Brasil será sede de encontro sobre governança na internet

Por Redação | 19 de Dezembro de 2013 às 16h33
photo_camera TVT

Em 2014, o Brasil será sede de um encontro global de líderes que vai tratar sobre governança na internet. Da Reunião Multissetorial Global sobre Governança na Internet, participarão governos, empresas, acadêmicos e representantes da sociedade civil, que vão discutir sobre maneiras de proteger os direitos dos cidadãos na rede.

O evento acontecerá nos dias 23 e 24 de abril, em São Paulo, e teve como principal motivador a assinatura de uma resolução entre Brasil e Alemanha, tratando, justamente, do direito à privacidade. No documento, está previsto que todas as pessoas devem ter, na internet, os mesmos direitos que possuem fora dela. Além disso, o acordo trata sobre monitoramento de comunicações e coleta de dados.

A ideia do encontro é criar uma série de procedimentos para garantir uma rede compatível com os direitos internacional e humanos, afirmou o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, em declaração à Empresa Brasil de Comunicação. Daí o convite a diversos setores da sociedade, que podem trazer vivências diferentes para a discussão.

A Reunião Multissetorial Global sobre Governança na Internet será promovida pelo Comitê Gestor da Internet. O Marco Civil e a descoberta da espionagem praticada pelo governo dos Estados Unidos também deverão ser discutidos no evento.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.