Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Os maiores e mais modernos estádios de futebol do mundo

Por| Editado por Jones Oliveira | 24 de Outubro de 2022 às 17h00

Link copiado!

Reprodução/KCNA
Reprodução/KCNA

Ir a um estádio de futebol é um programa que envolve muito mais do que simplesmente assistir à bola rolar por 90 minutos. Assim como em teatros, cinemas e casas de show, os estádios, ou boa parte deles, se tornaram luxuosas arenas, cercadas de conforto, segurança e novas tecnologias.

O Catar, sede da Copa do Mundo de 2022, precisou atender às exigentes demandas da Fifa para poder receber a principal competição de futebol do mundo e, por isso, agora abriga alguns dos mais modernos estádios de futebol do mundo.

Continua após a publicidade

Em termos de capacidade de público nos estádios, no entanto, os detentores dos recordes estão bem longe da sede da Copa e dos grandes centros que praticam futebol no mundo (pelo menos os dois primeiros da lista). O Brasil, que já teve o Maracanã como dono deste título, também não aparece com destaque nesta relação.

O maior estádio de futebol do mundo

Hoje em dia, apenas dois dos maiores estádios de futebol do mundo podem, oficialmente, receber mais de 100 mil torcedores. Ambos, porém, ficam em países nos quais o futebol não tem tanta força como no Brasil, na Argentina ou em grandes centros europeus. Apenas o terceiro colocado no ranking é bastante conhecido. Trata-se do Camp Nou, casa do Barcelona, com capacidade para 99.354 torcedores.

O segundo colocado na relação é o Melbourne Cricket Ground, inaugurado em 1853 e que, apesar do nome, é o principal estádio de futebol da Austrália. Lá são disputados diversos jogos do campeonato nacional e da seleção local. Ele até foi apontado como opção para receber um Brasil x Argentina em 2022, mas a partida acabou cancelada.

Continua após a publicidade

O maior estádio de futebol do mundo, assim como o Melbourne Cricket Ground, também não é dos mais badalados. Estamos falando do Rungrado 1º de Maio, ou May Day Stadium, localizado em Rungra Island, Pyongyang, na Coreia do Norte, país com tradição quase nula no esporte.

Os dados oficiais informam que o estádio em Pyongyang tem capacidade total para 114 mil espectadores e, além do futebol local e da seleção nacional, também serve como casa para abrigar outros esportes e eventos culturais.

O maior estádio de futebol do Brasil

Continua após a publicidade

O Brasil conta, desde a Copa do Mundo de 2014, com novas e modernas arenas, mas o maior estádio de futebol do país ainda é um velho conhecido do torcedor. Ele também foi palco da Copa do Mundo e, claro, só esteve presente na competição porque, antes dela, foi devidamente reformado e modernizado.

Estamos falando do Mário Filho, o popular Maracanã. O estádio da capital fluminense, que já chegou a receber 183.341 espectadores para um jogo da Seleção Brasileira contra o Paraguai, em 1969, hoje comporta 78.838 torcedores. Uma redução de mais de 50%, mas em prol do conforto e, principalmente, da segurança.

Outras duas cidades contam com estádios capazes de receber bons públicos e, por isso, completam o top 3 no Brasil. O Mané Garrincha, em Brasília, é bastante utilizado no Campeonato Brasileiro, ora por times do Rio, ora pelos de São Paulo. Ele pode receber 72.788 pessoas.

Continua após a publicidade

Fechando o pódio de maiores estádios do Brasil está mais um “velho de guerra”: o Cícero Pompeu de Toledo, mais conhecido como Morumbi. A casa do São Paulo chegou a ser cogitada para a Copa, mas acabou perdendo a disputa para a Neo Química Arena, estádio do Corinthians. Ele é o terceiro maior estádio brasileiro em capacidade de público para jogos de futebol, abrigando 66.975 espectadores sentados.

O maior estádio de futebol da Copa do Mundo 2022

O maior estádio da Copa do Mundo 2022 tem capacidade para 80 mil torcedores e é o palco escolhido para dez partidas da competição, incluindo dois do Brasil. Receberá ainda uma das oitavas de final, uma das quartas de final, uma das semifinais e a grande decisão do principal torneio de seleções do mundo.

O Estádio Lusail é considerado um ícone do país por ser “futurista e imponente”. Ele foi construído dentro de uma cidade que também “nasceu” especialmente para a Copa e foi batizada com o mesmo nome. Localizada a cerca de 20 quilômetros da capital Doha, Lusail é a chamada cidade do futuro e foi projetada para ser sustentável.

Continua após a publicidade

O maior estádio de futebol da Copa 2022, no entanto, deixará de receber jogos após o Mundial e se tornará um centro comunitário.

O segundo maior estádio da Copa do Mundo 2022 é o Al Bayt, casa da abertura e de uma das semifinais, com capacidade para 60 mil espectadores. Todos os demais têm lotação máxima na casa de 40 mil pessoas.

O estádio de futebol mais moderno do mundo

Continua após a publicidade

Um dos estádios mais modernos do mundo é o Allianz Arena, casa do Bayern de Munique. O palco alemão foi um dos primeiros do mundo a utilizar a tecnologia que muda as cores externas do estádio de acordo com o time que está jogando. Esse visual encantou o mundo durante a Copa de 2006.

Outro estádio considerado bastante moderno é antigo, mas foi remodelado já de olho na Copa do Mundo de 2026. Trata-se do estádio Azteca, onde a Seleção Brasileira conquistou o tricampeonato mundial em 1970, no México. Ele conta, hoje, com um sistema de iluminação em LED, desenvolvido para aprimorar a experiência dos espectadores e aumentar a eficiência energética do estádio.

Fechando a lista temos o New Tottenham Hotspur Football Stadium, remodelado estádio do tradicional time inglês. Inaugurado em 2020, ele tem recursos impressionantes, como um campo dobrável que se transforma para jogos da NFL, ringue de boxe ou shows musicais.

Continua após a publicidade

Além disso, o New Tottenham Hotspur Football Stadium tem 1.600 pontos de Wi-Fi espalhados para uso dos torcedores, modernas instalações para equipes de TV, estúdios próprios e muito mais. Uma verdadeira maravilha arquitetônica.

O estádio de futebol mais moderno do Brasil

Três estádios brigam pelo posto de mais moderno do Brasil, dois em São Paulo e um em Curitiba. Em São Paulo, a Neo Química Arena, casa do Corinthians e palco de jogos da Copa 2014, tem em sua área interna revestimentos em mármore de alto padrão, e o visual impressiona.

Juntam-se a ele o Allianz Parque, do Palmeiras, construído no local do antigo Palestra Itália, e a Arena da Baixada, casa do Atlético Paranaense. Os três unem beleza, funcionalidades e tecnologia para dar ao torcedor o conforto que ele merece.

Continua após a publicidade

O estádio de futebol mais moderno da Copa do Mundo 2022

Os estádios do Catar são verdadeiras obras de arte, mas o estádio de futebol mais moderno da Copa do Mundo 2022, na verdade, foi construído bem antes de o país se candidatar e vencer a disputa para receber o torneio da Fifa. O Ahmed bin Ali foi inaugurado em 2003, com capacidade para receber pouco mais de 20 mil espectadores. Em 2015, porém, foi demolido, aí sim já visando à Copa de 2022.

Rebatizado com o nome de Al-Rayyan, o estádio comporta aproximadamente 40 mil pessoas e tem laços fortes com a sustentabilidade, já que parte dos escombros da demolição foi utilizada em sua reconstrução. Além da fachada em forma de ondas, que dá ao local um visual futurista, o destaque fica por conta do painel multimídia. Ele varre a fachada do estádio mostrando notícias em tempo real, além de propagandas e informações variadas.

Continua após a publicidade

Outro belo exemplo de estádio moderno que abrigará jogos da Copa 2022 é o Al Janoub Stadium, antes conhecido como Al Wakrah. Palco de sete jogos do Mundial, incluindo uma partida da fase oitavas de final, o estádio Al Janoub foi construído em 2019 e chegou a virar meme por conta de sua forma, que lembra um órgão genital feminino.

Em termos de tecnologia, porém, ele é referência. O estádio conta com um sistema de ar-condicionado com saídas de ar debaixo dos assentos, garantia de conforto para um país que sofre com as altas temperaturas o ano todo, até mesmo durante o inverno, período em que a bola vai rolar para a Copa do Mundo de 2022.