Smart City | Maior evento do mundo sobre cidades inteligentes chega ao Brasil

Por Natalie Rosa | 27 de Fevereiro de 2018 às 16h30
photo_camera Imagem: Smart City Expo Curitiba

A cidade de Curitiba recebe nesta semana a primeira edição brasileira do Smart City Expo, evento internacional que reúne profissionais, especialistas e agentes públicos envolvidos em projetos que promovem transformações das cidades com a ajuda da tecnologia.

Participantes e debates

O Smart City Expo vai contar com a presença de grandes nomes, como o arquiteto e engenheiro Carlos Ratti, diretor do Senseable City Lab do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets), nos Estados Unidos.

Ratti foi eleito pela Wired como uma das 50 pessoas capazes de mudar o mundo, sendo também o presidente do Conselho de Agenda Global do Fórum Econômico Mundial sobre Cidades Futuras. Um dos focos de Ratti é o conceito de "cidades sensíveis", ressaltando o lado humano da cidade em meio à transformação tecnológica.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Jorge Perez Jaramillo, ex-planejador-chefe da cidade de Medellín, na Colômbia, também vai marcar presença no evento, assim como Frans-Antom Vermast, consultor de estratégias de planejamento urbano do Amsterdan Smart City, e Tia Kansara, fundadora da consultoria internacional de desenvolvimento de soluções para problemas urbanos, o Kansara Hackney.

Também estão entre os palestrantes Pedro Vidal, gerente do programa Santiago Smart City, do Chile; Agustín Suárez, diretor geral de Gestão Digital de Buenos Aires, na Argentina; e Carolina Pozo, ex-secretária geral de planejamento, inovação e governo aberto para Quito, no Equador, entre outros.

Ao todo, serão 18 palestrantes internacionais e 36 nacionais, com foco nos temas: Tecnologia Disruptiva, Governança, Inovação Digital e Cidades Sustentáveis do Futuro. Serão debatidas questões importantes para a inovação das cidades, como a inclusão social, economia sustentável, gestão inteligente de recursos e muito mais.

Tecnologias emergentes também serão o centro de discussões, incluindo temas como a indústria 4.0, big data, Internet das Coisas, blockchain, Inteligência Artificial e Realidade Virtual.

Smart Plaza Vale do Pinhão

Os debates vão acontecer no espaço Smart Plaza Vale do Pinhão, onde em 200 metros quadrados estará uma praça idealizada pela Prefeitura de Curitiba para mostrar o ecossistema de inovação da capital do Paraná. Os visitantes poderão conhecer um mobiliário sustentável, exemplos de Realidade Virtual e ainda conferir iniciativas pioneiras da gestão municipal e de empreendedores, como foco na Nova Economia.

No Vale do Pinhão, os visitantes vão conferir 55 palestras e apresentações de cinco minutos (pitches), e conhecer 10 expositores, entre startups, aceleradoras, empresas e órgãos da prefeitura.

A área da exposição tem 800 metros quadrados, contando com a participação de diversas prefeituras brasileiras, além de empresas de todo o país e comitivas internacionais.

Curitiba foi eleita como sede brasileira em novembro do ano passado, em Barcelona, no encontro mundial das Cidades Inteligentes, evento que reuniu representantes de 700 cidades do mundo inteiro e mais de 400 especialistas.

O Smart City Curitiba Expo acontece nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, na Expo Renault Barigui. As inscrições podem ser feitas no site oficial do evento.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.