Publicidade

Atirador mata dois e fere 11 em torneio de eSport na Flórida

Por| 27 de Agosto de 2018 às 10h41

Link copiado!

Atirador mata dois e fere 11 em torneio de eSport na Flórida
Atirador mata dois e fere 11 em torneio de eSport na Flórida

Duas pessoas foram mortas e 11 foram feridas em um torneio de Madden NFL que estava sendo disputado neste domingo (26) em um espaço conjugado com bar e pizzaria na cidade de Jacksonville, no estado da Flórida (EUA). O suspeito foi identificado como David Katz, de 24 anos. Ele se matou no local. Investigadores buscaram evidências no carro do suspeito e em sua casa, na cidade de Baltimore, mas não informaram o motivo que o levou a cometer os crimes.

O vídeo abaixo mostra o momento em que dois jogadores do torneio (rostos censurados para preservação da privacidade deles), que estava sendo transmitido ao vivo via Twitch, ouviram o barulho dos tiros. O feed foi imediatamente cortado, então cenas fortes com feridos não são mostradas. Porém, o áudio com o tumulto de pessoas fugindo do local ainda pode ser ouvido. Mais além, versões não censuradas espalhadas pela internet mostram que, pouco antes do corte, é possível ver uma mira laser alinhada ao peito de um dos jogadores.

Segundo informações dos gestores do bar, funcionários e o dono “escaparam ilesos”.

Continua após a publicidade

As informações que remetem ao motivo que levou o atirador a abrir fogo contra a plateia e seus jogadores ainda estão desencontradas, mas relatos da mídia obtidos no local alegam que Katz havia sido eliminado da competição ou pouco antes do tiroteio ou no dia anterior (segundo a página oficial do torneio, o evento duraria dois dias) e teria ficado decepcionado com sua derrota. As autoridades não confirmaram essas informações.

Posts de usuários nas redes sociais e de pessoas presentes no local também questionam o investimento dos organizadores na segurança das pessoas. Informações retiradas das redes sociais dizem que não havia qualquer tipo de revista de pessoas ou pré-seleção na plateia. Sobreviventes do tiroteio também postaram nas redes sociais. No Twitter, Drini Gjoka (conhecido por sua handle “@YoungDrini”), um dos competidores do torneio, disse que uma das balas disparadas o atingiu de leve no dedão de uma das mãos.

The tourney just got shot up. Im leavinng and never coming back — Drini Gjoka (@YoungDrini) 26 de agosto de 2018

Continua após a publicidade
I am literally so lucky. The bullet hit my thumb — Drini Gjoka (@YoungDrini) 26 de agosto de 2018

I will never take anything for granted ever again. Life can be cut short in a second — Drini Gjoka (@YoungDrini) 26 de agosto de 2018


A EA, publisher da franquia Madden NFL, emitiu comunicado, dizendo que “essa é uma situação horrível, e nossas maiores condolências e simpatia vão para todos os envolvidos. O nosso foco, agora, é com aqueles mais afetados, bem como auxiliar as autoridades conforme eles continuam com a investigação deste crime”. Um homem chamado David Katz, ironicamente, foi o vencedor de um torneio similar do mesmo jogo, realizado em Buffalo, Nova York, em fevereiro de 2017.

Continua após a publicidade

O torneio de domingo — Madden 19 Southeastern Qualifier Tournament — reuniu cerca de 150 pessoas no GLHF Game Bar e prometia US$ 5 mil ao vencedor, bem como uma vaga nas finais da competição em Las Vegas, onde o vencedor receberia US$ 165 mil.

O governador do estado da Flórida, Rick Scott, que estava em um voo em direção a Jacksonville na hora do incidente, disse que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ligou para ele oferecendo-lhe o apoio de forças federais. As investigações vêm sendo coordenadas pelo FBI, com auxílio das forças policiais estatais.

A situação pode reacender o debate sobre o controle de armas à população nos EUA: a líder do Partido Democrata, Nancy Pelosi, disse que “o Congresso tem que parar de enrolar e agir para proteger os americanos da epidemia de violência das armas, e se certificar que nenhuma outra família ou comunidade tenha que passar por essa dor inominável. Cada dia que ele falha em agir é uma mancha para a nossa nação”.

Continua após a publicidade

Fonte: El País, USA Today, Independent, CBS News, Associated Press, Madden 19 Southeastern Qualifier Tournament at GLHF