FS lança app de e-learning no Mobile World Congress

Por Leonardo Pavini | 28 de Fevereiro de 2017 às 17h54
photo_camera Divulgação

A FS, empresa de serviços de valor agregado para varejistas e operadoras de telecomunicações, anunciou durante o Mobile World Congress em Barcelona o lançamento do Ensina, aplicativo de e-learning que conta com métodos modernos de aprendizado, assim como um sistema próprio de análise de dados do usuário.

Desenvolvido em parceria com uma empresa do Vale do Silício cujo nome não foi mencionado, a solução foi criada especialmente para usuários que utilizam seus dispositivos mobile para aprendizado - ou seja, ele não é uma adaptação de uma metodologia originalmente desenvolvida para desktops.

Ele terá um custo mensal de R$ 9,99, que dá acesso ao catálogo completo de cursos, que vão desde ocupações mais técnicas para quem busca um emprego até soluções para quem busca uma renda mensal informal.

Tambem pensando em usuários de planos pré-pagos, que fazem downloads principalmente via wi-fi, o app disponibiliza a função de salvar o curso inteiro offline para ser assistido a qualquer momento. Cada vídeo do curso tem a duração de 2 a 4 minutos - segundo a FS, a decisão por vídeos em "pílulas" foi feita com base em um estudo junto a usuários, que preferem conteúdos visuais mais curtos.

Só é possível baixar um curso completo; ao tentar baixar outro, o app substituirá o que estava armazenado anteriormente na memória. Após pesquisa, a FS concluiu que o usuário prefere se concentrar em apenas uma lição por vez, terminá-lo e só então avançar para outro. Um curso completo ocupa por volta de 700mb na memória do smartphone. Além disso, não é necessário desbloquear vídeos anteriores para avançar para os próximos; neste caso o usuário decide o conteúdo que irá assistir (self-paced learning).

Para a avaliação dos usuários, há testes de aprendizado no decorrer do curso. Não é possível "chutar" até acertar, pois após a segunda resposta incorreta de um teste, o app exibe a correta e passa para a próxima pergunta. O usuário recebe um certificado de participação a cada curso completado.

A plataforma também conta com elementos de gamificação, com recompensas para o usuários de acordo com seu desempenho durante o curso. Além disso, ele também agrega recursos de conectividade social (Facebook, por exemplo).

*O repórter viajou para o Mobile World Congress, em Barcelona, a convite da FS.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.