BIG Festival revela quem são os finalistas para as premiações de 2018

Por Wagner Wakka | 22 de Maio de 2018 às 18h05
Divulgação

O Brazil's Independent Games Festival (BIG) anunciou nesta terça-feira (22) a lista dos jogos finalistas para premiação no evento. Ao todo, foram selecionados 54 jogos nas 15 categorias, com games de 53 paíse diferentes. A lista foi formada por uma peneira com 646 títulos, dos quais, segundo comunicado do evento, 420 eram de desenvolvedores brasileiros. A premiação acontece no dia 28 de junho, durante o BIG Festival em São Paulo.

O jogo mais indicado é 39 Days to Mars, produção do estúdio neozelandês It’s Anecdotal, uma aventura cooperativa para duas pessoas lançado no mês passado pra PC e que se passa em uma nave espacial imaginada para o século XIX. O título está concorrendo como Melhor Arte, Melhor Narrativa, Melhor Som e em Melhor Jogo.

Entre a turma brasileira, destaque para os desenvolvedores da Behold Studios com Galaxy of Pen and Paper, e do grupo Studio Pixel Punk com UNSIGHTED, ambos finalistas para Melhor Jogo Brasileiro e Melhor Jogo, as principais do evento.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Neste ano, o BIG ainda adiciona três novas categorias: Melhor Jogo de Estudante, Melhor Multiplayer e Melhor Jogo Infantil.

Com um total de R$ 45 mil em prêmios, todas as categorias recebem um aporte em dinheiro separado da seguinte forma: Melhor Jogo (R$ 10 mil), Melhor Jogo Brasileiro (R$ 10 mil), Melhor Jogo da América Latina (R$ 10 mil), BIG Impact: Categoria Educacional (R$ 5 mil) e Melhor Jogo VR (R$ 5 mil). Os outros R$ 5 mil irão para o game eleito pelos visitantes do evento na categoria Voto Popular.

Os jogos que não foram selecionados pelo evento ainda podem participar do Big Starter caso estejam em fase inicial. Nesta parte, o desenvolvedor terá a oportunidade de apresentar seu game a uma plateia composta por investidores e especialistas da indústria, cujos nomes ainda não foram divulgados.

O evento ainda tem espaço para jogos brasileiros no Panorama Brasil, que reunirá os 30 melhores jogos nacionais que não foram selecionados para a premiação, mas são qualificados para serem destacados no espaço para o público conhecer. Desses 30 jogos, 10 vagas estão reservadas para games brasileiros produzidos por estudantes.

O BIG Festival é gratuito ao público para teste dos jogos expostos. No ano passado, foram 768 jogos de 54 países distintos competindo ao prêmio de melhor jogo do evento. A edição 2018 ocorrerá em São Paulo e no Rio de Janeiro entre os dias 23 de junho e 1º de julho.

Veja lista completa dos jogos indicados:

Melhor Jogo

  • Dead Cells (Motion Twin), da França
  • Frostpunk (11 bit Studios), da Polônia
  • 39 Days to Mars (It's Anecdotal), da Nova Zelândia
  • Semblance (Nyamakop), da África do Sul
  • Cultist Simulator (Weather Factory), do Reino Unido
  • Galaxy of Pen and Paper (Behold Studios), do Brasil
  • UNSIGHTED (Studio Pixel Punk), do Brasil

Melhor Jogo Brasileiro

  • Rock & Rails (Black River Studios)
  • UNSIGHTED (Studio Pixel Punk)
  • Galaxy of Pen and Paper (Behold Studios)
  • No Heroes Here (Mad Mimic Interactive)
  • Hexarmonic (6 side studios)
  • Alkimya: Memories of The Last Alchemist (Bad Minions)
  • Radar Warfare (DreamRoad Productions)
  • Roguemance (Lucas Molina)
  • Until Dead - Think to Survive (Monomyto Game Studio)
  • IN (Epopeia Games)

Melhor Jogo da América Latina

  • Ship Ahoy! (OKAM Studio), da Argentina
  • Rock of Ages 2: Bigger and Boulder (ACE Team), do Chile
  • Iron Marines (Ironhide Game Studio), do Uruguai
  • The Last Friend (The Stonebot Studio), do El Salvador
  • Darkestville Castle (Epic LLama), da Argentina

Melhor Arte

  • Dead Cells (Motion Twin), da França
  • 39 Days to Mars (It's Anecdotal), da Nova Zelândia
  • Chuchel (Amanita Design), da República Checa
  • Semblance (Nyamakop), da África do Sul
  • Luna (Funomena LLC), dos Estados Unidos
  • The Gardens Between (The Voxel Agents), da Austrália
  • Haimrik (Below The Game), da Colômbia

Melhor Narrativa

  • Path to Mnemosyne (SPHERICAL PIXEL S.L), da Espanha
  • 39 Days to Mars (It's Anecdotal), da Nova Zelândia
  • Tacoma (Fullbright), dos Estados Unidos
  • Where The Water Tastes Like Wine (Dim Bulb Games), dos Estados Unidos
  • The Mooseman (Vladimir Beletskiy), da Rússia
  • All Walls Must Fall (inbetweengames UG), da Alemanha
  • STAY (Appnormals Team), da Espanha

Melhor Gameplay

  • Frostpunk (11 bit Studios), da Polônia
  • Dead Cells (Motion Twin), da França
  • Keyboard Sports - Saving QWERTY (Triband), da Dinamarca
  • Semblance (Nyamakop), da África do Sul
  • Cultist Simulator (Weather Factory), do Reino Unido
  • DYO (Team DYO), da Alemanha
  • Slime Rancher (Monomi Park), dos Estados Unidos

Inovação

  • Tacoma (Fullbright), dos Estados Unidos
  • DYO (Team DYO), da Alemanha
  • Haimrik (Below The Game),da Colômbia
  • Cultist Simulator (Weather Factory), do Reino Unido
  • Motif. (Yeta Game), da Túrquia
  • At Sundown (Mild Beast Games), dos Estados Unidos
  • FROST (kunabi brother), da Áustria

Melhor Som

  • Double Kick Heroes (Headbang Club), da França
  • Chuchel (Amanita Design), da República Checa
  • Rhythm Doctor (7th Beat Games), da Malásia
  • Luna (Funomena LLC), dos Estados Unidos
  • 39 Days to Mars (It’s Anecdotal), da Nova Zelândia
  • Hexarmonic (6 side studios), do Brasil

BIG Impact: Categoria Educacional

  • Rango Cards (Fira Soft), do Brasil
  • Marvellous Inc. (Marvellous Soft), do Brasil
  • Alfabééto (Spacefrog), do Brasil
  • Slice Fractions 2 (Ululab), do Canadá
  • Geração Água (Universidade Feevale - LOA - Laboratório de Objetos de Aprendizagem), do Brasil

BIG Impact: Categoria Questões Sociais

  • Fofuuú (FOFUUU SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS PARA SAÚDE E EDUCAÇÃO LTDA), do Brasil
  • The Mooseman (Vladimir Beletskiy), da Rússia
  • Florescer (PugCorn), do Brasil
  • HEADLINER (Unbound Creations LLC), dos Estados Unidos
  • Lenin - The Lion (Lornyon - João Bueno), do Brasil

Melhor jogo de Estudante

  • DYO (Desenvolviido por Team DYO, na Instituição HTW Berlin), da Alemanha
  • Muddledash (Desenvolvido por slampunks, na Instituição University of Edinburgh), do Reino Unido
  • At Sundown (Desenvolvido por Mild Beast Games, na Instituição University of Southern California), dos Estados Unidos
  • Motif. (Desenvolvido por Yeta Game, na Instituição Hacettepe University & Gazi University from Turkey), da Turquia
  • Impulsion (Desenvolvido por Driving Force Games, na Instituição Institut de l'Internet et du Multimédia), da França

Melhor Multiplayer

  • ARENA GODS (Supertype), dos Estados Unidos
  • No Heroes Here (Mad Mimic Interactive), do Brasil
  • At Sundown (Mild Beast Games), dos Estados Unidos
  • Muddledash (slampunks), do Reino Unido
  • Treadnauts (Topstitch Games), dos Estados Unidos

Melhor Jogo Infantil

  • Chuchel (Amanita Design), da República Checa
  • Alfabééto (Spacefrog), do Brasil
  • Luna (Funomena LLC), dos Estados Unidos
  • Fofuuú (FOFUUU SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS PARA SAÚDE E EDUCAÇÃO LTDA), do Brasil
  • St. Ives (StoryMax), do Brasil

Melhor Jogo de Realidade Virtual

  • Luna (Funomena LLC), dos Estados Unidos
  • Ship Ahoy! (OKAM Studio), da Argentina
  • The Invisible Hours (TEQUILA WORKS), da Espanha
  • Primordian (Stonepunk Studios, LLC), dos Estados Unidos
  • Rock & Rails (Black River Studios), do Brasil

Especialistas BIG 2018

  • Antonio Teoli: Especialista de Som
  • Ricardo Troula: Especialista de Arte
  • Carlos Eduardo Nogueira: Especialista de Narrativa

Consultoria de Gameplay

  • Marcos Venturelli

Jurados Internacionais BIG 2018

  • Lauren Freeman: Senior Manager, External Development, Electronic Arts
  • Reginaldo Valadares: Head of Studio, Rovio
  • John Comes: CTO, tinyBuild
  • Luis Wong: Overseas Operations Manager, IndieNova
  • Paul Hendrets: Director - Good Shepard Entertainment
  • David Wood: Business Development, Bandai Namco Entertainment America
Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.