Publicidade

Review Purfree Lite | Fone de condução óssea da Haylou

Por| Editado por Léo Müller | 18 de Setembro de 2023 às 14h55

Link copiado!

Review Purfree Lite | Fone de condução óssea da Haylou
Review Purfree Lite | Fone de condução óssea da Haylou
Haylou Purfree Lite

A Haylou lançou um novo modelo de fone de ouvido em agosto de 2023 e trouxe ao mercado global o Purfree Lite — vestível que transmite o som via condução óssea e é mais indicado para quem procura um acessório para usar enquanto pratica atividades físicas. Eu testei o dispositivo nos últimos dias e agora conto como foi a minha experiência.

Qualidade do som

Continua após a publicidade

Apesar de ser um fone de ouvido que não entra no canal auditivo, o Haylou Purfree Lite consegue transmitir o áudio com bastante clareza. Todas as frequências são bem notadas, mas nada muito exagerado.

Para boa parte dos usuários, isso pode ser aceitável. Mas, particularmente, eu senti falta de um pouco mais de expressividade ou presença de graves, mas está de acordo com a categoria em que ele se enquadra.

Continua após a publicidade

Design e construção

O Haylou Purfree Lite tem a identidade visual padrão para fones de ouvido com condução óssea: é um arco de plástico que se encaixa em volta do pescoço e deixa o “transmissor” posicionado ao lado do ouvido, de forma a emitir as vibrações sonoras pelo osso. Isso permite usar o fone com bastante conforto por longas horas.

Continua após a publicidade

Essa estética tem dois benefícios. O principal é o conforto — como o fone não entra no canal auditivo, é possível usá-lo o tempo todo sem sentir qualquer tipo de incômodo. O segundo é que você pode usá-lo no volume máximo e ainda ouvir com bastante clareza tudo o que acontece ao redor.

Bateria

A Haylou promete que o Purfree Lite pode chegar a 10 horas de reprodução — o que já é superior às 8h da versão “comum” da linha. Aqui, pude notar que ele chega tranquilamente a essa média. Após ouvir músicas por seis horas com volume médio, o consumo foi de apenas 40%.

Continua após a publicidade

Quanto ao carregamento, ele conta com conector USB-C e 2 horas é o suficiente para encher completamente sua carga.

Formas de uso

O Haylou Purfree é bem versátil e pode ser um ótimo companheiro para trilhas, caminhadas ou durante a prática de exercícios físicos. A certificação IP55 garante resistência contra jatos de água, então ele pode ser usado mesmo se estiver chovendo.

Continua após a publicidade

Apesar de leve e confortável — ele pesa cerca de 27 gramas —, seu design de “arco” não facilita muito no transporte. Até dá para guardar em uma bolsa ou mochila, mas eu ficaria receoso de dobrá-lo muito no transporte e estragar sua estrutura que, afinal, é de plástico.

Concorrentes diretos

Se quiser dar uma atenção para possíveis concorrentes, o Lenovo X3 Pro ThinkPlus é um modelo equivalente e custa basicamente o mesmo se for importar — em torno de R$ 200 e R$ 300. O desempenho sonoro dos dois é bem parecido: são modelos simples que oferecem uma sonoridade intermediária.

Vale a pena comprar o Haylou Purfree Lite?

Continua após a publicidade

O Haylou Purfree Lite é um bom companheiro para quem procura um fone de ouvido para te acompanhar em atividades físicas sem te isolar completamente do ambiente. Suas características estão de acordo com a faixa de preços e ele oferece uma sonoridade mediana. A bateria tem uma boa autonomia e ele pode chegar tranquilamente às 10 horas prometidas.