Publicidade

Como FIFA 20 fez time da 4ª divisão do inglês ser mais famoso que o Barça

Por| 28 de Setembro de 2020 às 08h47

Link copiado!

Captura/YouTube/Burger King
Captura/YouTube/Burger King

Você pode nunca ter ouvido falar do Stevenage FC, um time de futebol que soma pouquíssimos troféus em sua história. Contudo, uma campanha de marketing dentro do jogo de futebol FIFA 20 fez explodir a popularidade da equipe da quarta divisão do campeonato inglês.

O Stevenage é um time pouco conhecido da cidade de mesmo nome ao norte de Londres, com aproximadamente 80 mil habitantes. A região não leva fama pela equipe de futebol, mas tem como maior ídolo seu cidadão mais vitorioso: Lewis Hamilton, seis vezes campeão da Fórmula 1. Atualmente, o clube está na Football League Two, que (apesar do dois no nome) representa a quarta divisão do futebol inglês.

Entretanto, o Stevenage ganhou até mais projeção do que o piloto da cidade, ao menos entre os jogadores de FIFA 20. No último dia 17, o Burguer King lançou uma campanha dentro do jogo chamada Desafio Stevenage. A marca é patrocinadora oficial do clube e queria levantar sua visibilidade entre os gamers.

Continua após a publicidade

Para isso, convidou os jogadores a realizarem alguns desafios básicos em troca de promoções e comida grátis. Por exemplo, dar uma “caneta” no adversário, fazer um gol de bicicleta ou ter um artilheiro com três gols em uma mesma partida (o chamado hat trick) renderia alguns prêmios.

As únicas obrigações eram realizar tais desafios com Stevenage como time e compartilhar o vídeo ou foto que comprovasse a realização no Twitter junto da hashtag e da arroba da campanha.

“Os interessados precisam compartilhar vídeos de seus desafios no Twitter e, em troca, receberão um item do menu do Burger King gratuitamente, via Uber Eats, enquanto durarem os estoques”, informa a campanha.

Continua após a publicidade

Sucesso absoluto

Segundo o jornal The Sun, a ação foi divulgada em diversos países amantes do futebol, sendo também realizada aqui no Brasil. No total, o grupo conseguiu atingir 25 mil gols compartilhados na rede social em apenas uma semana. Ainda de acordo com o jornal, o Stevenage se tornou o time mais usado no modo Carreira, além de ser o mais compartilhado também na Twitch. O clube ganhou mais notoriedade que gigantes do jogo como Barcelona, PSG, Real Madrid e Bayern de Munique.

A fama, entretanto, não ficou somente no virtual. Segundo o próprio Stevenage, pela primeira vez na história do clube todas as camisetas oficiais em estoque foram vendidas, resultado da imensa popularidade momentânea da equipe. E tudo isso por conta de pessoas interessadas em um lanche de graça.

Continua após a publicidade

A campanha terminou em 23 de setembro.

Fonte: The Sun, Stevenage Challenge