Segunda edição do Brasil Comic Con acontece em novembro

Por Redação | 13 de Março de 2014 às 13h00

Em 2013, mais de cem mil pessoas passaram pelo Brasil Comic Con, realizado com a décima edição do Anime Friends, maior evento de cultura pop da América Latina. Agora, fãs e profissionais de quadrinhos, cinema, videogame e séries de TV têm uma oportunidade ainda melhor de ficar frente a frente com seus ídolos e por dentro de todas as manifestações culturais contemporâneas: o Brasil Comic Con ganhou vida própria e, este ano, acontece nos dias 14 e 15 de novembro, no novíssimo Centro de Eventos Pro Magno, na Zona Norte de São Paulo.

Comic Con

Ator que faz personagem Lokhi, do filme Thor, durante evento nos EUA.

“Serão 48 mil m² exclusivamente dedicados ao universo pop, com alguns dos principais nomes desse cenário, no Brasil e no mundo”, diz Takashi Tikasawa, CEO da Yamato Corporation, realizadora do evento. Segundo ele, o 2º Brasil Comic Con vem para firmar terreno no mercado nerd e geek, assim como o Anime Friends conquistou seu lugar entre os fãs de cultura japonesa no Brasil.

O Comic Con (de Comic Conference – conferência de histórias em quadrinhos) original é um evento que ocorre todos os anos em San Diego, na Califórnia. Sendo inicialmente uma feira de histórias em quadrinhos conhecidas localmente, o encontro cresceu fenomenalmente e com o passar dos anos a convenção expandiu seu escopo e começou a incluir alguns elementos da cultura pop como anime, mangá, animação, brinquedos, video games, séries de televisão, livros de fantasia e outros.

Aqui no país o evento é inspirado no original de San Diego, e a segunda edição do Brasil Comic Con reunirá atores, diretores, roteiristas, dubladores e demais profissionais do setor. Durante dois dias, será palco de palestras, apresentações e troca de experiências, tornando-se um ponto de encontro da indústria do entretenimento e dos fãs da cultura pop.

Do fantástico mundo dos super-heróis para o Brasil Comic Con

Entre os artistas internacionais já confirmados estão nomes como Michael Golden, cocriador da personagem Vampira (X-Men), mundialmente conhecido por seus trabalhos em The Nam, Micronauts, G.I. Joe e Dr. Estranho, e apontado como um dos melhores ilustradores no mercado; o “rei dos zumbis”, Arthur Suydam, ilustrador reconhecido pela saga Marvel Zombies e que trabalhou também em Batman, Conan, Tarzan, Predador e Alien, entre outros, e James O’Barr, o premiado criador de O Corvo, série em quadrinhos que originou o filme com Brandon Lee, além de roteirista de duas séries de sucesso da IDW: Curare e Skinning the Wolves. Outro convidado que vem dos Estados Unidos especialmente para o evento é Rodney Ramos, ilustrador profissional com mais de 15 anos de experiência, que na Marvel foi assistente de John Romita e emprestou seu traço a várias obras como Thundercats, Marvel Presents, What If, Conan e Toxic Avenger. Também trabalhou como colorista para Gen-X, Homem de Ferro, Gambit, O Justiceiro e Homem Aranha, e recentemente participou na DC Comics da saga 52 e Lanterna Verde.

O traço feminino também marca presença, com a participação de Renee Witterstaetter, que começou a carreira nos quadrinhos com trabalhos em Superman na DC Comics e Surfista Prateado, Conan e She-Hulk na Marvel. Também foi editora de títulos como Arquivo X, Jurassic Park, Xena e Hercules, além de cocriadora, com Michael Golden, da série Spartan X, e colorista de centenas de quadrinhos como Os Vingadores, Homem-Aranha e Capitão América. Depois do sucesso como roteirista de quadrinhos, trabalhou em dezenas de clipes de artistas como Madonna, Seal, Ben Harper e Usher, além dos filmes Hora do Rush II, O Mestre Invencível, Police Story 3 (todos estes com Jackie Chan) e Dragão Vermelho. Em seu portfólio estão também obras como Excess: The Art of Michael Golden e Tex: The Art of Mark Texeira.

Artistas brasileiros igualmente reconhecidos por trabalhos em franquias mundialmente consagradas também já estão confirmados para o 2º Brasil Comic Con. É o caso de Mike Deodato Jr., que tem em seu portfólio trabalhos em séries históricas como Mulher-Maravilha, Thor, Vingadores, Hulk, Glory, Lady Death, Ultraforce, Batman e Homem-Aranha, e que assina a arte da futura saga da Marvel, Pecado Original. Estará presente também Will Conrad, cujo traço está em clássicos como Conan, Wolverine, Homem-Aranha, Pantera Negra, Capitão América, X-Men, Lanterna Verde, Jovens Titãs e Asa Noturna, e no universo Dark Horse, de Joss Whedon. Ed Benes, hoje da DC Comics, e conhecido por trabalhos em Birds of Prey, Supergirl, Super Homem e Liga da Justiça também fará sua aparição no evento.

Artist Alley

Artist Alley durante Comic Con em Chicago, EUA

Além dos painéis com os convidados nacionais e internacionais, o 2º Brasil Comic Com terá uma área de exposição que contará com a presença de grandes empresas do mercado de entretenimento no Brasil. Outra atração será o Beco dos Artistas (ou Artist Alley, como é conhecido nos eventos nos EUA), espaço onde os artistas divulgarão seus trabalhos e o público terá a oportunidade de conversar com os criadores, além de comprar suas obras. São esperadas dezenas de artistas, entre desenhistas, ilustradores, roteiristas e demais profissionais de quadrinhos, além de cosplayers nacionais e internacionais que poderão divulgar suas fotos e vender seus produtos.

Você pode obter mais informações sobre o 2º Brasil Comic Con acessando o site www.brasilcomiccon.com.br.

  1. Serviço: 2º Brasil Comic Com
  2. Quando: 14 e 15 de novembro de 2014
  3. Onde: Centro de Eventos Pro Magno - www.promagno.com.br
  4. Av. Profª Ida Kolb, 513 – Casa Verde – São Paulo
Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.