnknown’s Battlegrounds (PUBG) em que uma ambientação sonora permite ao jogador identificar de onde vem um tiro e pode significar a vida ou morte dentro das partidas. A utilização do A40 permitiu saber exatamente de onde o tiro vinha, pela criação de quase um mapa sonoro na cabeça. Logo, esta ambientação 3D está aprovada e funciona bem para quem busca uma experiência como a citada, tanto no console como no PC.

Continua após a publicidade

O headset chega com uma pressão auricular de 2.6N, o que, junto aos 369 gramas de massa, não é suficiente para dar dores de cabeça com uso contínuo.

Gravação

O microfone do A40 também possui uma qualidade bastante alta. Ele chega em uma reforçada haste maleável, que se adequa à posição desejada pelo usuário. Junto com o sistema de tags substituíveis dos fones, é possível escolher também de qual lado o microfone ficará.

A peça é unidirecional, descrita como um BOOM. Isso quer dizer que o aparelho foca na voz do usuário, excluindo o barulho ao redor. Isso o torna ideal para ambientes em que não há isolamento acústico, como o oquarto de casa ou até mesmo transmissão profissional em eventos. Por outro lado, vale lembrar que isso exige que o dispositivo esteja sempre perto e direcionado para a boca para mais qualidade sonora.

Continua após a publicidade

O microfone chega com um impedância de 48 ohms, o que oferece pouca resistência sonora. Importante perceber que o encaixe do microfone no fone é em P2 (3,5 mm) em áudio mono, sendo que a saída do headset tem 3,5mm 5-pole Mini-stereo. Logo, não espere gravações estéreo, o que não é um problema em se tratando desse tipo de produto.

Por fim, a qualidade sonora é bastante satisfatória. O microfone se blinda muito bem do barulho externo, oferecendo uma voz bastante limpa, mesmo em ambientes com muito ruído. Logo, deve entregar uma comunicação boa tanto para chat online, quanto para transmissão online via stream.

Mixamp Pro

Continua após a publicidade

Agora amos ao grande produto deste conjunto. O Mixamp Pro, por si só, é quem faz a mágica tanto para qualidade de reprodução e gravação quanto para transmissão e chat online. Mas vamos por partes.

Estrutura

O Mixamp Pro funciona como uma placa de som externa. Isto é, em termos bem simples, ele transforma o som mecânico em digital e vice versa, com a menor perda possível. Isso faz com que haja uma qualidade muito maior.

O dispositivo é alimentado por um cabo USB, que também já funciona como entrada de áudio para o computador. Por si só, a utilização de USB para transmissão de som nestes aparelhos já oferece uma qualidade superior à entrada P2 (3,5mm) típicas do PC. Isso por que o USB costuma ser mais sólido e acarreta menos ruído na transmissão.

Continua após a publicidade

Entretanto, caso você tenha uma outra placa externa, uma mesa de som ou mesmo outro dispositivo em que queira ligar, há também uma saída em P2 (3,5mm) direto da placa. Logo, caso você queira usar o aparelho em live no smartphone ou ligar em outro console como o Switch, é possível com esta conexão. Para isso, será preciso um cabo extra com ambas pontas em P2 (3,5mm), o qual não vem com o pacote.

Já para quem quer a melhor qualidade possível, o acessório oferece uma saída óptica, que é utilizada para conexão com o PlayStation 4. A vantagem é que esse cabo já vem no pacote do A40 + Mixamp Pro, evitando uma busca pelo produto específico.

Em se tratando de cabos, inclusive, o pacote traz conjuntos de tamanhos bem generosos para utilização do headset e do Mixamp mesmo distante do console.

Continua após a publicidade

Em termos de entradas, além da do headset, esta placa oferece uma extra auxiliar em P2 (3,5mm) caso se queira colocar um microfone adicional ou mesmo sons de edição. Junto dele, ainda há duas entradas para conexão do Mixamp em série, funcionalidade que será explicada mais à frente. Junto desse acessório também é possível configurar algumas personalizações sonoras. Ele traz um switch grande de controle de volume e outro menor, em que é possível escolher a prioridade entre sons do jogo ou da voz de outros usuários. Isso ajuda principalmente em jogos de tiro, no qual há muito ruído do jogo e que atrapalha o entendimento da estratégia do time.

Junto disso, ainda há três botões extras: o primeiro é para colocar o aparelho em stand-by e conectá-lo para configuração no computador. Um outro, com desenho de barras, permite escolher entre quatro configurações pré-ajustadas. A configuração Astro Mode oferece uma experiência mais voltada a aproveitar o som do jogo; a Natural Bass, foca nos tons graves do áudio; a Balanced busca uma configuração mais neutra; sendo que a Tournament procura entregar uma experiência mais voltada a jogadores de eSports. Vale destacar que todas essas configurações são personalizáveis com um programa da Astro que pode ser baixado gratuitamente no site da empresa.

Por fim, o último botão liga ou desliga o fone para conversa, quando vários Mixamps estão ligados em série. Vamos entender como isso funciona.

Continua após a publicidade

Rede de Mixamp

Esta placa de som foi criada pela Astro com foco em jogadores profissionais, por isso oferece essa função de ligar vários acessórios em série. A ideia é criar uma rede externa de áudio, que não passa internamente pelo jogo. Ou seja, como o canal de áudio não passa por conexão de internet ou rede, se torna muito mais rápida, consistente e segura.

O sistema se tornou tão eficiente que, segundo Ricardo Filó, country marketing manager da Logitech, chegou a ser proibido pela Major League Gaming por dar vantagem demais aos competidores que o utilizavam. A pedido dos jogadores, a possibilidade voltou ao cenário profissional.

Continua após a publicidade

Ou seja, essa é uma funcionalidade voltada especificamente a jogadores profissionais que treinam em conjunto em um mesmo local.

Importante dizer que esta foi a única funcionalidade não testada neste hands-on por não contarmos com um dispositivo extra.

Avançado

Por fim, vale salientar que este aparelho tem foco em entusiastas de games e jogadores profissionais, recomendado para quem quer uma experiência mais avançada. O aparelho no PC não oferece uma simples ligação plug-and-play, sendo necessário baixar o driver da empresa e modificar algumas configurações.

A próprio empresa reconhece essa possível dificuldade de instalação e insere um cartão escrito: “PARE! Não devolva seu produto ainda”, em que oferece informações de atualização de firmware e direcionamento para FAQ.

Em suma, o conjunto A40 + Mixamp Pro é uma excelente pedida para uma experiência mais avançada, mas pode ser produto demais para quem quer apenas uma qualidade legal na jogatina. Ele oferece ferramentas importantes para pro-players e streamers, e uma experiência bem limpa e consistente para chat online e rede externa de áudio.

Ainda, chega em um bom material e uma caixa típica de produto premium, daquelas que oferece uma experiência logo na abertura do pacote. Todo o conjunto é feito para durar.

O pacote Astro A40 + Mixamp Pro já pode ser adquirido no Brasil por R$ 999.