Ciab FEBRABAN 2018: começa o maior evento de TI do setor financeiro

Por Stephanie Kohn | 12 de Junho de 2018 às 11h47
Ciab

Começa nesta terça-feira (12), em São Paulo, a Ciab FEBRABAN, principal conferência de TI do setor financeiro. O evento contará com uma área de exposição de 36 mil metros quadrados, 47 patrocinadores e mais de 350 palestrantes que abordarão os mais diversos temas ligados à tecnologia bancária. O evento tem público estimado em mais de 20 mil visitantes durante os três dias.

"O CIAB FEBRABAN é o principal ponto de encontro entre executivos do segmento financeiro. Este ano, temos expectativas de um grande evento e de novo recorde de participações, já que a edição anterior, em 2017, o congresso registrou crescimento de 18% de público", comenta Gustavo Fosse, diretor setorial de Tecnologia e Automação Bancária da FEBRABAN.

Neste ano, Inteligência Exponencial será o assunto central que vai nortear todo o conteúdo do evento. A ideia do tema é debater a dimensão exponencial da inteligência aplicada no volume de dados cada vez maior gerado pela humanidade.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Dentre as discussões, serão abordados temas como o desenvolvimento de tecnologias como Inteligência Artificial, Machine Learning, Blockchain, Open Banking e Internet das Coisas (IoT) implicam em constantes alterações no comportamento social, e como tais alterações podem rapidamente criar ou destruir negócios.

“Nosso papel é facilitar o processo de inovação tecnológica para que o setor financeiro brasileiro tenha potencial de se desenvolver ainda mais”, comentou Otávio Ribeiro Damaso, diretor de regulação do Banco Central do Brasil. 

Ele ainda comentou que a inovação tem ocorrido por vários motivos mais o principal deles é pela própria evolução tecnológica. O aumento e barateamento do armazenamento com a chegada da computação na nuvem, a exploração e análise de dados incentivada pelo Big Data e Inteligência Artificial são algumas das inovações que estão tornando o setor financeiro mais moderno e eficiente, e os créditos mais baratos.

O diretor ainda reforçou que a inovação tecnológica é responsável pela revisão nos modelos de negócios dos próprios bancos, além de inserir novos players ao mercado e mudar o comportamento do usuário, especialmente com a explosão do mobile.

Fintech Day

O evento promoverá, ainda, o já tradicional CIAB Fintech Day, um dos mais importantes encontros entre instituições financeiras e fintechs do Brasil. Neste ano, o campeonato envolverá fintechs e insurtechs, e, pela primeira vez, terá a participação de startups latino-americanas. O objetivo da competição é identificar startups que tenham sinergia e potencial para colaborar com bancos, seguradoras e instituições financeiras.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.