Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Debates online discutem transformação digital nos meios de pagamento e 5G

Por| 10 de Agosto de 2020 às 21h50

Link copiado!

ADMC/Pixabay
ADMC/Pixabay

A Jota, portal jurídico, especializado na cobertura das instituições públicas brasileiras, promoverá entre os dias 12 e 28 um ciclo de três debates online que discutirão temas relacionados à transformação digital do Brasil e de que forma a conectividade e os serviços digitais inovadores estão ajudando o país a arrevessar esse período de pandemia.O evento é patrocinado pelo Painel Telebrasil 2020.

A primeira live acontece na próxima quarta-feira (12) e terá como tema "Transformação digital nos meios de pagamento". Nessa mesa, teremos uma análise do novo ambiente regulatórios criado pelo Banco Central para transferências digitais, a estratégia das operadoras de telecomunicações e as implicações jurídicas do novo modelo. Participarão do debate João Manoel Pinho de Mello, do Banco Central; Carlos Ragazzo, da FGV; Renato Ciuchini, da TIM e Rodrigo Gruner, da Vivo.

Continua após a publicidade

Já a segunda live acontecerá no dia 21 de agosto e debaterá "Os desafios de infraestrutura para o 5G". Com a chegada da quinta geração de redes móveis ao Brasil, há grandes expectativas pelo seu imenso potencial transformador dos serviços pessoais e da economia. Mas não será um caminho simples. Com isso o debate discutirá temas como os principais obstáculos à implantação 5G, Onde o Brasil pode liderar e inovar nas suas políticas públicas e o que esperar da estratégia das empresas.

O painel terá a participação de representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ministério das Comuicações e das operadoras Oi e Sercomtel. Os nomes ainda serão definidos.

Por fim, a terceira live será no dia 28 de agosto e debaterá "O papel das telecomunicações na retomada econômica". Durante a pandemia, a conectividade mostrou todo o seu potencial de sustentar e dinamizar a economia e permitir que relações pessoais e profissionais pudessem ser mantidas e se transformar. Mas um papel ainda mais essencial ainda está por vir, e será na retomada econômica. O que é possível fazer para dinamizar essa recuperação com a adoção de serviços digitais e conectados?

Continua após a publicidade

Para discutir o tema, estarão presentes representantes das operadoras Algar e Claro, do MInistério da Economia, além de um consultor ou analista especializado no mercado de telecom. Os nomes serão confirmados em breve.

Todos as lives terão 1h30 duração, acontecendo sempre das 10h às 11h30. Elas poderão ser acompanhadas no canal oficial do Jota no YouTube.

Painel Telebrasil 2020

As lives promovidas pelo Jota servirão de "aquecimento" para a edição 2020 do Painel Telebrasil, um dos principais eventos de telecomunicações do ano que, em 2020, será 100% digital.

Continua após a publicidade

O Painel neste ano terá ampla programação transmitida ao vivo, com lives e painéis virtuais de discussão. Os debates serão distribuídos ao longo do mês de setembro, todas as terças-feiras, nos dias 8, 15, 22 e 29, e em eventos prévios neste mês de agosto.

Com o tema principal "A Conexão do Brasil com o Futuro", a edição 2020 vai explorar assuntos como a importância da conectividade e a transformação gerada por ela em diversos segmentos da economia, o setor de telecom após a pandemia e os reflexos que o 5G terá na sociedade brasileira. Os painéis de discussão ocorrerão pela manhã, de 9h às 11h, nos seguintes temas:

  • 08/9 - Painel 1: A conectividade essencial
  • 15/9 - Painel 2: Um mundo transformado com a pandemia
  • 22/9 - Painel 3: Política econômica da pandemia e o setor de telecom
  • 29/9 - Painel 4: O que esperar da sociedade 5G?

Além de reunir os CEOs das operadoras e indústria de telecom, o Painel Telebrasil 2020 terá a participação de representantes de empresas fortemente impactadas pela transformação digital e conectividade, nas verticais financeira, agro, e-commerce, logística, saúde, varejo, indústria 4.0, automação etc.

Continua após a publicidade

O evento discutirá ainda, em quatro sessões especiais, os impactos da reforma tributária, o mercado de redes dedicadas e Internet das Coisas (IoT), o leilão de 5G e os desafios de implementação de antenas e infraestrutura no Brasil. As sessões especiais, também às terças-feiras, ocorrerão de 16h às 17h30. Também haverá discussões mais técnicas, distribuídas em oito workshops.

Confira abaixo a programação:

  • 08/9 - Sessão especial 1: Reforma tributária e conectividade
  • 15/9 - Sessão especial 2: Conectando mercados verticais com IoT e 5G
  • 22/9 - Sessão especial 3: O modelo de leilão do 5G no Brasil
  • 29/9 - Sessão especial 4 – Infraestrutura urbana e antenas

A programação completa do evento pode ser acessada no site do Painel Telebrasil.