Publicidade

Não é por aí: Netflix fez parceria, mas não vai transmitir o Campeonato Francês

Por| 01 de Agosto de 2020 às 11h35

Link copiado!

(Imagem: Reprodução/Bavarian Football Networks)
(Imagem: Reprodução/Bavarian Football Networks)

Uma notícia veiculada pelo jornal francês L’Équipe colocou fãs de futebol e da Netflix em polvorosa: a gigante do streaming teria fechado uma parceria com a empresa de mídia Mediapro, responsável pela coordenação de transmissão da Ligue 1 e Ligue 2 (respectivamente, primeira e segunda divisões do futebol francês). Imediatamente, jornais de todo mundo, incluindo alguns no Brasil, passaram a veicular o caso como “a Netflix vai entrar no futebol”.

De fato, a parceria existe. Ambas as empresas firmaram o acordo e a reportagem do periódico francês menciona isso em detalhes. Os valores de assinatura dos termos evidentemente não foram divulgados, mas a conversa sobre “transmitir jogos” é que tomou um rumo exagerado.

O que aconteceu de fato: a Netflix e a Mediapro firmaram uma parceria comercial, direcionada a amealhar assinantes para um terceiro serviço, que ainda está a ser lançado no mercado francês. Chamada de “Telefoot”, esta sim será uma plataforma de transmissão de jogos do torneio francês, que serve como porta de entrada para a ilustríssima Liga dos Campeões da UEFA. Mas ela sequer terá streaming: essencialmente, o Telefoot será um novo canal televisivo.

Continua após a publicidade

A grosso modo, a parceria comercial fará com que pacotes do Telefoot tragam um “benefício casado” ao entregar, além dos serviços esportivos esperados, acesso à Netflix. Pelo valor estimado de € 30 mensais (R$ 185,28, na cotação atualizada), a base inicial do Telefoot contará também com um plano da Netflix (não foi esclarecido “qual” plano).

Para fins de comparação, sabe aqueles planos da operadora fluminense TIM, em que junto da assinatura pós-paga vem um ano de acesso à plataforma de streaming musical Deezer como extra? Mesma coisa, diferentes meios.

Segundo estima o L’Équipe, o Telefoot deve ser lançado com uma audiência inicial de 3,5 milhões de usuários. Assinantes ainda ganharão acesso aos três principais campeonatos futebolísticos da Europa: a UEFA Conference League, a Liga Europa e, finalmente, A Liga dos Campeões da UEFA, na França. O acordo entre as duas empresas é válido exclusivamente no país até 2024.

No Brasil, como diz o jargão esportivo, “segue o jogo normal”: o Campeonato Francês vem sendo exibido pela plataforma de streaming esportivo DAZN, além do canal fechado TV5Monde (alguns jogos muito específicos da Copa da França e Liga Francesa, outros torneios), disponível em algumas das concessionárias de TV por assinatura no Brasil.

Continua após a publicidade

Fonte: Estadão; L'Équipe (em francês)