Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Espanha desponta como favorita em modelo da Copa criado por machine learning

Por| 13 de Junho de 2018 às 18h49

Link copiado!

Espanha desponta como favorita em modelo da Copa criado por machine learning
Espanha desponta como favorita em modelo da Copa criado por machine learning

Cientistas usam machine learning para uma infinidade de pesquisas, mas poucas delas estão direcionadas a responder uma difícil questão atual: quem vai ganhar a Copa do Mundo de 2018?

Um grupo de estatísticos da universidade alemã de Dortmund criou um modelo baseado em machine learning para tentar prever esta resposta. E para a tristeza da nação canarinha, pelo sistema, o Brasil não chegaria nem à final. O modelo aponta a Espanha como favorita na competição seguida de Alemanha, Brasil, França.  A “ótima geração Belga” desponta como quinta colocada.

O sistema calculou estes dados com base em 100 mil simulações da competição. Assim, chegaram à conclusão de que Espanha tem 17,8% de chance de levar a taça, contra 17,1% da Alemanha e 12,3% do Brasil. Isso quer dizer que, em 17,8% dos testes, a Espanha foi campeã.

Continua após a publicidade

O grupo ainda apresentou um segundo modelo que leva em conta estatísticas em confronto direto. Neste cenário, pesquisadores acreditam que pode pintar um Brasil e Alemanha na final. Seria a revanche do 7x1? Pois bem, neste cenário de confronto direto, a Alemanha levaria a competição com 64% de chances de ganhar contra a seleção canarinho na final.

Tanto o primeiro quanto o segundo modelo foram criados com base em uma dados estatísticos de partidas recentes, probabilidades de vitória na competição, ranking do país na FIFA, média de idade dos escalados e desempenho dos jogadores em competições como a UEFA Champions League.

Confira o trabalho publicado na íntegra.

Continua após a publicidade

Fonte: Arxiv